Atividade para impressão - Planejamento para a produção de infográfico
Planejamento para a produção de infográfico
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Tarefa de casa solicitada com antecedência (pesquisa de tema relacionado aos estudos e que seja de interesse dos alunos ou próprio de alguma disciplina que estejam estudando). O conteúdo da pesquisa será empregado na construção do infográfico, por isso sugerimos que os alunos pesquisem assuntos que possam ser apresentados por meio da infografia, a alunos de outras séries/anos.
Laboratório de informática ou projetor para que você possa apresentar o site em que estão disponíveis histórias prontas (vídeos) que podem ser alimentados pelos alunos e transformados em infográficos.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua-se de mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.
Dificuldades antecipadas:
Selecionar informações, relacionar as informações do texto de divulgação científica à construção composicional do gênero, como disposição espacial, seleção de imagens e de fontes que serão usadas.
Referências sobre o assunto:
DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.
MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.
OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em:
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Infográfico animado: TV FOLHA. Entenda como o zika deu a volta ao mundo. 2016. (2’). Disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/entenda-como-a-zika-deu-a-volta-ao-mundo-04024D9A3570DC816326. Acesso em 20 nov. 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Material Complementar: sugestão de resposta disponível no link. .
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula sobre produção de textos, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero infográfico.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual.
Renderforest, disponível aqui, para criação de infográfico animado. No programa, você encontrará todos os passos que reproduzimos aqui.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Canva – ferramenta para construção de infográfico, disponível aqui (tutorial disponível aqui).
Google Sites – criação, nomeação e cópia (tutoriais disponíveis aqui e aqui).
Orientações iniciais
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o ensino remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, com critérios de avaliação claros e socialização de produções. É importante informar aos estudantes que irão trabalhar em equipes em todas as etapas, caso possam contar com o Google Docs (para escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que os estudantes poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou a determinação das equipes. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade, para que defina se o processo ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato e responsabilidade.
Introdução: Planejar antes de produzir – projeto de texto de um infográfico
Esta etapa da adaptação corresponde ao plano LPO7_08SQA13.
Lembre-se de que, para a aplicação deste plano de aula, antecipadamente, os alunos têm que pesquisar textos de divulgação científica para serem transformados em um infográfico. Oriente-os para pesquisa e escolha do tema.
Envie um áudio aos alunos explicando a proposta das aulas aqui adaptadas para o ensino remoto: planejamento, produção e revisão de um infográfico. Nesse contato, retome ou introduza as condições de produção do gênero, os elementos linguísticos e semióticos que o compõem, o meio de circulação etc. Encerre enfatizando a importância de fazer um planejamento do texto e explicite, então, os elementos que precisam ser contemplados na elaboração de um projeto de texto: conteúdos, definição do público-alvo, a finalidade, o espaço de recepção e de circulação, e o suporte para o infográfico. Por fim, peça aos alunos que se organizem em equipes para a realização do planejamento, produção e revisão do infográfico.
Envie aos alunos o arquivo da atividade para planejamento do infográfico, disponível aqui. Envie também o modelo de infográfico animado, apresentado no plano, e a sugestão do programa para a realização do infográfico, também disponível no plano, juntamente com as orientações do tutorial. Explique como devem desenvolver o planejamento, seguindo as orientações do plano e de acordo com os espaços para preenchimento da tabela enviada no arquivo. Estabeleça um prazo para realização e entrega da tarefa.
Para finalizar esta etapa, devolva aos alunos os planejamentos comentados, um a um. Envie também as questões do slide de fechamento do plano para que reflitam, em equipes, sobre as questões propostas. Caso seja possível, organize nesse momento um encontro síncrono para trocarem ideias sobre as respostas; caso contrário, proponha uma interação por meio de um grupo de WhatsApp, formado para tal finalidade.
Desenvolvimento: Eu me anino em produzir um infográfico animado!
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_08SQA14.
Retome com os alunos os aspectos a serem pensados para a produção do infográfico, explicitados no planejamento elaborado na etapa anterior.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e oriente as equipes a reverem seus planejamentos para os colocarem em prática. Oriente que acessem o programa Renderforest e escolham um dos modelos disponibilizados para a elaboração do infográfico. Envie aos alunos o guia para produção do infográfico, disponível aqui. Envie também as orientações para o uso do programa, em arquivo disponível aqui.
Estabeleça um prazo para criação e envio da primeira versão. Explique que na próxima aula os alunos farão a revisão da produção.
Fechamento: Revisão de texto: como melhorar a produção escrita?
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_08SQA15.
Entre em contato com os alunos. Explique que nesta etapa eles deverão trocar entre si os trabalhos, de modo que um grupo revise o trabalho de outro grupo. Explique que a revisão será realizada a partir de um a grade de correção. Envie-lhes, então, a grade de correção disponível aqui. Estabeleça um prazo para a revisão.
Como devolutiva, se possível, organize um encontro síncrono para socialização dos comentários dos grupos sobre os infográficos dos colegas. Caso não seja possível, peça que as equipes envolvidas nas revisões organizem grupos de WhatsApp para propiciar as interações.
Depois de revisados os infográficos, publique-os na página da escola nas redes sociais ou mesmo no site oficial. É possível também criar um site usando o Google Sites, indicado como ferramenta opcional nesta adaptação.
Convite às famílias
Incentive que os estudantes recorram aos familiares em todas as etapas de planejamento, produção e revisão do infográfico, de modo que o trabalho possa ser acompanhado pela família. Além disso, envie o resultado final aos familiares, para que possa ser apreciado por eles. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Ormastroni
Mentor: Conceição Maria
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Elaboração de um projeto de texto: o planejamento de um infográfico
Finalidade da aula: Planejar a produção de um infográfico por meio de seleção de informações, de resultados de pesquisas e de anotações, considerando-se o contexto de produção e recepção a fim de elaborar um infográfico animado.Ano:7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Infográfico estático e animado/videoaula
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção de texto de divulgação científica. Estratégias de escrita/estratégias
de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35,EF69LP36,EF67LP21
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Tarefa de casa solicitada com antecedência (pesquisa de tema relacionado aos estudos e que seja de interesse dos alunos ou próprio de alguma disciplina que estejam estudando). O conteúdo da pesquisa será empregado na construção do infográfico, por isso sugerimos que os alunos pesquisem assuntos que possam ser apresentados por meio da infografia, a alunos de outras séries/anos.
Laboratório de informática ou projetor para que você possa apresentar o site em que estão disponíveis histórias prontas (vídeos) que podem ser alimentados pelos alunos e transformados em infográficos.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua-se de mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.
Dificuldades antecipadas:
Selecionar informações, relacionar as informações do texto de divulgação científica à construção composicional do gênero, como disposição espacial, seleção de imagens e de fontes que serão usadas.
Referências sobre o assunto:
DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.
MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.
OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>. Acesso em: 25 nov. 2018.
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: