Mapa Conceitual 1 - Por dentro do céu
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de Mapa conceitual
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
- Computador e data show para exposição dos mapas conceituais.
- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos para realização do planejamento do mapa.
Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, os alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas: Sintetizar/resumir informações. Usar recursos visuais para produzir sentidos.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de produção de Mapa conceitual com base em pesquisas feitas anteriormente. Assim, nesta aula, com base em pesquisas feitas em sites científicos ou revistas, por exemplo, os alunos, em grupos de até três, já devem ter levantado assuntos para a elaboração do Mapa conceitual, trazendo para a aula um resumo sobre o tema. Este resumo pode ser retirado do próprio site ou elaborado pelos alunos com base em texto maior. O importante é que eles já conheçam bem o conteúdo do qual irão retirar informações para planejar o Mapa conceitual.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO