Mapa Conceitual 1 - Por dentro do céu
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de Mapa conceitual
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
- Computador e data show para exposição dos mapas conceituais.
- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos para realização do planejamento do mapa.
Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, os alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas: Sintetizar/resumir informações. Usar recursos visuais para produzir sentidos.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de produção de Mapa conceitual com base em pesquisas feitas anteriormente. Assim, nesta aula, com base em pesquisas feitas em sites científicos ou revistas, por exemplo, os alunos, em grupos de até três, já devem ter levantado assuntos para a elaboração do Mapa conceitual, trazendo para a aula um resumo sobre o tema. Este resumo pode ser retirado do próprio site ou elaborado pelos alunos com base em texto maior. O importante é que eles já conheçam bem o conteúdo do qual irão retirar informações para planejar o Mapa conceitual.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Procure fazer com que os alunos relembrem quais são as condições de produção de um Mapa conceitual. Por exemplo, podem ser feitas perguntas sobre quem normalmente o produz e com que intuito. É importante que os alunos apresentem respostas, mas você pode conduzi-los à constatação de que Mapas conceituais podem ser produzidos por estudantes para organizar, esquematizar e sintetizar informações do conteúdo de aprendizagem. Assim, o Mapa conceitual pode ser produzido pelo próprio aluno pensando nele mesmo como destinatário. Quando produzido pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos com base na leitura de texto anterior e, quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada. Estes questionamentos podem ser feitos de forma oral na sala, com discussões no grupo. Na aula 1 desta Sequência de Atividades, você encontra mais informações sobre abordagem das condições de produção do mapa.
- Procure fazer com que os alunos relembrem, também, a estrutura composicional do Mapa conceitual. Aspectos desta composição são as cores utilizadas nos mapas, as posições dos conceitos (partindo de hiperônimos para hipônimos), as imagens e as linhas, formato dos blocos, a quantidade de informações e o assunto. Na aula 2 desta Sequência de atividades, você encontra mais informações sobre abordagem da estrutura composicional do mapa.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente o Mapa conceitual Por dentro do céu aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão. Esta apresentação é importante para servir de exemplo de composição do Mapa conceitual. Com o mapa da sequência, eles têm acesso a duas formas diferentes de organização. Assim, o processo de produção poderá se tornar mais fácil, já que os estudantes possuem parâmetros como ponto de partida.
Materiais complementares:
Neste link, você encontra o mapa Por dentro do céu para impressão
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente o Mapa conceitual Ciclo da água aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão.
- Pergunte aos alunos o que eles acharam sobre os dois mapas em relação à estrutura composicional. Espera-se que eles digam que os mapas são diferentes, o mapa Por dentro do céu tem cores e uma estrutura hierárquica, enquanto o mapa Ciclo da água possui apenas uma cor, que lembra a água, e sua estrutura lembra um ciclo. Também espera-se que eles constatem que os mapas são de assuntos diferentes, apesar de ter sido produzidos pela mesma autora. É importante possibilitar que os alunos cheguem a estas conclusões, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem. No entanto, se este processo demorar um pouco, você pode ajudá-los a chegar a estas constatações por meio de perguntas como: As cores nos mapas são iguais? O que elas lembram e o que isso tem a ver com o assunto? O que as flechas indicam sobre os mapas? Ambos os mapas possuem o mesmo tipo de estrutura?
Materiais complementares:
Neste link, você encontra o mapa Ciclo da águapara impressão
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Peça para que os alunos façam o planejamento do Mapa conceitual refletindo sobre qual pode ser a melhor estrutura composicional a ser usada para produzir um mapa sobre o conteúdo pesquisado previamente. Para isso, os grupos podem analisar, por exemplo, entre as palavras destacadas nos resumos da pesquisa feita previamente, qual será a palavra que aparecerá no topo e quais serão os hiperônimos e hipônimos. Também, podem analisar quais verbos e preposições são adequados para estabelecer as relações entre os conceitos. Os alunos podem organizar um quadro resumitivo das palavras e da ordem em que elas devem aparecer, além dos verbos que podem ser usados para unir os conceitos. Esta tarefa pode ser feita usando-se o Google Documentos (disponível em: <https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/>, acesso em: 8 jan. 2019), ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, o quadro pode ser elaborado em folhas de ofício. Em Materiais complementares, você encontra uma sugestão de identificação de substantivos que podem que podem virar conceitos, e de verbos que podem ser usados para relacionar os conceitos, além de dois mapas conceituais que podem ser construídos como as palavras dos resumos organizadas em hiperônimos e hipônimos. Vale destacar que, nesta aula, os grupos ainda não produzem, de fato, os mapas, apenas fazem seu planejamento pensando nas condições de produção e recepção.
Materiais complementares:
Sugestão de análise de palavras que podem fazer parte do mapa conceitual aqui
Sugestão de organização das informações no resumo Águas subterrâneas aqui
Sugestão de organização das Informações para o resumo Região Sul aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Exponha oralmente a questão do slide para os alunos. Espera-se que eles mencionem o que foi visto na aula, como as condições de produção, estrutura, objetivos, capacidade de síntese, organização topológica (hiperônimos, hipônimos) etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão planejar um Mapa Conceitual. Para se apropriarem de como fazer isso, faça um vídeo comparando: 1. o Mapa Conceitual Águas Subterrâneas, disponível aqui, com o texto que lhe deu origem, disponível aqui; o Mapa Conceitual Região Sul, disponível aqui com o texto que lhe deu origem, disponível aqui. Destaque, no vídeo, a relação entre as palavras marcadas nos textos e as palavras que aparecem nos Mapas (e em que lugares elas aparecem). Relembre os alunos das condições de produção dos Mapas Conceituais: avise-os que podem escolher um texto sobre algum conceito que estejam trabalhando em outra disciplina e aproveitar esta oportunidade para fazer um Mapa Conceitual sobre ele, o que pode ser um excelente apoio no estudo dos conteúdos. No final do vídeo, diga que os alunos devem se organizar em duplas e escolher um texto do campo de estudos e pesquisa para fazer o planejamento de um Mapa Conceitual. Estabeleça um prazo para que postem suas escolhas no Google Drive.
Desenvolvimento
Findo o prazo, envie, por escrito, orientações para que os alunos iniciem seus planejamentos. Escreva alguns tópicos necessários a se pensar durante o planejamento: condições de produção, estrutura, objetivos, capacidade de síntese e organização topológica (hiperônimos e hipônimos). Auxilie seus alunos durante o processo de planejamento utilizando as Orientações do Plano de aula. Combine um prazo para que todos consigam terminar e postar seus trabalhos na pasta compartilhada do Google Drive (ou outro meio mais acessível a vocês).
Fechamento
Após o processo de Planejamento, leia todos os trabalhos de seus alunos e faça os destaques que achar necessários, especialmente sobre os aspectos positivos, e verifique as necessidades de ajustes e reescritas dos projetos dos alunos. Compartilhe com eles esses destaques, por escrito, no Google Doc de cada dupla, e aproveite para fazer sugestões de aprimoramento. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar os alunos na escolha de um texto de algum conteúdo que estejam estudando em outras disciplinas para fazer um Mapa Conceitual, apoiando os estudantes no processo de protagonismo de suas aprendizagens.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de Mapa conceitual
Finalidade da aula: Planejar a produção de um Mapa conceitual tomando diferentes exemplos como base a fim de sintetizar informações sobre pesquisas realizadas.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mapa conceitual
Objeto(s) do conhecimento: - Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. - Estratégias de escrita.- Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35/EF69LP36/EF67LP21
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.