A Paisagem de Sambaqui
Plano de Aula
Plano de aula: Anotação de leitura para produzir resumos de texto expositivo
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Informações sobre o gênero:
A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se por flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldades em selecionar e transcrever as informações do texto didático, usando adequadamente paráfrases e citações para produzir resumos de leitura.
Referências sobre o assunto:
MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Retome o projeto de pesquisa de seu grupo e explique aos alunos que, nesta aula, eles farão a leitura de um texto expositivo com o objetivo de fazer um resumo como atividade do projeto de pesquisa e divulgação científica da turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO