Plano de aula: Diversidade na sala de aula

Plano 1 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?

Sobre o plano

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: esse plano é o primeiro dos 7 planos e tem como objetivo propor, em duas aulas (100 minutos), reflexões e vivências com a turma de modo que possam compreender que há diferentes pessoas dentro da sala de aula com ideias, personalidades, culturas e pensamentos distintos e que, a partir disso, possam respeitá-las. Além disso, proporciona aos estudantes e à comunidade que conheçam quem são as pessoas que compõem toda a instituição.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Língua Portuguesa. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades de modo que cada um fique responsável por uma parte e realizem o trabalho concomitantemente.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Materiais necessários: para a construção dos formulários on-line, precisaremos de computadores ou o próprio celular do aluno com acesso a internet, caso não seja possível pode-se realizar um questionário por meio de folhas, nessa mesma perspectiva a construção das tabelas e gráficos poderão ser feitas no Excel ou em papel quadriculado. Para os cartazes de divulgação os alunos poderão utilizar cartolinas, lápis de colorir além de réguas para construção dos gráficos e tabelas.

Para você saber mais: essa primeira sugestão de plano de aula é para você consolidar e se embasar sobre como funciona o processo de pesquisa. O objetivo do plano é definir o universo estatística/amostra, propor temas e elaborar perguntas para pesquisa de forma coletiva e consensual. O segundo traz os conceitos de como coletar e tratar dados estatísticos. A terceira sugestão é sobre como realizar mapas mentais.

Plano: A ocasião faz a pesquisa. Fonte: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1305/a-ocasiao-faz-a-pesquisa>. Acesso em: Fev.-2020.

Plano: Tudo junto e misturado. Fonte: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1714/tudo-junto-e-organizado>. Acesso em: Fev.-2020

Mapas mentais. Fonte: Stoodi. Dísponível em:< https://www.stoodi.com.br/blog/2018/02/08/como-fazer-um-mapa-mental/>. Acesso em: Março-2020.

Orientações: o objetivo dessa atividade é sensibilizar os estudantes sobre a temática do plano de aula “Quem são os estudantes da nossa escola?”

Para começar a atividade, explique o objetivo da aula: conhecer várias dimensões da identidade e dos hábitos dos colegas da sala, por exemplo, quais são os gostos musicais, filmes preferidos, locais que gostam de frequentar ou não, que tipo de roupa gostam de usar, como gostariam que fosse a escola, quanto tempo levam para estudar, quais as matérias preferidas etc.

Para começar a conversa, pergunte: vocês conhecem seus colegas?

Provavelmente, eles dirão que conhecem os amigos com quem convivem, no entanto, direcione a pergunta para aqueles que não estão em seu convívio, utilizando perguntas como:

- O que vocês acham que há de semelhante entre vocês e seus colegas de turma? E de diferente?

- Sabe indicar um hábito ou gosto seu que é bem diferente do de outras pessoas da turma?

- Você sabe qual é o tipo de filme que cada um gosta?

- E quais são as frutas preferidas dos colegas?

Leve os alunos a perceberem que existem pessoas com gostos, ideais, culturas e outros pontos diferentes dos deles, e que é muito interessante conhecê-los.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA