Modelo de tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Diversidade na sala de aula
Plano 1 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?
Sobre o plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: esse plano é o primeiro dos 7 planos e tem como objetivo propor, em duas aulas (100 minutos), reflexões e vivências com a turma de modo que possam compreender que há diferentes pessoas dentro da sala de aula com ideias, personalidades, culturas e pensamentos distintos e que, a partir disso, possam respeitá-las. Além disso, proporciona aos estudantes e à comunidade que conheçam quem são as pessoas que compõem toda a instituição.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Língua Portuguesa. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades de modo que cada um fique responsável por uma parte e realizem o trabalho concomitantemente.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Materiais necessários: para a construção dos formulários on-line, precisaremos de computadores ou o próprio celular do aluno com acesso a internet, caso não seja possível pode-se realizar um questionário por meio de folhas, nessa mesma perspectiva a construção das tabelas e gráficos poderão ser feitas no Excel ou em papel quadriculado. Para os cartazes de divulgação os alunos poderão utilizar cartolinas, lápis de colorir além de réguas para construção dos gráficos e tabelas.
Para você saber mais: essa primeira sugestão de plano de aula é para você consolidar e se embasar sobre como funciona o processo de pesquisa. O objetivo do plano é definir o universo estatística/amostra, propor temas e elaborar perguntas para pesquisa de forma coletiva e consensual. O segundo traz os conceitos de como coletar e tratar dados estatísticos. A terceira sugestão é sobre como realizar mapas mentais.
Plano: A ocasião faz a pesquisa. Fonte: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1305/a-ocasiao-faz-a-pesquisa>. Acesso em: Fev.-2020.
Plano: Tudo junto e misturado. Fonte: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1714/tudo-junto-e-organizado>. Acesso em: Fev.-2020
Mapas mentais. Fonte: Stoodi. Dísponível em:< https://www.stoodi.com.br/blog/2018/02/08/como-fazer-um-mapa-mental/>. Acesso em: Março-2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: o objetivo dessa atividade é sensibilizar os estudantes sobre a temática do plano de aula “Quem são os estudantes da nossa escola?”
Para começar a atividade, explique o objetivo da aula: conhecer várias dimensões da identidade e dos hábitos dos colegas da sala, por exemplo, quais são os gostos musicais, filmes preferidos, locais que gostam de frequentar ou não, que tipo de roupa gostam de usar, como gostariam que fosse a escola, quanto tempo levam para estudar, quais as matérias preferidas etc.
Para começar a conversa, pergunte: vocês conhecem seus colegas?
Provavelmente, eles dirão que conhecem os amigos com quem convivem, no entanto, direcione a pergunta para aqueles que não estão em seu convívio, utilizando perguntas como:
- O que vocês acham que há de semelhante entre vocês e seus colegas de turma? E de diferente?
- Sabe indicar um hábito ou gosto seu que é bem diferente do de outras pessoas da turma?
- Você sabe qual é o tipo de filme que cada um gosta?
- E quais são as frutas preferidas dos colegas?
Leve os alunos a perceberem que existem pessoas com gostos, ideais, culturas e outros pontos diferentes dos deles, e que é muito interessante conhecê-los.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
O objetivo dessa atividade é que os estudantes possam conhecer uns aos outros. Para isso, divida a turma em duplas. Você pode escolher a dupla ou fazer um sorteio, mas o ideal é que o aluno não forme dupla com uma pessoa que ele já conheça bem.
Peça para que os alunos perguntem para o colega da dupla coisas que gostaria de saber. Ofereça, como repertório, algumas sugestões:
- Qual seu filme favorito?
- Sua cor favorita?
- Qual tipo de música você gosta?
- Onde você costuma ir para se divertir?
- Qual sua matéria preferida?
- Quanto tempo você leva para estudar para as disciplinas?
Além dessas perguntas, eles podem acrescentar outras. Atente-se em deixar claro que eles deverão ter uma escuta livre de julgamentos e críticas, para que possam acolher todas as respostas possíveis.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
O objetivo dessa segunda parte é o de socialização. Solicite que cada aluno compartilhe o que “descobriu” do colega. Observe atentamente as informações, faça pequenas interrupções com perguntas do tipo:
- Será que vocês descobriram algo em comum? O quê? Conte para nós.
- O que mais você conseguiu perceber?
Um ponto importante da educação empreendedora é saber dialogar e escutar. Solicite que escutem atentamente todas as duplas.
FECHAMENTO-primeira aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
O objetivo é discutir com a turma, a partir dos relatos, o quão cada um é diferente e possui particularidades, ou, até mesmo, o que os aproxima, tanto em semelhança física quanto de qualidades. Questione os alunos sobre o que ficou de impressão em relação à atividade e o que eles entendem a respeito das diferenças e semelhanças escutadas.
Para começar a próxima aula, levante o seguinte questionamento:
- Se na sala já existem diferenças, conseguem imaginar como são as diferenças na escola toda?
- O que vocês acham de expandirmos nossas perguntas para os colegas das outras salas?
Espera-se que os estudantes fiquem empolgados em descobrir mais sobre os colegas da escola. A partir disso, apresente quais serão os próximos passos da sequência:
Conte à turma que na aula seguinte vocês irão descobrir formas de coletar dados. Posteriormente, irão conversar sobre quais questões podem ser relevantes para uma pesquisa na escola. Comunique que as informações serão coletadas e, em seguida, eles farão o tratamento dos dados para apresentar para a escola.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações:
Discuta com os alunos os conceitos referentes à estatística, tais como: construção de tabelas, gráficos, coleta de dados. Caso precise de auxílio com os conceitos de estatística, no fim do texto há links para você acessar e conduzir as aulas. Para tal, organize os alunos em grupos, leve para a sala uma folha do tipo flip chart ou uma cartolina e entregue uma para cada grupo. Entregue também canetinhas coloridas. Uma sugestão de divisão é você selecionar um líder de cada grupo. Por exemplo, se uma sala tem 30 alunos, peça seis voluntários para serem líderes, e, em seguida, sorteie os estudantes para cada grupo.
Peça para que realizem um mapa mental, que é um esquema em que os alunos organizam as informações que têm sobre o conceito de estatística. Há um link abaixo para que você possa ver tipos de mapa mental.
Realize uma socialização, peça para cada grupo apresentar ponderações. Após cada socialização, peça para que cada grupo faça ponderações sobre o que o outro grupo apresentou, levantando pontos que eles acreditam estar corretos ou que precisam de melhorias. Ao final, realize um mapa mental único com o auxílio dos estudantes.
Para levá-los a concluir os conceitos necessários para esse plano, tais como “como realizar uma pesquisa” e “uso de tabelas e gráficos para sistematizar informações”, utilize as seguintes perguntas:
- Como fazemos para levantar dados?
- E esses dados, há uma forma de organizá-los de modo a deixar bem claro para nosso leitor?
- Qual a área que estuda a coleta e tratamento de dados?
Espera-se que os alunos possam contribuir sobre o que já aprenderam acerca de estatística. Pergunte a eles se já tiveram contato com gráficos e tabelas em jornais ou outros meios de comunicação. Deixe clara a importância de rever sobre a coleta e tratamento de dados, uma vez que eles irão realizar esses procedimentos com a pesquisa na qual serão incubidos de fazer. Explique que, ao final da atividade, terão de expor seus trabalhos para que a escola possa acompanhar o resultado da pesquisa.
Para saber Mais: a primeira sugestão de plano de aula é para você consolidar e se embasar sobre como funciona o processo de pesquisa. O objetivo do plano é definir o universo estatística/amostra, propor tema e elaborar perguntas para pesquisa de forma coletiva e consensual. Já o segundo aborda como coletar e tratar dados estatísticos. O terceiro aborda como se realizar um mapa mental.
Plano: A ocasião faz a pesquisa. Fonte: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1305/a-ocasiao-faz-a-pesquisa>. Acesso em: Fev-2020.
Plano: Tudo junto e misturado. Fonte: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1714/tudo-junto-e-organizado>. Acesso em: Fev-de 2020
Mapas mentais. Fonte: Stoodi. Dísponível em:< https://www.stoodi.com.br/blog/2018/02/08/como-fazer-um-mapa-mental/>. Acesso em: Março-2020.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Para fechar a aula, peça para que pensem, em casa e individualmente, em temas que gostariam de pesquisar e o que gostariam de saber dos outros estudantes da escola. Solicite que registrem as observações e justificativas.
Na próxima aula, eles irão discutir e decidir nos grupos e terão de expor as ideias para todos, além de, posteriormente, decidir com a classe toda.
Para finalizar e avaliar o momento, questione:
- O que ficou de importante da aula?
- O que vocês não conseguiram compreender?
- Está claro qual é o objetivo da atividade?
Materiais Complementares
A atividade pode ser desenvolvida a partir de uma plataforma. Inicie a atividade apresentando os slides e os objetivos do trabalho. O primeiro plano, por exemplo, em vez de fazer a pesquisa com os colegas, o aluno pode fazer com os pais e compartilhar com a turma. O processo posterior de discutir a temática pode ser feito pela mesma plataforma onde você compartilha sua tela. Faça as anotações por meio do Google Docs. A pesquisa pode ser realizada por meio do formulário Google, que pode ser enviada aos alunos da escola e, assim, o processo de tratamento de dados pode ser feito de forma on-line e compartilhado com os demais colegas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito e consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.
(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.
(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
Objetivos específicos:
Refletir sobre as diferentes culturas e identidades que fazem parte dos estudantes da instituição de ensino por meio da produção e do tratamento de dados.
Componentes:
Matemática e Língua Portuguesa
Materiais Necessários:
Para a construção dos formulários on-line, precisaremos de computadores ou o próprio celular do aluno com acesso a internet, caso não seja possível pode-se realizar um questionário por meio de folhas, nessa mesma perspectiva a construção das tabelas e gráficos poderão ser feitas no Excel ou em papel quadriculado. Para os cartazes de divulgação os alunos poderão utilizar cartolinas, lápis de colorir além de réguas para construção dos gráficos e tabelas.