A Paisagem de Sambaqui
Plano de Aula
Plano de aula: Edição de resumo de leitura em duplas
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da Anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Antes desta aula, proponha uma leitura coletiva e a escrita individual de um resumo do texto com base em anotações de leitura (grifos, comentários pessoais, esquemas visuais).
Informações sobre o gênero:
A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio à compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldade em avaliar e produzir anotações para comentar resumos de leitura produzidos de seus colegas.
Referências sobre o assunto:
MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação. Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula. Explique que a edição do texto não é um trabalho de revisão textual, em que se verificam as adequações ao código: ortografia, acentuação, concordância ou regência gramatical. A edição é um trabalho de autoria, em que se avalia um rascunho para finalizar o texto, acrescentando, subtraindo, substituindo e invertendo a ordem de informações no texto. A edição do texto inclui, portanto, a avaliação da seleção e reelaboração das informações de forma expositiva no resumo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Organize a turma para uma atividade em duplas de edição de texto escrito individualmente em aula prévia do texto A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018, que pode ser encontrado no Material complementar.
- Retome as anotações de leitura e o primeiro esboço do resumo do infográfico. Caso você não tenha trabalhado com o texto desta aula previamente, promova a leitura do texto e peça para os alunos grifarem as informações principais. Antes desta aula, peça aos alunos que façam o primeiro esboço do resumo com base nas anotações de leitura. Oriente-os a reler os trechos grifados, sublinhados ou circulados para planejar e escrever o esboço do resumo que será editado nesta aula.
- Oriente os alunos a compartilhar em duplas o primeiro esboço do resumo produzido individualmente.
- Incentive-os a ler o texto dos colegas para editar o resumo: acrescentar, eliminar, substituir ou inverter a ordem das informações no resumo escrito por eles.
Material complementar:
Acesse o material deste slide para impressão em A paisagem de sambaqui - LPO6_06SQA15
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Oriente os alunos a compartilhar em duplas o primeiro rascunho do resumo produzido individualmente.
- Incentive os alunos a ler o texto dos colegas para editar o resumo: acrescentar, eliminar, substituir ou inverter a ordem das informações no resumo escrito por eles.
- Pergunte aos alunos: Todas as informações principais do texto foram incluídas no resumo? É preciso acrescentar ou eliminar alguma informação? Em que ordem as informações foram apresentadas? É preciso inverter a ordem de alguma informação?
- Veja, professor, que, em um resumo, todas as informações principais do texto devem aparecer no resumo na mesma ordem em que foram apresentadas no texto original. Além disso, o resumo não deve conter citações diretas do texto-fonte. Oriente os alunos a recontar, explicar e sintetizar a informações principais usando palavras-chave do texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os alunos a finalizar a edição do texto, refletindo sobre a criação de títulos e subtítulos do resumo.
- Pergunte aos alunos: Qual será o título do resumo? O resumo contém subtítulos? Os subtítulos são iguais àqueles que aparecem no infográfico? É necessário acrescentar, eliminar ou substituir algum dos subtítulos?
- Observe, professor, que o título de um resumo de pesquisa científica deve conter as palavras-chave da pesquisa. Títulos e subtítulos não precisam ser criativos, mas devem ser informativos. Ademais, o título deve ajudar o estudante a retomar o estudo do texto. É possível, portanto, nomear o resumo como: Resumo do infográfico A paisagem de sambaquis.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que as duplas compartilhem com outros alunos da turma os resumos produzidos na aula.
- Pergunte aos alunos: Vocês criaram os mesmos títulos e subtítulos? Organizaram as informações na mesma ordem?
- Incentive-os a ler o resumo dos colegas para observar de que forma eles retextualizaram as informações do infográfico, como organizaram os parágrafos, quais títulos e subtítulos foram criados.
- Observe, professor, que, ao produzir o resumo do mesmo texto-fonte, os alunos poderão observar as estratégias textuais de escrita de um resumo.
- Incentive os alunos a produzir resumos de textos para estudar e para fazer pesquisas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão produzir, em duplas, um Resumo a partir de anotações feitas em um Infográfico. Para isso, já devem ter feito um Planejamento dessa produção e a escrita de uma primeira versão. Envie um áudio pedindo que os alunos escrevam, então, a versão final de seus Resumos. Estabeleça um prazo para o compartilhamento dos Resumos (sugestão: alunos escrevem em um Google Doc e salvam em uma pasta criada por você para esta atividade no Google Drive).
Desenvolvimento
Findo o prazo, envie um novo áudio dizendo que irá sortear um trabalho das duplas para ser avaliado com a Rubrica de Qualidade disponível nos slides de Desenvolvimento do Plano. Faça o sorteio utilizando, como sugestão, o sorteador disponível aqui. Depois, faça um vídeo avaliando o Plano sorteado e peça que cada dupla seja avaliada e acompanhada por outra dupla. Incentive-os a ler o texto dos colegas para editar: acrescentar, eliminar, substituir ou inverter a ordem das informações no Resumo escrito por eles. Estabeleça um prazo para essa edição e auxilie sua turma pelos canais de comunicação já estabelecidos entre vocês.
Fechamento
Após todo esse processo, leia todos os Resumos de seus alunos, faça os destaques que achar necessários e compartilhe-os com eles enviando um áudio ao grupo da turma. Incentive-os a utilizar esse gênero como recurso de estudo no dia a dia. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a ler os trabalhos finais da turma dentro do gênero estudado.