Plano de Aula

Plano de aula: Edição de resumo de leitura em duplas

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Anotação/exposição oral, no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da Anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, material para anotação (caderno) e cópia impressa do material de leitura. Nesta aula, sugerimos a leitura do infográfico
A paisagem de sambaqui, de DOMINGUES, C. A. (texto) e SEHN, T. (Ilustração e design). Disponível em: <http://pongapress.com/reportagem_sambaqui.html>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Antes desta aula, proponha uma leitura coletiva e a escrita individual de um resumo do texto com base em anotações de leitura (grifos, comentários pessoais, esquemas visuais).

Informações sobre o gênero:

A Anotação é um gênero textual que circula no campo Práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação Vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a Anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a Anotação sempre faz referência a outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a Anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio à compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a Anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldade em avaliar e produzir anotações para comentar resumos de leitura produzidos de seus colegas.

Referências sobre o assunto:

MORAES, Eliana Melo Machado. Anotação em aula: da cópia à anotação. Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 jul. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique que a edição do texto não é um trabalho de revisão textual, em que se verificam as adequações ao código: ortografia, acentuação, concordância ou regência gramatical. A edição é um trabalho de autoria, em que se avalia um rascunho para finalizar o texto, acrescentando, subtraindo, substituindo e invertendo a ordem de informações no texto. A edição do texto inclui, portanto, a avaliação da seleção e reelaboração das informações de forma expositiva no resumo.

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