Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Compreender como os aspecto semióticos constroem os efeitos de sentido no texto.
Referências sobre o assunto:
SECRETARIA DO ESTADO DO PARANÁ. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Cadernos PDE, vol. 2, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
ROSKOWINSKI, Regiane Apolinario; OLIVEIRA, Carlos Alberto. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Revista Linguagem em Foco. Vol.9, n.1, 2017. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4 ed. São Paulo: Summus, 1990.
PRESAS, Joaquim. Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos quais elementos colaboram para que o leitor seja persuadido a compreender a mensagem em uma propaganda. Espera-se que eles falem sobre as cores, sobre as imagens e sobre as formas das letras e da organização do texto.
2. A seguir diga que é sobre isso que a aula falará.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Apresente as duas propagandas, projetadas em slides ou impressas, e pergunte aos alunos oralmente qual a problemática abordada em cada propaganda e que informações elas nos trazem. Converse com eles sobre prevenção e cuidados que devemos ter com a saúde.
- Em seguida, leia em voz alta cada propaganda, que pode ser projetadas ou impressa e pergunte aos alunos oralmente:
- Além da palavra “amiga”, na propaganda 1 e da palavra “homem” na propaganda 2, que outros elementos nos ajudam a perceber quem é o público-alvo de cada propaganda?
- De acordo com os elementos apresentados na propaganda 2 como poderíamos caracterizar o público-alvo desse anúncio?
- Observe os tipos de fontes utilizadas nas propagandas. Na sua opinião essa variedade de letras tem alguma influência na transmissão da mensagem?
- Observe que na propaganda 1 a frase “Seja uma amiga do peito” está escrita com uma fonte bem maior do que o restante do texto. Qual poderia ter sido a intenção comunicativa para tal fato?
- Peça que os alunos anotem as respostas no caderno.
- Para finalizar essa introdução, pergunte a eles: como o texto ficaria sem esses elementos (cores, imagens, tipos de fontes diversificadas)? Esses elementos exercem alguma função importante no texto? Qual é a hipótese de vocês?
- As cores utilizadas nas propagandas do exercício estão a serviço da identificação com o feminino e o masculino comumente associados, respectivamente, com o rosa e o azul. É importante ressaltar aos alunos que a campanha outubro rosa é internacional e acontece desde 1990, o lenço rosa desde o início do movimento é utilizado como símbolo. O novembro azul também é um movimento internacional existente desde 2003 e utiliza o bigode e a cor azul como símbolo desde o seu surgimento.
Materiais complementares:
Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.
Para acessar as imagens utilizadas nesta introdução clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que se organizem em duplas e distribua a imagem da propaganda ou projete em slides. O trabalho em duplas neste momento é importante para que os estudantes possam discutir as ideias.
- Peça que eles observem características como título, imagem, texto, slogan, assinatura e identifiquem qual a temática abordada. É esperado que os alunos percebam que a campanha possui como elemento principal uma mulher machucada, que representa a mulher agredida e vítima da violência.
- Solicite aos alunos que façam uma nova leitura da propaganda, analisando agora os aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página), que a compõem. É esperado que os alunos observem que as cores e fontes utilizadas compõem um cenário de terror. Assim, foi utilizada a cor preta de fundo e a cor vermelha que pode, nesse caso, representar sangue, perigo, e que se destaca nas letras que foram escritas em fonte maior. Há também a imagem bastante expressiva da mulher ferida. Espera-se que os alunos observem também que no anúncio foram utilizados mais de um tipo de fonte de letras e que esse recurso também é utilizado a fim de chamar a atenção do leitor e de persuadi-lo a aceitar a ideia divulgada.
- Em seguida, peça que os alunos socializem suas respostas e faça correções quando necessário. Solicite que os alunos registrem as respostas no caderno.
- Termine esse momento da aula destacando que a escolha de cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página são características que geram efeitos de sentido e cumprem a função de expressar uma determinada intencionalidade do autor do texto. O texto é um conjunto de elementos que são selecionados com a finalidade de persuadir o leitor, portanto é necessário que o leitor esteja atento para percebê-los.
Materiais complementares:
Para acessar a imagem utilizada no desenvolvimento clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Como fechamento da aula, peça que os alunos que escrevam em seus cadernos um comentário, em um parágrafo, sobre o que eles aprenderam a respeito da utilização de elementos semióticos no texto, como cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página e como esses aspectos podem persuadir o leitor, especificamente no gênero propaganda, dada sua função de divulgar ideias e os efeitos de sentido que podem gerar.