13787
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Notícia de esportes: exercitando os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias esportivas

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: uma notícia de esportes retirada de jornais impressos ou revistas, xerografada e recortada em várias partes, em quantidade suficiente para a realização do trabalho em grupos.

Informações sobre o gênero: trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: dificuldades em organizar todas as partes da notícia de modo coerente; dificuldade em conceituar os elementos que compõem a notícia de esportes; dificuldade com o vocabulário empregado.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A. Não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. Gêneros de texto: caracterização e ensino. (orgs.) Uberlândia: Edufu, 2008. pp. 299-346.

Site:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249. Acesso em 10 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em equipes, pois o trabalho em grupo aproxima alunos, possibilitando a descoberta coletiva de saberes significativos.
  • Apresente o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga que hoje vão exercitar os conhecimentos e descobertas sobre as partes que compõem um notícia de esportes.
  • Pergunte: “O que vocês lembram sobre as descobertas feitas sobre as partes que compõem uma notícia de esportes?”
  • Ouça com atenção as respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com as equipes já divididas, entregue a cada uma delas um pequeno envelope contendo todas as partes da notícia de esporte escolhida.
  • Diga aos estudantes que todas as equipes estão recebendo a mesma notícia e que a atividade a ser realizada por todas elas é também a mesma.
  • Solicite que abram os envelopes e disponham o material recebido sobre as mesas.
  • Diga que deverão organizar todas as partes recebidas, de modo que a notícia apresente coerência.
  • Concluída a atividade, solicite que leiam em voz alta a notícia para a turma.
  • Depois de escutar todas as equipes, pergunte: “Em uma notícia de esportes, o que aparece primeiro?” “E depois do título, o que temos?” “Por que é importante essa organização dos elementos que constituem a notícia de esportes?”
  • Crie espaço para a escuta ativa dos estudantes, assegurando a participação de todos.

9. Faça as intervenções e explicações quando necessárias.

Obs. Espera-se que os alunos percebam que o primeiro elemento que aparece na notícia de esportes é o título, em letras destacadas, maiores, em negrito; depois, aparece o subtítulo, em letras menores e finas, com o objetivo de pormenorizar o que está dito no título; em seguida, temos o lead, que corresponde ao primeiro parágrafo da notícia; e, por fim, o corpo da notícia, em que se tem um maior detalhamento da notícia. Informe também que a organização dos elementos nessa sequência é importante, porque dá um direcionamento, conduz e facilita a compreensão do texto pelo leitor.

Materiais complementares: a notícia constante no Material Complementar deverá ser xerocopiada para todas as equipes para que a recortem, separando-se o título, subtítulo, lead e corpo do texto, o qual também deverá ser recortado em parágrafos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes: “Como foi que cada grupo montou a sua notícia?” “Essa montagem ficou adequada ou não?"
  • Deixe que cada equipe socialize as suas descobertas.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: uma notícia de esportes retirada de jornais impressos ou revistas, xerografada e recortada em várias partes, em quantidade suficiente para a realização do trabalho em grupos.

Informações sobre o gênero: trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: dificuldades em organizar todas as partes da notícia de modo coerente; dificuldade em conceituar os elementos que compõem a notícia de esportes; dificuldade com o vocabulário empregado.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A. Não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. Gêneros de texto: caracterização e ensino. (orgs.) Uberlândia: Edufu, 2008. pp. 299-346.

Site:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249. Acesso em 10 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em equipes, pois o trabalho em grupo aproxima alunos, possibilitando a descoberta coletiva de saberes significativos.
  • Apresente o tema da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga que hoje vão exercitar os conhecimentos e descobertas sobre as partes que compõem um notícia de esportes.
  • Pergunte: “O que vocês lembram sobre as descobertas feitas sobre as partes que compõem uma notícia de esportes?”
  • Ouça com atenção as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com as equipes já divididas, entregue a cada uma delas um pequeno envelope contendo todas as partes da notícia de esporte escolhida.
  • Diga aos estudantes que todas as equipes estão recebendo a mesma notícia e que a atividade a ser realizada por todas elas é também a mesma.
  • Solicite que abram os envelopes e disponham o material recebido sobre as mesas.
  • Diga que deverão organizar todas as partes recebidas, de modo que a notícia apresente coerência.
  • Concluída a atividade, solicite que leiam em voz alta a notícia para a turma.
  • Depois de escutar todas as equipes, pergunte: “Em uma notícia de esportes, o que aparece primeiro?” “E depois do título, o que temos?” “Por que é importante essa organização dos elementos que constituem a notícia de esportes?”
  • Crie espaço para a escuta ativa dos estudantes, assegurando a participação de todos.

9. Faça as intervenções e explicações quando necessárias.

Obs. Espera-se que os alunos percebam que o primeiro elemento que aparece na notícia de esportes é o título, em letras destacadas, maiores, em negrito; depois, aparece o subtítulo, em letras menores e finas, com o objetivo de pormenorizar o que está dito no título; em seguida, temos o lead, que corresponde ao primeiro parágrafo da notícia; e, por fim, o corpo da notícia, em que se tem um maior detalhamento da notícia. Informe também que a organização dos elementos nessa sequência é importante, porque dá um direcionamento, conduz e facilita a compreensão do texto pelo leitor.

Materiais complementares: a notícia constante no Material Complementar deverá ser xerocopiada para todas as equipes para que a recortem, separando-se o título, subtítulo, lead e corpo do texto, o qual também deverá ser recortado em parágrafos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes: “Como foi que cada grupo montou a sua notícia?” “Essa montagem ficou adequada ou não?"
  • Deixe que cada equipe socialize as suas descobertas.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano