Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a estrutura composicional do gênero exposição oral
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.
Para esta aula, sugerimos a exibição do vídeo da exposição oral TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4>. Acesso em: 5 set. 2018.
Informações sobre o gênero:
A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades em reconhecer a estrutura composicional dos gêneros de exposição oral, principalmente quanto ao planejamento do roteiro da exposição, dividido em abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia a pergunta do slide para apresentar o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de descoberta das características composicionais do gênero exposição oral. Os alunos deverão assistir a uma exposição oral gravada em vídeo e fazer uma atividade de anotação durante a exibição. Em grupos, os alunos terão chances de produzir mais anotações e poderão trocar ideias entre si para compartilhar com a turma.
- Faça as perguntas do slide. Incentive os alunos a comentar suas experiências. Eles poderão falar das exposições orais dos professores em sala de aula e, também, se já experimentaram trocar de papel com o professor, expondo temas de pesquisa para um público. Observe, professor, quais são as hipóteses dos alunos a respeito da preparação da exposição oral. É possível que os alunos comentem que o orador tem de conhecer bem o tema que vai expor e que precisa falar bem para ser compreendido.
- Explique aos alunos que eles vão assistir a uma exposição que foi feita no evento “TEDx São Sebastião”. Conte que essas exposições do tipo TEDx têm como lema: “ideias que merecem ser compartilhadas”. Pergunte se eles já assistiram a uma exposição desse tipo na internet. Explique aos alunos que pessoas com ideias e pesquisas de impacto social podem ser convidadas a apresentar seus trabalhos nessas conferências.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que, durante a exibição, observem a forma de fazer a exposição oral nesta conferência. Você pode explicar o título “Arqueologia e Paradigmas” para ajudar os alunos a acompanhar a exposição, mas reforce que o foco da aula é observar a forma de organizar a fala na exposição oral.
- Faça a primeira exibição do vídeo Arqueologia e Paradigmas, de Wagner Bornal, na TEDxSãoSebastião, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4>. Acesso em: 5 set. 2018.
- Depois da exibição, permita que os alunos troquem ideias sobre a exposição oral. Pergunte aos alunos: o que chamou a atenção de vocês nesta exposição? Caso os alunos não mencionem, pergunte-lhes também: Como vocês acham que o orador se preparou para esta exposição? Qual é a vantagem de usar slides em uma exposição oral?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Mostre o slide aos alunos. Explique que este é um roteiro de perguntas com a finalidade de descobrir como o orador preparou sua exposição oral. Leia as perguntas com os alunos e peça que eles discutam em grupos esse roteiro. Oriente-os a usar as anotações que fizeram para ajudar a respondê-las.
- Incentive os alunos a tomar uma atitude investigativa para descobrir como está organizada a exposição oral. Para isso, apresente mais uma vez o trecho de abertura do vídeo (do início até o minuto 3:00). Depois disso, reapresente o encerramento (minuto 8:00 até o final). Oriente-os a fazer anotações durante a exibição.
- Permita que os alunos troquem ideias em grupos para analisar a estrutura da exposição e responder às perguntas do slide no caderno.
- Observe, professor, que a abertura de uma exposição oral prototípica contém: 1. saudação do público, 2. apresentação do expositor, 3. identificação do espaço em que ocorre a exposição e 4. introdução do tema da exposição. O encerramento pode conter 1. anúncio do final da exposição ou síntese, 2. agradecimento e 3. despedida. Esteja atento à forma como os alunos reconhecem essa estrutura ao ouvir pela segunda vez a uma exposição oral.
- Note, professor, que o expositor se apresenta para o público, à medida em que narra sua história pessoal, desde a infância, o início da carreira profissional, até começar a desenvolver a pesquisa que está apresentada na conferência. Ele identifica o espaço em que ocorre a exposição ao agradecer à cidade de São Sebastião por tê-lo acolhido e conta que trabalha na região desde que descobriu o sítio arqueológico. Uma das formas possíveis de compreender que a exposição está chegando ao final é o momento em que o expositor diz “Eu aprendi uma grande lição”. Por fim, ele encerra a exposição, dizendo “muito obrigado” ao público.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Faça uma síntese da aula de descoberta com os alunos, usando a pergunta do slide para retomar a finalidade da aula. Pergunte aos alunos: como preparar (e se preparar) para fazer uma exposição oral? Ouça os comentários da turma. Observe se os alunos fazem inferências sobre a necessidade de fazer um roteiro prévio como parte do planejamento da exposição oral.
- Explique aos alunos que o roteiro, assim como a preparação de slides, são feitos na fase de planejamento da exposição oral. Reforce que o planejamento é importante para que o expositor tenha mais confiança diante do público e para que as informações sejam apresentadas de forma clara, em uma ordem lógica, ajudando a audiência a acompanhar a exposição. Fale para os alunos que, nas próximas aulas desta sequência, vocês vão exercitar a abertura e o encerramento de exposições orais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para a sua turma explicando brevemente o que é uma TEDx e pedindo que assistam ao vídeo proposto no Plano, disponível aqui, com o foco voltado para perceber: como o orador se preparou para esta exposição; qual é a vantagem de usar slides em uma exposição oral. Solicite que anotem suas observações. Estabeleça um prazo para que todos assistam e anotem.
Desenvolvimento
Após todos terem assistido, peça que respondam, em duplas, às perguntas do slide 2 do Desenvolvimento, com base em suas anotações e observações do vídeo. Estabeleça um prazo e acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Se possível, peça que os alunos compartilhem suas respostas usando o Google Doc, em uma pasta do Google Drive já criada por você para esta atividade. Após todas as duplas terem respondido, leia as respostas e envie um comentário geral sobre os trabalhos, aproveitando as Orientações do Plano e destacando o que achar necessário.
Envie um novo áudio perguntando aos alunos: como preparar (e se preparar) para fazer uma exposição oral? Peça que as duplas discutam e coloquem suas hipóteses no mesmo Doc em que responderam às demais perguntas. Observe se os alunos fazem inferências sobre a necessidade de fazer um roteiro prévio como parte do planejamento da exposição oral.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a escolher e assistir a uma TEDx sobre algum assunto que lhes interesse, a fim de conhecer esse formato tão atual de Exposição Oral. Você pode indicar algumas, caso ache conveniente, como, por exemplo, a TEDx da psicóloga, professora e consultora educacional Rosely Sayão, disponível aqui, na qual ela fala sobre Escola e Família.