Plano de aula: Aspectos de etapas da exposição oral

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de vídeo de exposição oral; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer etapas da estrutura composicional de apresentações orais. Esse reconhecimento é comum aos alunos geralmente apenas na análise de textos verbais escritos.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Fale para os alunos que a aula será sobre o gênero exposição oral e suas etapas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos