Sugestão de Texto-Base para Exposição Oral
Texto-Base para Exposição Oral
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de vídeo de exposição oral; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer etapas da estrutura composicional de apresentações orais. Esse reconhecimento é comum aos alunos geralmente apenas na análise de textos verbais escritos.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 min
Orientações:
Materiais complementares: Neste link você encontra uma sugestão de texto-base e orientações para produzir e apresentar uma exposição oral, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição para exibição de vídeo.
Tempo sugerido: 25 min
Orientações:
Materiais complementares: Neste link é possível encontrar o quadro para impressão, caso não tenho recursos tecnológicos à disposição na escola. Neste outro link encontra-se uma sugestão de respostas possíveis, a fim de que os alunos identifiquem tais aspectos em discussões com os colegas.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que se organizem em duplas e assistam aos dois vídeos propostos no Plano para comparar as duas exposições Orais e buscar perceber em quantas e quais etapas elas estão organizadas. Envie a tabela disponível aqui, porém, já coloque os nomes das etapas para que os alunos percebam e anotem em que parte do vídeo elas aparecem. Os nomes das etapas estão disponíveis aqui. Estabeleça um prazo e acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Se possível, peça que os alunos compartilhem suas tabelas usando o Google Doc, em uma pasta do Google Drive criada por você para esta atividade.
Desenvolvimento
Após todas as duplas terem feito a comparação, peça que todos leiam os trabalhos dos colegas, compartilhados na pasta, para que aprendam com seus pares. Envie um comentário geral sobre os trabalhos, aproveitando as Orientações do Plano e destacando o que achar necessário. Envie um novo áudio com a pergunta do slide de Fechamento do Plano, a ser respondida pelas duplas com base na comparação das etapas feita entre os dois vídeos. Estabeleça um prazo para que os grupos compartilhem suas respostas às perguntas no mesmo Doc criado anteriormente.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a ajudar na comparação entre os dois vídeos, focando no formato da Exposição Oral e buscando identificar as etapas importantes para o gênero. Aproveite para sugerir que as famílias conversem sobre situações de trabalho ou escola em que os familiares tiveram que fazer exposições orais e como se organizaram para tanto, se ficaram nervosos e como fizeram para encarar a situação. Peça que relatem experiências para enriquecer a aprendizagem do gênero e, caso queiram, compartilhem-nas no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Aspectos de etapas da exposição oral
Finalidade da aula: Comparar exposições orais a fim de explorar possibilidades de estrutura composicional do gênero no campo de divulgação do conhecimento.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição Oral
Objeto(s) do conhecimento: - Construção composicional - Elementos paralinguísticos e cinésicos - Apresentações orais- Construção composicional e estilo - Gêneros de divulgação científica
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40, EF69LP42
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador e datashow para apresentação de vídeo de exposição oral; computador ou tablets com o programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para alunos fazerem anotações das análises.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, os alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer etapas da estrutura composicional de apresentações orais. Esse reconhecimento é comum aos alunos geralmente apenas na análise de textos verbais escritos.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: