Plano de Aula

Plano de aula: Comparando exposições orais

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.

Para esta aula, sugerimos a comparação entre estes dois vídeos: vídeo 1, TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4, acessado em 5 de setembro de 2018; e vídeo 2: O Segredo de Sambaqui, Gabriela Oppitz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=135&v=ebOMgWPgV7A, acessado em 5 de setembro de 2018. Caso você não tenha usado o plano de aula 4, acesse o plano para assistir ao vídeo 1 com sua turma.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldade de retextualização de uma exposição oral para produzir o roteiro de tópicos que serve de apoio à apresentação. No 6o ano, é possível que os alunos tenham pouca autonomia para ouvir uma exposição qravada em vídeo sobre um tema de divulgação científica para identificar as informações principais, selecionar palavras-chave, transcrever, parafrasear e retextualizar as informações principais em forma de tópicos.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique a eles que esta é uma aula de exercitação da estrutura composicional do gênero exposição oral.
  • Para esta aula, sugerimos a comparação entre estes dois vídeos: vídeo 1, TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4, acessado em 5 de setembro de 2018; e vídeo 2: O Segredo de Sambaqui, Gabriela Oppitz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=135&v=ebOMgWPgV7A, acessado em 5 de setembro de 2018. Caso você não tenha usado o plano de aula 4, acesse o plano para assistir ao video 1 com sua turma.

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