
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.
Para esta aula, sugerimos a comparação entre estes dois vídeos: vídeo 1, TEDxSãoSebastião, Arqueologia e Paradigmas, Wagner Bornal, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4PUIlvR2PB4, acessado em 5 de setembro de 2018; e vídeo 2: O Segredo de Sambaqui, Gabriela Oppitz. Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=135&v=ebOMgWPgV7A, acessado em 5 de setembro de 2018. Caso você não tenha usado o plano de aula 4, acesse o plano para assistir ao vídeo 1 com sua turma.
Informações sobre o gênero:
A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldade de retextualização de uma exposição oral para produzir o roteiro de tópicos que serve de apoio à apresentação. No 6o ano, é possível que os alunos tenham pouca autonomia para ouvir uma exposição qravada em vídeo sobre um tema de divulgação científica para identificar as informações principais, selecionar palavras-chave, transcrever, parafrasear e retextualizar as informações principais em forma de tópicos.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Material complementar:
Acesse o Plano de aula 4 desta sequência.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que se organizem em duplas e assistam aos vídeos “O segredo do Sambaqui”, disponível aqui, e Arqueologia e paradigmas, disponível aqui, propostos no Plano, para comparar a ABERTURA e o ENCERRAMENTO das duas Exposições Orais. No slide 2 do Desenvolvimento do Plano você encontra os elementos que os alunos deverão observar. Estabeleça um prazo e acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Se possível, peça que os alunos compartilhem suas comparações usando o Google Doc, em uma pasta do Google Drive já criada por você para esta atividade.
Desenvolvimento
Após todas as duplas terem feito a comparação, peça que todos leiam os trabalhos dos colegas, compartilhados na pasta, para que aprendam com seus pares. Envie um novo áudio, agora solicitando que as duplas imaginem se a apresentadora do vídeo “O segredo do Sambaqui” fosse falar em uma TEDx: como ela faria sua Abertura e seu Encerramento? Solicite que as duplas criem essas etapas da Exposição e postem, em forma de áudio, no grupo de WhatsApp da turma. Estabeleça um prazo para que as duplas compartilhem suas respostas e acompanhe seus alunos, auxiliando-os no que precisarem.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a ajudar na composição da Abertura e do Encerramento com base na situação dada pelo Plano, auxiliando o aluno a imaginar o que a apresentadora diria à plateia.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: