Plano de Aula
Plano de aula: Compreender e revisar a forma composicional do vlog de divulgação científica
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Vacinas valem a pena? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg; Como funciona a produção científica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EbhNfd3tQtY .
Vlogs científicos indicados pelos estudantes.
Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.
Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de língua portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO