Plano de Aula

Plano de aula: Estrutura composicional do vlog científico

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vacinas valem a pena? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hUvHKz3ugOg>. Acesso em: 20 novembro 2018; Existe perigo na vacina? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>. Acesso em: 20 novembro 2018.

Vlogs científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim, eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não conhecer o vlog e ter dificuldade em perceber que ele segue uma estrutura composicional.

Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência, publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes. Pergunte se sabem o que é vlog e se já acessaram algum como fonte de pesquisa/estudo.

Vlog é um blog em vídeo, um diário virtual em vídeo. Segundo um estudo de SOUSA (2017) o vlog “se trata de uma espécie de diário em vídeo em que os autores discorrem sobre sua vida e/ou acerca de questões que percorrem o cotidiano da sociedade de um modo geral”.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro de. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de língua portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos