Apresentação da aula "Estrutura composicional do vlog científico"
Apresentação da aula "Estrutura composicional do vlog científico"
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Vídeo: Mitos e verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em:
Vlogs científicos indicados pelos estudantes.
Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.
Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de gêneros:
Links
Comciência, publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, apresente a temática da aula e questione-os: quais fatores levam vocês a se interessarem por um vlog científico? Por quê? O modo de falar do locutor, as expressões faciais e a gestualidade interferem no interesse? Por quê? Oriente aos alunos a refletirem sobre essas questões, anotarem e guardarem suas respostas para serem discutidas em outro momento da aula.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o link do vídeo Mitos e Verdades – Vacina – Golpe dos farmacêuticos?, disponível aqui, do canal Nerdologia, do doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo Átila Iamarino. Convém ressaltar que o vídeo selecionado para a aula foi publicado em 2018; porém, por conta da pandemia de Covid-19, o cientista e criador do canal ganhou grande relevância no cenário brasileiro ao discutir questões e difundir estudos sobre o coronavírus. Por isso, considere a possibilidade de selecionar um vídeo mais recente para a discussão da aula.
Oriente os alunos a primeiramente ouvirem apenas o áudio do vídeo, sem visualizarem suas cenas, observando os elementos paralinguísticos, tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.). Oriente-os a tomarem nota de suas observações. Explique que, depois de realizada essa etapa, eles devem assistir ao vídeo completo, observando os elementos anteriores e os elementos cinésicos, tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com a câmera, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc. Oriente-os alunos a tomarem notas das características observadas e fazerem a comparação entre elas e as observações registradas ao ouvirem apenas o áudio do vlog.
Fechamento
Para o fechamento da aula, se possível, organize um encontro síncrono usando o Google Meet ou o Zoom. Caso não seja possível, organize um grupo de WhatsApp para tal fim, pois é importante que haja um momento de interação e troca de ideias sobre as observações feitas anteriormente. Retome, então, a pergunta realizada na introdução da aula: O modo de falar do locutor, as expressões faciais e a gestualidade interferem no interesse pelo vlog? Por quê? Peça aos alunos que respondam novamente à questão orientando-se pelas observações realizadas ao longo da exibição do áudio/vídeo e principalmente comparando a resposta anterior a esta.
Ao ouvir o áudio, os estudantes conseguirão identificar os elementos composicionais do gênero, além dos elementos paralinguísticos; ao assistir ao vlog, poderão perceber que os elementos cinésicos contribuem tanto para manter a atenção do espectador como para colaborar com a compreensão da mensagem veiculada. Espera-se que os estudantes percebam que elementos paralinguísticos e cinésicos contribuem para atrair e manter a atenção do público, assim como fazem com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso. Além disso, podem provocar sentimentos como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Esses elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois dão credibilidade à fala do locutor.
Convite às famílias
Incentive os alunos a escolherem um vlog no canal Nerdologia e o assistirem com seus familiares, a fim de discutirem tanto o tema da vacina quanto aspectos composicionais do gênero. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Azevedo
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Analisar elementos composicionais, paralinguísticos e cinésicos em vlogs científicos
Finalidade da aula: Analisar a construção composicional do gênero Vlog científico com ênfase nos elementos paralinguísticos e cinésicos para fornecer ao estudantes exemplos de performances para apresentações de divulgação científica.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Vlog científico
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Apresentações orais.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Vídeo: Mitos e verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=U6_InbZ8Ea0&index=9&list=LLIBOSrOtzMRHYm1cifvug8g&t=0s>. Acesso em: 20 novembro 2018.
Vlogs científicos indicados pelos estudantes.
Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.
Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de gêneros:
Links
Comciência, publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: