Plano de Aula
Plano de aula: Planejando o roteiro de uma exposição oral
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários:
Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.
Antes desta aula, convide os alunos a participar de um seminário entre os alunos da turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles escolham temas que estudaram este ano na escola para fazer uma exposição oral para a turma. Peça que os alunos façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá usar uma aula para os alunos fazerem a exposição oral.
Informações sobre o gênero:
A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades em participar da escuta coletiva de uma exposição oral gravada em vídeo, que envolve a percepção por meios auditivos e visuais, usando linguagem verbal e não verbal. Poderão, também, apresentar dificuldades em reconhecer a construção composicional dos gêneros de exposição oral, principalmente quanto a abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente aos alunos a finalidade da aula.
- Antes desta aula, você, professor, deverá organizar um seminário de estudos com a turma, em que os alunos, divididos em duplas ou trios, deverão fazer uma exposição oral sobre um tema estudado durante o ano. Essa atividade pode ser relevante para consolidar conteúdos e compartilhar sínteses dos temas estudados pela turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá organizar o seminário para que os alunos apresentem sua exposição oral.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO