Plano de Aula

Plano de aula: Planejando o roteiro de uma exposição oral

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.

Antes desta aula, convide os alunos a participar de um seminário entre os alunos da turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles escolham temas que estudaram este ano na escola para fazer uma exposição oral para a turma. Peça que os alunos façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá usar uma aula para os alunos fazerem a exposição oral.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades em participar da escuta coletiva de uma exposição oral gravada em vídeo, que envolve a percepção por meios auditivos e visuais, usando linguagem verbal e não verbal. Poderão, também, apresentar dificuldades em reconhecer a construção composicional dos gêneros de exposição oral, principalmente quanto a abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula.
  • Antes desta aula, você, professor, deverá organizar um seminário de estudos com a turma, em que os alunos, divididos em duplas ou trios, deverão fazer uma exposição oral sobre um tema estudado durante o ano. Essa atividade pode ser relevante para consolidar conteúdos e compartilhar sínteses dos temas estudados pela turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá organizar o seminário para que os alunos apresentem sua exposição oral.

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