Plano de Aula

Plano de aula: A construção composicional do gênero do discurso infográfico

Plano 4 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Infográficos solicitados com antecedência aos alunos como tarefa de casa. Tal material pode ser extraído de livro didático, revistas, jornais ou internet.

Quadro

Cartelas para bingo

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar os termos relacionados à construção composicional de gêneros relacionados à divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Anais. Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmella de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf>.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>.

PAIVA, Francis Arthuso. O Gênero Textual Infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1º série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. vol.3. 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e solicite-lhes que levantem sentidos sobre as partes da palavra infográfico, pergunte-lhes se elas têm relação com o gênero em si. Esclareça-lhes que na aula de hoje descobrirão as partes que compõem o infográfico.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos