Atividade para Impressão - Cartela para bingo
Plano de Aula
Plano de aula: A construção composicional do gênero do discurso infográfico
Plano 4 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Infográficos solicitados com antecedência aos alunos como tarefa de casa. Tal material pode ser extraído de livro didático, revistas, jornais ou internet.
Quadro
Cartelas para bingo
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar os termos relacionados à construção composicional de gêneros relacionados à divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Anais. Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>.
OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmella de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf>.
PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>.
PAIVA, Francis Arthuso. O Gênero Textual Infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1º série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. vol.3. 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos e solicite-lhes que levantem sentidos sobre as partes da palavra infográfico, pergunte-lhes se elas têm relação com o gênero em si. Esclareça-lhes que na aula de hoje descobrirão as partes que compõem o infográfico.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO