
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Relacionar as escolhas relativas à estrutura composicional que identifica o estilo do documentarista.
Referências sobre o assunto: Artigo “Análise de discurso drítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica” escrito por Lustosa (2016) e disponível em <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/download/4016/2980>. O artigo apresenta elementos da construção composicional de gêneros discursivos que trabalham com imagem em movimento, como o documentário.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o Tema da aula para os alunos e anuncie que a aula será dedicada ao exercício de análise dos aspectos que compõem o gênero documentário: personagens, ambientes, partes do documentário, estrutura da imagem em movimento e sons. Eles poderão relacionar as escolhas destes elementos à construção do estilo do documentarista.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Encaminhe o tema da aula (A imagem em movimento) aos alunos pelo WhatsApp. Anuncie que esta aula será dedicada ao exercício de análise dos aspectos que compõem o gênero documentário: personagens, ambientes, partes do documentário, estrutura da imagem em movimento e sons. Eles poderão relacionar as escolhas destes elementos à construção do estilo do documentarista.
Introdução
Anuncie que, nesta aula, os alunos assistirão a documentários diferentes para fazerem a comparação entre os estilos empregados. Os documentários já foram exibidos nas aulas anteriores desta sequência de atividades. Caso você ainda não os tenha exibido, sugerimos a exibição antes das atividades. Os documentários são: “Eu, favela” (disponível aqui) e “Tapete verde” (disponível aqui). Neste momento, é importante suscitar alguns questionamentos acerca do contexto de produção e do conteúdo dos documentários para que os alunos relembrem do que tratam. Compartilhe com a turma as imagens disponíveis no slide e realize as seguintes perguntas sobre o documentário “Eu, favela”: sobre o que o documentário trata? Em que espaços as cenas foram gravadas? Quais pessoas são entrevistadas? Apresente as imagens disponíveis no slide (veja no plano original) e realize as mesmas perguntas sobre o documentário “Tapete verde”.
Desenvolvimento
Para analisar e comparar a construção composicional e o estilo empregado nos dois documentários, é necessário este exercício de análise. Inicialmente, apresente as perguntas presentes no slide (veja no plano original) para que os alunos direcionem o olhar sobre o que será analisado. Peça que analisem o primeiro trecho do documentário “Eu, favela" e observem os personagens apresentados entre 1min29 e 1min56, o qual mostra o morador contando a história de uma das fundadoras da comunidade. Em seguida, solicite atenção ao seguinte trecho do documentário “Tapete verde”, entre 08min13 e 08min50, o qual apresenta a história da garota que almeja ser jogadora de futebol. Lembre-se que o enquadramento da cena mostra uma relação de proximidade entre o que ou quem é mostrado e o espectador. Se o enquadramento é mais aberto e mostra o corpo todo, é demonstrada mais impessoalidade. Quanto mais o enquadramento aproxima o personagem do leitor (mais fechado), menor o grau de impessoalidade e maior a intimidade que quer causar no leitor. Peça aos alunos que voltem ao primeiro trecho do documentário “Eu, favela” para analisarem os enquadramento utilizados entre 2min18 e 2min26, o qual mostra o carro da polícia subindo a rua da comunidade. Em seguida, solicite também que retornem ao trecho do documentário “Tapete verde” entre 00min20 e 00min32, o qual apresenta torcedores chegando ao estádio de futebol e vibrando nas arquibancadas. Em seguida, promova a discussão com base nas respostas às perguntas do slide. É importante mostrar aos alunos a relevância do que o documentário resolveu captar pelas lentes das câmeras, quais significados quiseram construir e quais outras possibilidades de ambientes ou enquadramentos também poderiam ser utilizados. Peça que voltem ao primeiro trecho do documentário “Eu, favela” para que analisem os sons utilizados entre o início do vídeo e 00min19, que apresenta som de pandeiro no ritmo de samba-rock e som ambiente da comunidade. Em seguida, diga para irem ao seguinte trecho do documentário “Tapete verde”, entre 00min23 e 01min20, que mostra o início do documentário com uma trilha de rap. Após pedir que retomem os trechos, encaminhe-lhes as perguntas presentes no slide. Promova a discussão e, com base nas respostas, mostre a relevância dos sons para a construção dos sentidos. Mostre também que os documentaristas inseriram música instrumental típica de cada região apresentada: samba no Rio de Janeiro e rap em São Paulo.
Fechamento
Para fechar a aula e reforçar a análise semiótica do gênero documentário, proponha aos alunos uma última análise da cena do documentário "Eu, favela". Peça para analisarem o trecho (05min05 e 05min57) destacando trilha sonora, enquadramento, ambiente apresentado e personagem mostrado na cena. Chame a atenção para o fato de que a junção de todos esses elementos na cena contribuem para esse olhar de contemplação da comunidade e da vista que ela possui, bem como de indefinição sobre o seu futuro.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a assistir aos documentários junto com os alunos.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: