Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura composicional e estilo no gênero documentário
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Relacionar as escolhas relativas à estrutura composicional que identifica o estilo do documentarista.
Referências sobre o assunto: Artigo “Análise de discurso drítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica” escrito por Lustosa (2016) e disponível em <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/download/4016/2980>. O artigo apresenta elementos da construção composicional de gêneros discursivos que trabalham com imagem em movimento, como o documentário.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o Tema da aula para os alunos e anuncie que a aula será dedicada ao exercício de análise dos aspectos que compõem o gênero documentário: personagens, ambientes, partes do documentário, estrutura da imagem em movimento e sons. Eles poderão relacionar as escolhas destes elementos à construção do estilo do documentarista.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Anuncie que, nesta aula, os alunos assistirão a trechos de documentários diferentes para fazer a comparação entre os estilos empregados. Os documentários já foram exibidos nas aulas anteriores desta sequência de atividades. Caso você ainda não os tenha exibido, sugere-se que eles sejam exibidos antes das atividades ser realizadas. Os documentários são: Eu, favela, disponível no site <http://curtadoc.tv/curta/direitos-humanos/eu-favela/>; e “Tapete verde”, disponível no site <http://curtadoc.tv/curta/cultura-popular/tapete-verde/>.
- Neste momento, é importante suscitar alguns questionamentos acerca do contexto de produção e do conteúdo dos documentários para que eles relembrem o conteúdo dos documentários. Apresente as imagens disponíveis no slide e realize as seguintes perguntas sobre o documentário Eu, favela: Sobre o que o documentário trata? Em que espaços as cenas foram gravadas? Quais pessoas são entrevistadas?
Introdução
Orientações:
- Apresente as imagens disponíveis no slide e realize as mesmas perguntas sobre o documentário Tapete verde: Sobre o que o documentário trata? Em que espaços as cenas foram gravadas? Quais pessoas são entrevistadas?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Para esta parte, sugere-se o tempo de 10 minutos. É importante ter um controle sobre o trechos que serão apresentados aos alunos. Para analisar e comparar a construção composicional e o estilo empregado nos dois documentários, é necessário este exercício de análise.
- Inicialmente, apresente as perguntas presentes no slide para que os alunos já direcionem o olhar sobre o que será analisado.
- Apresente o primeiro trecho do documentário Eu, favela para que os alunos analisem os personagens apresentados: entre os minutos 1:29 e 1:56, o qual mostra o morador contando a história de uma das fundadoras da comunidade. Em seguida, apresente o seguinte trecho do documentário Tapete verde: entre os minutos 08:13 e 08:50, o qual apresenta a história da garota que almeja ser jogadora de futebol.
- Após a exibição, retome as perguntas feitas e faça a discussão instigando os alunos de acordo com as respostas dadas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para esta parte, sugere-se o tempo de 10 minutos.
- Agora, apresente as perguntas presente no slide para que os alunos já direcionem o olhar sobre o que será analisado. Lembre-se que o enquadramento
da cena mostra uma relação de proximidade entre o que ou quem é mostrado e o espectador. Se o enquadramento é mais aberto e mostra o corpo todo, é demonstrada mais impessoalidade. Quanto mais o enquadramento aproxima o personagem do leitor (mais fechado), menor o grau de impessoalidade e maior a intimidade que quer causar no leitor. - Apresente o primeiro trecho do documentário Eu, favela para que os alunos analisem os enquadramento utilizados: entre os minutos 2:18 e 2:26, o qual mostra o carro da polícia subindo a rua da comunidade. Em seguida, apresente o seguinte trecho do documentário Tapete verde: entre os minutos 00:20 e 00:32, o qual apresenta torcedores chegando ao estádio de futebol e vibrando nas arquibancadas.
- Em seguida, promova a discussão com base nas respostas às perguntas no slide. É importante mostrar aos alunos a relevância do que o documentário resolveu captar pelas lentes das câmeras, quais significados eles quiseram construir e quais outras possibilidades de ambientes ou enquadramentos poderiam ser também utilizados.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para esta parte, sugere-se o tempo de 10 minutos.
- Apresente o primeiro trecho do documentário Eu, favela para que os alunos analisem os sons utilizados: entre o início do vídeo até o segundo 19, que mostra som de pandeiro no ritmo de samba-rock e som ambiente da comunidade.
- Em seguida, apresente o seguinte trecho do documentário Tapete verde: Entre os segundos 00:23 e os minutos 01:20, que mostra o início do documentário com uma trilha de rap.
- Após apresentar os trechos, apresente as perguntas presentes no slide. Promova a discussão e, com base nas respostas, mostre a relevância dos sons para a construção dos sentidos. Mostre também que os documentaristas inseriram música instrumental típica de cada região apresentada: samba no Rio de Janeiro e rap em São Paulo.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Para fechar a aula e reforçar a análise semiótica do gênero documentário, proponha aos alunos uma última análise da cena do documentário Eu, favela. Para isso, apresente o trecho presente entre os minutos 05:05 e 05:57.
- Peça aos alunos para analisar o trecho destacando a trilha sonora, o enquadramento, o ambiente apresentado, o personagem mostrado na cena. Chame a atenção para o fato de que a junção de todos estes elementos na cena contribuem para esse olhar de contemplação da comunidade e da vista que ela possui, bem como de indefinição sobre o seu futuro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Encaminhe o tema da aula (A imagem em movimento) aos alunos pelo WhatsApp. Anuncie que esta aula será dedicada ao exercício de análise dos aspectos que compõem o gênero documentário: personagens, ambientes, partes do documentário, estrutura da imagem em movimento e sons. Eles poderão relacionar as escolhas destes elementos à construção do estilo do documentarista.
Introdução
Anuncie que, nesta aula, os alunos assistirão a documentários diferentes para fazerem a comparação entre os estilos empregados. Os documentários já foram exibidos nas aulas anteriores desta sequência de atividades. Caso você ainda não os tenha exibido, sugerimos a exibição antes das atividades. Os documentários são: “Eu, favela” (disponível aqui) e “Tapete verde” (disponível aqui). Neste momento, é importante suscitar alguns questionamentos acerca do contexto de produção e do conteúdo dos documentários para que os alunos relembrem do que tratam. Compartilhe com a turma as imagens disponíveis no slide e realize as seguintes perguntas sobre o documentário “Eu, favela”: sobre o que o documentário trata? Em que espaços as cenas foram gravadas? Quais pessoas são entrevistadas? Apresente as imagens disponíveis no slide (veja no plano original) e realize as mesmas perguntas sobre o documentário “Tapete verde”.
Desenvolvimento
Para analisar e comparar a construção composicional e o estilo empregado nos dois documentários, é necessário este exercício de análise. Inicialmente, apresente as perguntas presentes no slide (veja no plano original) para que os alunos direcionem o olhar sobre o que será analisado. Peça que analisem o primeiro trecho do documentário “Eu, favela" e observem os personagens apresentados entre 1min29 e 1min56, o qual mostra o morador contando a história de uma das fundadoras da comunidade. Em seguida, solicite atenção ao seguinte trecho do documentário “Tapete verde”, entre 08min13 e 08min50, o qual apresenta a história da garota que almeja ser jogadora de futebol. Lembre-se que o enquadramento da cena mostra uma relação de proximidade entre o que ou quem é mostrado e o espectador. Se o enquadramento é mais aberto e mostra o corpo todo, é demonstrada mais impessoalidade. Quanto mais o enquadramento aproxima o personagem do leitor (mais fechado), menor o grau de impessoalidade e maior a intimidade que quer causar no leitor. Peça aos alunos que voltem ao primeiro trecho do documentário “Eu, favela” para analisarem os enquadramento utilizados entre 2min18 e 2min26, o qual mostra o carro da polícia subindo a rua da comunidade. Em seguida, solicite também que retornem ao trecho do documentário “Tapete verde” entre 00min20 e 00min32, o qual apresenta torcedores chegando ao estádio de futebol e vibrando nas arquibancadas. Em seguida, promova a discussão com base nas respostas às perguntas do slide. É importante mostrar aos alunos a relevância do que o documentário resolveu captar pelas lentes das câmeras, quais significados quiseram construir e quais outras possibilidades de ambientes ou enquadramentos também poderiam ser utilizados. Peça que voltem ao primeiro trecho do documentário “Eu, favela” para que analisem os sons utilizados entre o início do vídeo e 00min19, que apresenta som de pandeiro no ritmo de samba-rock e som ambiente da comunidade. Em seguida, diga para irem ao seguinte trecho do documentário “Tapete verde”, entre 00min23 e 01min20, que mostra o início do documentário com uma trilha de rap. Após pedir que retomem os trechos, encaminhe-lhes as perguntas presentes no slide. Promova a discussão e, com base nas respostas, mostre a relevância dos sons para a construção dos sentidos. Mostre também que os documentaristas inseriram música instrumental típica de cada região apresentada: samba no Rio de Janeiro e rap em São Paulo.
Fechamento
Para fechar a aula e reforçar a análise semiótica do gênero documentário, proponha aos alunos uma última análise da cena do documentário "Eu, favela". Peça para analisarem o trecho (05min05 e 05min57) destacando trilha sonora, enquadramento, ambiente apresentado e personagem mostrado na cena. Chame a atenção para o fato de que a junção de todos esses elementos na cena contribuem para esse olhar de contemplação da comunidade e da vista que ela possui, bem como de indefinição sobre o seu futuro.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a assistir aos documentários junto com os alunos.
do gênero documentário na construção do estilo do documentarista