Atividade para impressão - Critério de análise do documentário - LP08_09SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão e edição final do documentário
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Telefone celular, computadores (para edição dos vídeos), notebook, datashow.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.
Referências sobre o assunto:
ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.
BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.
JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.
PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.
WIKIHOW. Como editar um documentário. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Editar-um-Document%C3%A1rio>. Acesso em: 20 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é revisar o documentário produzido e realizar as suas edições finais. Lembre-os que nas duas últimas aulas, eles realizaram o planejamento do documentário por meio da definição do tema, da escolha dos entrevistados, da construção do roteiro e do plano de trabalho.
- Em seguida, eles foram a campo fazer as entrevistas e coletar outras imagens para, em sala de aula, realizarem a produção do documentário. Afirme que os alunos assistirão aos documentário produzidos, analisarão alguns aspectos importantes e farão os ajustes.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de acordo com a forma como se organizaram para a produção do documentário.
- Recolha os arquivos de vídeo dos grupos para exibição do documentário.
- Apresente os seguintes critérios de análise dos documentários:
- O documentário apresenta começo, meio e fim?
- Há a presença do título no início do documentário e os créditos (nome das pessoas envolvidas na produção) no fim do documentário?
- As imagens estão inteiras e possuem boa qualidade?
- O áudio está em um volume adequado?
- A trilha sonora está coerente com a cena mostrada?
- A fala do locutor (se houver) está posta de forma adequada nos espaços entre os depoimentos?
- Os depoimentos inseridos estão de acordo com o tema do documentário?
- Antes da exibição de cada documentário, solicite ao grupo que apresente oralmente e de forma breve o tema do documentário produzido por eles.
- Exiba os documentários para os alunos.
- Reorganize o tempo de destinado a esta parte introdutória de acordo com a quantidade de documentários exibidos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos avaliem a produção por meio da ficha de avaliação disponível aqui. Ela tem como propósito fazer com que os alunos realizem um exercício de avaliação do texto produzido para, em seguida, realizar a edição final do documentário. É de suma relevância que você acompanhe os alunos na resolução dessa atividade avaliativa, que tem como objeto de análise a estrutura composicional do gênero, o propósito comunicativo, o conteúdo temático e o estilo adotado. Esses questionamentos retomam aspectos levados em consideração na etapa do planejamento e da produção. É importante explicitar aos alunos que esse exercício de avaliação da produção faz parte do processo de produção de texto e que ele pode ser feito durante o processo de produção de outros gêneros, desde que se leve em consideração as suas peculiaridades. Por questão de gestão de tempo, sugerimos que cada equipe avalie a própria produção. Caso haja a possibilidade o tempo da aula, sugerimos que todos avaliem as produções e seja feita uma roda de conversa para análise e avaliação.
- Oriente-os a voltarem novamente aos programas de edição para fazer a revisão do documentário com base na avaliação realizada.
- Circule entre os grupos para acompanhar esse processo e auxiliá-los no que tiverem dificuldade.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Após finalizar o processo de revisão, receba os arquivos finalizados.
- Faça um grande círculo e converse com os alunos sobre a experiência de ter participado da produção do documentário: Quais foram os maiores desafios e o que eles acreditam que aprenderam no processo? Quais foram as dificuldades enfrentadas em produzir o gênero documentário (levando em consideração as últimas três aulas)? As aulas anteriores da sequência foram relevantes para a produção do texto? Os conhecimentos construídos na experiência de produção do documentário podem ser empregados na produção de quais outros gêneros textuais? Qual a relevância social de ter apresentado histórias de vida (de pessoas ou da comunidade) por meio do documentário?
- Ressalte a importância de participar de um processo de produção de texto que conta histórias de vida.
- Planeje junto aos alunos a forma de exibição dos documentários, que pode ser um dia específico para apresentar aos outros alunos, aos pais e à comunidade. Incentive-os a convidar as pessoas que deram os depoimentos.
- Incentive os alunos a criarem conta no YouTube para compartilhar os vídeos para mais pessoas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o tema da aula: “Revisando o documentário - prontos para lançá-lo?”. Diga que o objetivo da aula é revisar o documentário produzido e realizar as edições finais. Lembre-os que nas duas últimas aulas eles realizaram o planejamento do documentário por meio da definição do tema, da escolha dos entrevistados, da construção do roteiro e do plano de trabalho. Em seguida, foram a campo fazer as entrevistas e coletar outras imagens para, em sala de aula, realizarem a produção do documentário. Afirme que eles assistirão aos documentário produzidos, analisarão alguns aspectos importantes e farão os ajustes.
Introdução
Organize os alunos nos mesmos grupos da produção do documentário. Encaminhe os documentários feitos por cada grupo à turma, pelo WhatsApp. Avise que todos serão avaliadores e farão a avaliação do próprio vídeo. Apresente os seguintes critérios de análise: o documentário apresenta começo, meio e fim? Há a presença do título no início e dos créditos (nome das pessoas envolvidas na produção) no fim do documentário? As imagens estão inteiras e possuem boa qualidade? O áudio está em um volume adequado? A trilha sonora está coerente com a cena mostrada? A fala do locutor (se houver) está posta de forma adequada nos espaços entre os depoimentos? Os depoimentos inseridos estão de acordo com o tema do documentário?
Desenvolvimento
Solicite que os alunos avaliem a produção por meio da ficha de avaliação. Ela tem como propósito fazer com que realizem um exercício de avaliação do texto produzido para, em seguida, proceder a edição final do documentário. Esses questionamentos retomam aspectos levados em consideração na etapa do planejamento e da produção. É importante explicitar aos alunos que esse exercício de avaliação da produção faz parte do processo de produção de texto, e que ele pode ser feito durante o processo de produção de outros gêneros, desde que se levem em consideração suas peculiaridades. Por questão de tempo, sugerimos que cada equipe avalie a própria produção.
Fechamento
Após finalizar o processo de revisão, receba os arquivos finalizados. Questione-os: quais foram os maiores desafios e o que eles acreditam que aprenderam no processo? Quais foram as dificuldades enfrentadas na produção do gênero documentário (levando em consideração as últimas três aulas)? As aulas anteriores da sequência foram relevantes para a produção do texto? Os conhecimentos construídos na experiência de produção do documentário podem ser empregados na produção de quais outros gêneros textuais? Qual a relevância social de ter apresentado histórias de vida (de pessoas ou da comunidade) por meio do documentário? Ressalte a importância de participar de um processo de produção de texto que conta histórias de vida. Planeje junto aos alunos a forma de exibição dos documentários, pensando neste período de aulas online. Incentive-os a compartilhar os documentários com as pessoas entrevistadas. Incentive-os a criarem uma conta no YouTube para compartilharem os vídeos com mais pessoas.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser avisados quanto à produção dos documentários e estimulados a assistir, prestigiar e compartilhar os conteúdos produzidos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Revisão e edição final do documentário
Finalidade da aula: Revisar e editar o documentário produzido.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento de textos informativos
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP08
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Telefone celular, computadores (para edição dos vídeos), notebook, datashow.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.
Referências sobre o assunto:
ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.
BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.
JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.
PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.
WIKIHOW. Como editar um documentário. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Editar-um-Document%C3%A1rio>. Acesso em: 20 dez. 2018.