Atividade para impressão - Critério de análise do documentário - LP08_09SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão e edição final do documentário
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Telefone celular, computadores (para edição dos vídeos), notebook, datashow.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.
Referências sobre o assunto:
ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.
BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.
JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.
PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.
WIKIHOW. Como editar um documentário. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Editar-um-Document%C3%A1rio>. Acesso em: 20 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é revisar o documentário produzido e realizar as suas edições finais. Lembre-os que nas duas últimas aulas, eles realizaram o planejamento do documentário por meio da definição do tema, da escolha dos entrevistados, da construção do roteiro e do plano de trabalho.
- Em seguida, eles foram a campo fazer as entrevistas e coletar outras imagens para, em sala de aula, realizarem a produção do documentário. Afirme que os alunos assistirão aos documentário produzidos, analisarão alguns aspectos importantes e farão os ajustes.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO