Plano de Aula
Plano de aula: Construção composicional do documentário: elementos da imagem em movimento
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados, que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Geralmente, os livros didáticos de Língua Portuguesa e as práticas dos professores com o tratamento do texto visual não abordam a análise semiótica de imagens em movimento. Devido a esta realidade, os alunos poderão ter dificuldade para identificar as categorias de análise da imagem e para inferir os sentidos construídos com base nas escolhas dos recursos multissemióticos.
Referências sobre o assunto:
Artigo “Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica” escrito por Lustosa (2016) e disponível em <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/download/4016/2980>. O artigo apresenta elementos da construção composicional de gêneros discursivos que trabalham com imagem em movimento, como o documentário.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o Tema da aula e comente com os alunos que irão analisar elementos da imagem em movimento no gênero documentário.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO