
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados, que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Geralmente, os livros didáticos de Língua Portuguesa e as práticas dos professores com o tratamento do texto visual não abordam a análise semiótica de imagens em movimento. Devido a esta realidade, os alunos poderão ter dificuldade para identificar as categorias de análise da imagem e para inferir os sentidos construídos com base nas escolhas dos recursos multissemióticos.
Referências sobre o assunto:
Artigo “Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica” escrito por Lustosa (2016) e disponível em <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/download/4016/2980>. O artigo apresenta elementos da construção composicional de gêneros discursivos que trabalham com imagem em movimento, como o documentário.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o Tema da aula e comente com os alunos que irão analisar elementos da imagem em movimento no gênero documentário.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula (A imagem em movimento), e comente que irão analisar elementos da imagem em movimento no gênero documentário.
Introdução
Envie aos alunos uma apresentação no PowerPoint narrado (veja em Recursos Opcionais) com algumas reflexões sobre a vida escolar: o que se aprende na escola, amizades que se faz, brincadeiras realizadas, sabores experimentados na hora do lanche, sons escutados, projetos desenvolvidos etc. É importante que busquem compreender os laços afetivos desenvolvidos na vida escolar para que possam compreender as escolhas/construções das imagens no documentário desta aula. Ainda na mesma apresentação, acrescente as perguntas presentes no slide (plano original). Este momento tem como objetivo levar os alunos a compreender a relevância da escolha das imagens para a construção dos sentidos e como forma de expressão dos sentimentos de quem as produz/dirige.
Desenvolvimento
Anuncie, pelo WhatsApp, que os alunos analisarão um documentário que tem relação com a vida escolar deles. Antes de encaminhar o vídeo, ressalte a importância deste gênero discursivo e faça algumas perguntas de predição, como: quais histórias vocês acreditam que o documentário mostrará? Quem serão os entrevistados? Quais sentimentos estão envolvidos na produção deste documentário? Encaminhe o documentário "A saudade que terei", disponível aqui. Ressalte que será necessário que parem em algumas cenas para fazerem a análise de alguns elementos (veja-os, detalhadamente, no plano original). A cada elemento apresentado, faça os questionamentos pertinentes (veja no plano original). Você pode encaminhar, por escrito, os tempos determinados e as respectivas análises.
Fechamento
Questione a turma: quais são os elementos que constituem o gênero documentário? Em seguida, compartilhe o slide (veja no plano original) para que vejam os elementos discutidos neste e no quarto plano desta sequência. Destaque que as escolhas relacionadas a cada elemento da construção composicional do gênero contribuem para a construção dos sentidos.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a também compartilhar com os alunos lembranças de seus tempos de escola.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: