Plano de Aula

Plano de aula: Identificando as diferentes vozes que compõem o gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Reportagens trazidas pelos estudantes sobre o tema vacina.

Reportagens: disponíveis aqui

Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina? 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>.

Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: Pode ser difícil para o estudante identificar as opiniões implícitas dos autores, identificar o diálogo que existe entre textos diversos, além de questões referentes à construção composicional do gênero. Eles podem não perceber os sentidos das fotos, ilustrações, gráficos etc. que estão na composição dos gêneros multimodais, tais como a reportagem de divulgação científica e o vlog científico.

Gêneros multimodais ou multissemióticos são compostos por palavras, imagens (fotos ou ilustrações) estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos e vídeos, nos quais a construção de sentido do texto depende do entendimento desses diferentes elementos. Mais informações sobre esse conceito podem ser encontradas no glossário Ceale da Faculdade de Educação da UFMG.

ROJO, Roxane. Textos Multimodais. Glossário Ceale. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais>.

Referências sobre o assunto:

FUKUI, Ana; GIERING, Maria Eduarda. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. ResearchGate. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA>.

GIERING, Maria Eduarda. O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. vol.11 no.2 .São Paulo Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. Coleção aprender e ensinar com textos; v.5. São Paulo: Cortez, 2000. P. 229 - 253.

MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 273 -300.

Gêneros:

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/

Blogs de ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Palesta Colec UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos estudantes.
  • Recomendamos a leitura da obra Ler e compreender: os sentidos do texto, de autoria de Ingedore Koch e Vanda Maria Elias, em que as autoras apresentam o conceito de intertextualidade que, para elas, é “Em sentido amplo, a intertextualidade se faz presente em todo e qualquer texto, como componente decisivo de suas condições de produção. Isto é, ela é condição mesma da existência de textos, já que há sempre um já-dito, prévio a todo dizer. Segundo J. Kristeva, criadora do termo, todo texto é um mosaico de citações, de outros dizeres que o antecederam e lhe deram origem.” (p.86)

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

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