Atividade para impressão - Comandos para os grupos
Plano de Aula
Plano de aula: Construção composicional do gênero documentário: começo, meio e fim
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Identificar as estratégias textuais e discursivas empregadas na construção composicional dos documentários apresentados e delimitar o que é começo, meio e fim do gênero. Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso da modalização epistêmica e como os entrevistados recorrem a este recurso para sustentar os argumentos.
Referências sobre o assunto:
Artigo “Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental” escrito por Araújo, Moreira e Maria (2017) disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/viewFile/12/20739>. O artigo indica a estrutura do gênero documentário no seu tópico 3.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente aos alunos o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre a estrutura do documentário: como os documentaristas distribuem as informações na linha do tempo do documentário e quais elementos (verbais e visuais) são utilizados na construção deste gênero.
Ressalte que eles já assistiram a alguns documentários durante as outras aulas desta sequência e que eles poderão relembrar as histórias apresentadas e/ou acessá-las para tentar fazer o exercício de identificar a sua estrutura.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO