Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário
Finalidade da aula: Reelaborar estratégias de construção e reconstrução de objetos de discurso por meio do uso de introdução e de retomada no gênero documentário
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.
Dificuldades antecipadas: Diferenciar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial em textos orais por movimentar principalmente classes gramaticais como pronomes e substantivos.
Referências sobre o assunto:
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.