Plano de aula: Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.

Dificuldades antecipadas: Diferenciar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial em textos orais por movimentar principalmente classes gramaticais como pronomes e substantivos.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão analisar como as estratégias de introdução e de retomada podem ser usadas na construção do texto, bem como utilizar essas possibilidades na produção de texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos