
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Telefone celular, notebook, datashow.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.
Referências sobre o assunto:
ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.
BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.
JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.
PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é produzir o documentário. Diga que eles utilizarão todo o material coletado: entrevistas e outras imagens para a produção do texto. É importante também chamar atenção para que os alunos relembrem os documentários já vistos e se inspirem nos formatos.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: Movie Maker (tutorial disponível aqui) e Kinemaster (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula: “Produzindo o documentário”. Diga que eles utilizarão todo o material coletado: entrevistas e outras imagens para a produção do texto. É importante também chamar a atenção para que relembrem os documentários já vistos e se inspirem em seus formatos.
Introdução
Peça aos alunos que retornem às equipes formadas na etapa do planejamento do texto (online). Peça que cada equipe apresente seu tema. Em seguida, solicite que socializem o que foi coletado de material para a produção do documentário. Retome a importância de voltar ao roteiro de planejamento do documentário para que a etapa de produção esteja de acordo com o que foi planejado. Caso não esteja, questione sobre como eles redesenharam o documentário, ou seja, como será a nova narrativa a ser produzida.
Desenvolvimento
Relembre os alunos da estrutura básica do documentário: começo, meio e fim. Lembre-os que o texto a ser produzido está situado comunicativamente, ou seja, terá espectadores reais (colegas, professores e comunidade). Indique que usem o aplicativo Kinemaster, caso usem telefone celular, ou o Windows Movie Maker, caso usem computador. Fale das estratégias que podem empregar na produção do documentário.
- Usar a figura do locutor: na construção da narrativa, os alunos podem apresentar as informações ou contar os fatos, entre um depoimento e outro, por meio da utilização da voz de um locutor. A imagem desse locutor pode aparecer no vídeo ou apenas sua voz pode ser inserida. Para isso, os alunos podem usar uma ferramenta de gravação de vídeo ou apenas a ferramenta de gravação de áudio, também disponível na maioria dos smartphones.
- Construir o filme apenas em cima de depoimentos: outra estratégia é usar apenas os depoimentos coletados no período de gravação de imagens e de entrevistas. É importante que esses depoimentos estejam dispostos na estrutura planejada no roteiro e sigam os movimentos de começo, meio e fim.
- Utilizar o recurso da reconstituição para contar a história: caso haja alguma narrativa interessante e importante contada por um dos entrevistados, os alunos podem fazer a reconstituição dessa cena, como se fosse uma pequena esquete teatral. Por meio desse recurso, o espectador pode ter uma visão mais clara dos fatos narrados pelos entrevistados. Caso os alunos optem por esse recurso, eles devem fazer a gravação no cenário específico relacionado ao fato narrado, com trajes adequados e “atores” que representem os personagens utilizados na narrativa.
- Criar personagens para dar maior dramaticidade à narrativa: os alunos podem criar personagens relacionados aos fatos narrados para fazer a locução do documentário. É importante que criem um personagem coerente com os fatos narrados e que isso fique claro para o espectador.
- Apresentar documentos históricos: durante a produção do documentário, os alunos podem apresentar documentos históricos, como fotografias, livros, certidões de nascimento, mapas etc. Isso pode dar maior veracidade aos fatos apresentados pelos entrevistados. Alerte-os para a importância da gestão do tempo.
Fechamento
Solicite que cada grupo encaminhe a você o documentário produzido. Peça que os alunos avaliem o trabalho, destacando as dificuldades encontradas e a relevância de terem feito essa produção. Ressalte que eles realizaram a etapa de planejamento e de produção do texto. Para terminar o trabalho, falta uma etapa fundamental: a revisão, sugerida na última aula desta sequência.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser os primeiros espectadores das produções dos alunos. Poderão auxiliá-los quanto a eventuais dúvidas e com as ferramentas de vídeo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produzindo o documentário
Finalidade da aula: Produzir o documentário com base no roteiro elaborado e nas entrevistas realizadas e outras imagens produzidas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP37
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: