Atividade para impressão - Ficha para tomar nota
Ficha para tomar nota
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, atividade impressa, cartolina ou papel madeira.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos terão dificuldade em tomar nota durante a exibição do vídeo. Caso seja necessário, faça pausas para que eles tenham tempo de escrever.
Referências sobre o assunto:
Artigo sobre técnicas de tomada de notas, disponível em <https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/tomar-notas-eficientemente/>
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e explique que os alunos participarão de uma atividade de tomada de nota a partir da leitura de um documentário. Avise ainda que, para isso, eles deverão ter atenção redobrada ao que será assistido e às orientações dadas.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o tema da aula (“Tomando nota”), e explique que os alunos participarão de uma atividade de tomada de nota a partir de um documentário. Avise ainda que, para isso, eles deverão ter atenção redobrada ao que será assistido e às orientações dadas.
Introdução
Solicite aos alunos que apreciem e descrevam a imagem do slide presente no plano original. Lance a eles a pergunta proposta: quais ações estão envolvidas na imagem? Ressalte a imagem da menina tomando nota sobre o que possivelmente a outra fala ao telefone. Ajude os alunos a levantarem hipóteses sobre o que elas estão conversando e sobre a relevância de anotar o que está sendo dito: possivelmente a menina está tomando nota de informações importantes que a outra está recebendo pelo telefone. Pergunte em quais outras situações as pessoas anotam sobre o que está sendo exposto oralmente. Questione-os ainda se fazem isso nas aulas ou em outras situações. Esse momento inicial é importante para que eles comecem a perceber a relevância dessa ação que é utilizada tanto em situações mais primárias do campo da vida cotidiana, como atender um telefonema em casa e anotar as informações principais, quanto em situações mais complexas, como tomar nota de aulas, palestras ou documentários para realizar uma retextualização (processo de transformação de um texto em outro) no campo das práticas de estudo e pesquisa. Na 10ª aula desta sequência de atividades, os alunos já tiveram a oportunidade de tomar notas sobre o conteúdo visto. Agora esse trabalho será feito de modo mais sistematizado.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos um documentário intitulado “Racismo”, produzido por alunos de Ensino Médio. Separe a turma em pequenos grupos (cerca de 4 a 5 alunos) e peça que entrem em contato entre si por chamada de vídeo, áudio ou mensagens. Cada grupo desenvolverá o mesmo trabalho de tomada de nota e irá trabalhar também em conjunto na aula seguinte desta sequência. Compartilhe a ficha para tomada de nota, disponível aqui. Diga que o preenchimento da ficha será feito individualmente, enquanto cada aluno assiste ao vídeo. Porém, em seguida, será necessário que contatem seus grupos para a socialização e consolidação das anotações. O documentário está disponível aqui. Solicite que escrevam juntos, em seus grupos, palavras-chave ou frases curtas que representem a ideia captada.
Fechamento
Instrua os alunos a compararem as informações pelo WhatsApp. O objetivo não é avaliar, mas fazer com que eles percebam as informações mais relevantes para os colegas.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a debater com os alunos a temática proposta. Para isso, solicite que assistam ao vídeo juntos, como base para o início da discussão.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Tomando nota
Finalidade da aula: Tomar notas a partir de documentário assistido
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Procedimentos de apoio à compreensão Tomada de nota
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP28
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, atividade impressa, cartolina ou papel madeira.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos terão dificuldade em tomar nota durante a exibição do vídeo. Caso seja necessário, faça pausas para que eles tenham tempo de escrever.
Referências sobre o assunto:
Artigo sobre técnicas de tomada de notas, disponível em <https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/tomar-notas-eficientemente/>
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: