Tarjetas para impressão - Títulos dos documentários
Plano de Aula
Plano de aula: Relação temática entre documentários diferentes
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Atrelar as diferentes formas de tratar o tema ao contexto de produção e aos conceitos construídos, bem como relacionar esses elementos ao estilo do documentarista.
Referências sobre o assunto: KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade>
Tema comum, documentários diferentes
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Informe aos alunos que eles irão analisar documentários com um mesmo tema, e perceberão como um mesmo assunto pode ser tratado de diversas maneiras.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Organize a sala em um círculo.
- Anuncie aos alunos que eles assistirão dois documentários que tratam do mesmo tema. Antes disso, eles lerão as sinopses.
- Fale que o gênero sinopse tem a função de fazer com que o leitor entenda os pontos mais importantes do texto original, seja um filme, livro ou filme.
- Peça a um aluno que faça a leitura da sinopse do primeiro documentário a ser exibido: “Tapete verde”, dirigido por Angelo Martins e produzido por Jakeline Xavier. As perguntas de compreensão serão feitas depois da leitura do texto seguinte presente no próximo slide.
Introdução
Orientações:
- Peça a outro aluno que faça a leitura da sinopse do documentário “Gols e metas”, dirigido por Ginger Gentilet Gabriel Balanovsky.
- Após a leitura, lance os seguintes questionamentos para serem respondidos oralmente:
a) Os dois documentários falam sobre o quê? Resposta: Sobre futebol.
b) Em qual lugar eles foram produzidos? Resposta: “Tapete verde” foi produzido no Brasil e “Gols e metas” foi produzido em Buenos Aires, capital da Argentina.
c) Quem são as pessoas retratadas nos dois documentários? O que elas têm em comum? Resposta: Meninas que buscam realizar o sonho de jogar futebol.
3. Peça às meninas da sala para se posicionarem sobre o tema a partir das seguintes perguntas: As mulheres têm o mesmo espaço que os homens no futebol? Em quais outros
espaços/contextos vocês são colocadas como inferiores com relação aos meninos? Você acredita que, na nossa sociedade, as mulheres têm garantido os mesmos direitos que os homens? Como a sociedade pode fazer para garantir os mesmos direitos e deveres entre as pessoas independente do sexo?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Exiba o documentário “Tapete verde”, disponível no link <http://curtadoc.tv/curta/cultura-popular/tapete-verde/>
- Exiba o documentário “Gols e metas”, disnponível no link <http://curtadoc.tv/curta/inclusao/objetivos-e-metas/>
- Cole no quadro as tarjetas disponíveis aqui com o título dos documentários.
- Diga aos alunos que eles vão atribuir algumas informações a um dos documentários para que, ao final, eles comparem como os dois trataram sobre a inserção da mulher no mundo do futebol.
- Forme duplas ou trios de alunos a depender do tamanho da turma. Distribua uma tarjeta para grupo e peça que eles leiam o que está escrito, relacionem a um ou outro documentário e pensem no que, com base no texto assistido, justifica a sua escolha.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que um representante de cada grupo leia a afirmação e fixe a tarjeta ao lado da tarjeta maior com o nome do documentário. Peça para que a tarjeta que apresenta característica que é comum aos dois seja fixada entre as duas tarjetas. Clique aqui para conferir as respostas.
- Chame atenção para a forma como os dois documentários abordaram a mesma temática e quais recursos foram usados para isso.
- Encerre a aula comentando sobre como os dois documentários abordam a questão da diferença imposta pela sociedade ao gênero masculino e feminino mesmo em algo tão popular, como é o caso do futebol. Pergunte aos alunos em quais outros contextos geralmente se faz essa diferenciação, e se ocorre prejuízo para uns dos lados envolvidos, professor permita que eles se expressem sem exaltações, se não surgir dos alunos é importante que você alerte-os sobre a igualdade de gêneros que deve existir na sociedade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Encaminhe aos alunos a afirmativa: “Um mesmo assunto pode ser tratado de diversas maneiras”. Peça que digitem V (verdadeiro) ou F (falso) para a afirmativa.
Introdução
Compartilhe com a turma, no grupo do WhatsApp, dois documentários que tratam do mesmo tema. Antes, peça que leiam as sinopses. Fale que o gênero sinopse tem a função de fazer com que o leitor entenda os pontos mais importantes do texto original, seja um livro ou filme. Após a leitura, lance os seguintes questionamentos para serem respondidos no caderno: a) Os dois documentários falam sobre o quê? Resposta: Sobre futebol. b) Em qual lugar eles foram produzidos? Resposta: “Tapete verde” foi produzido no Brasil e “Gols e metas” foi produzido em Buenos Aires, capital da Argentina. c) Quem são as pessoas retratadas nos dois documentários? O que elas têm em comum? Resposta: Meninas que buscam realizar o sonho de jogar futebol. Peça aos alunos para refletirem sobre o tema a partir das seguintes perguntas: as mulheres têm o mesmo espaço que os homens no futebol? Em quais outros espaços/contextos vocês as veem colocadas como inferiores com relação aos meninos? Você acredita que, na nossa sociedade, as mulheres têm garantidos os mesmos direitos que os homens? Como a sociedade pode fazer para garantir os mesmos direitos e deveres a pessoas independente do sexo? O documentário “Tapete verde” está disponível aqui; “Gols e metas” está disponível aqui.
Desenvolvimento
Diga aos alunos que eles vão atribuir algumas informações a um dos documentários para que, ao final, comparem como os dois trataram da inserção da mulher no mundo do futebol. Forme duplas ou trios, a depender do tamanho da turma, e solicite que socializem por chamada de áudio ou vídeo. Compartilhe uma tarjeta com cada grupo e peça que leiam o que está escrito, relacionem o texto a um ou outro documentário e pensem, com base no texto, o que justifica a escolha.
Fechamento
Peça que um representante de cada grupo compartilhe com a turma sua tarjeta e sua afirmação, junto ao nome do documentário. Peça que a tarjeta que apresentar uma característica comum aos dois seja indicada com os nomes dos dois documentários. As respostas estão disponíveis aqui. Chame a atenção para a forma como os dois documentários abordaram a mesma temática e quais recursos foram usados para isso. Encerre a aula comentando sobre como os dois documentários abordam a questão da diferença imposta pela sociedade ao gênero masculino e feminino mesmo em algo tão popular, como é o caso do futebol. Pergunte aos alunos em quais outros contextos geralmente se faz essa diferenciação, e se há prejuízo para um gêneros envolvidos.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos documentários para poderem conversar com os alunos sobre as temáticas propostas, gerando uma discussão construtiva a respeito de temas importantes para a sociedade.