Plano de Aula

Plano de aula: Apresentação oral a partir de tomada de notas

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: computador, projetor multimídia, atividade impressa, cartolina ou papel madeira.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos terão dificuldade em tomar nota durante a exibição do vídeo. Caso seja necessário, faça pausas para que eles tenham tempo de escrever.

Referências sobre o assunto:

Artigo sobre técnicas de tomada de notas, disponível em <https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/tomar-notas-eficientemente/>

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e explique que os alunos participarão de produção oral a partir das informações registradas enquanto eles assistiram o documentário “Racismo”. Ressalte que será de suma importância a organização do espaço e do tempo, além do respeito aos turnos de fala (saber silenciar para escutar os colegas).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos