Plano de Aula

Plano de aula: Uma introdução à referenciação e progressão referencial no gênero documentário

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, smartphone.

Obs.: Para a realização do trabalho, faça um levantamento entre os alunos sobre quem tem telefones celulares com a opção de filmagem e com cabo USB para que levem para a aula. É importante que isso seja avisado com antecedência tanto para os alunos como para a coordenação pedagógica, pois o aparelho será utilizado para fins educativos.

Dificuldades antecipadas: Textualizar os tipos de estratégias de referenciação e de progressão referencial na produção de textos orais.

Referências sobre o assunto:

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. 3ª ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão produzir um texto oral curto para que ponham em prática as estratégias de introdução e de retomada no texto, ou seja, de introdução e de progressão referencial. Ressalte que eles produzirão texto oral na sala e farão a análise do que produziram. Para isso, precisarão de muita organização para cumprir com o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos