Atividade para impressão - atividade de análise de diálgo entre textos
Plano de Aula
Plano de aula: A intertextualidade no gênero documentário
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários:
Computador e projetor multimídia
Documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site (https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio). Atenção: para acessar o vídeo, é necessário realizar o cadastro no site da TV Escola.
Atividade impressa disponível aqui.
Informações sobre o gênero:
Linguagem que dominou a produção cinematográfica até 1903, o documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: O que pode ser mais desafiador aos alunos é identificar as relações de intertextualidade e intergenericidade presentes nos textos lidos.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: (http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade)
Quando os textos dialogam entre si
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre o fenômeno da intertextualidade entre o documentário e outros gêneros discursivos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO