Plano de aula: A intertextualidade no gênero documentário

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários:

Computador e projetor multimídia

Documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site (https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio). Atenção: para acessar o vídeo, é necessário realizar o cadastro no site da TV Escola.

Atividade impressa disponível aqui.

Informações sobre o gênero:

Linguagem que dominou a produção cinematográfica até 1903, o documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O que pode ser mais desafiador aos alunos é identificar as relações de intertextualidade e intergenericidade presentes nos textos lidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: (http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade)

Quando os textos dialogam entre si

Orientações: Apresente o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre o fenômeno da intertextualidade entre o documentário e outros gêneros discursivos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos