Plano de Aula
Plano de aula: Comentando conteúdos de documentários
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc.), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.
Referências sobre o assunto: Liste que artigos, livros, vídeos ou materiais o professor poderia estudar para conhecer melhor sobre o assunto e ampliar suas possibilidades de realizar intervenções produtivas
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o objetivo da aula, que é assistir o conteúdo do documentário e fazer comentários sobre o que foi visto. Para isso, eles vão conversar um pouco sobre moradias por meio da exibição de um documentário.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Converse com os alunos sobre a importância de se discutir temas relacionados ao cotidianos das pessoas e o que é relevante para elas. Relembre-os que o gênero documentário retrata, por meio do olhar e das narrativas dos entrevistados, realidades sociais distintas e, em muitos casos, realiza denúncia de problemas sociais graves.
- Apresente os questionamentos presentes no slide e explore as respostas dos alunos pergunta por pergunta. Faça com que os outros alunos também comentem as respostas dos colegas iniciando a fala com expressões que organizam o discurso na oralidade, como “eu concordo”, “eu discordo”, “gostaria de complementar”, “sobre isso, cito como exemplo” etc.
- Leia para eles, após explorar as respostas, o seguinte texto oriundo da nossa Constituição Federal: “Art. 6º: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Chame atenção para o fato de que moradia é um direito social.
- Anuncie que, para aprofundar as discussões e para que vejam exemplos claros de negação a esse direito, será exibido um documentário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Depois da conversa desenvolvida na introdução, prepare a turma para assistir ao documentário “Não repara a bagunça”. Antes de exibi-lo, apresente o print do vídeo e peça aos alunos para formularem hipóteses sobre o conteúdo do documentário a partir da leitura do seu título. Questione-os também sobre o porquê do título e em quais situações usamos a expressão “não repara a bagunça”.
- Informe aos alunos que eles assistirão a quatro modos de moradia na cidade de São Paulo: rua, ocupação, favela e cortiço. Exiba o vídeo, que dura cerca de 17 minutos.
Não repara a bagunça. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=D3Zwjs7WqIQ>. Acesso em: 20 nov. 2018.
- A depender do nível social dos seus alunos e do contexto onde vivem, eles podem se espantar ou não com as condições precárias de vida das pessoas apresentadas. Observe os comentários que possam surgir e as expressões deles durante a exibição documentário. Lembre-se que, nesta aula, é importante verificar/estimular atitudes responsivas dos alunos por meio da oralidade. O tema é o fio condutor para desenvolver as habilidades previstas para esta aula.
Desenvolvimento
Orientações:
- Colha as impressões dos alunos sobre o documentário assistido. Pergunte se gostaram, se acham a temática importante para a discussão na sociedade e por quê.
- Informe que os alunos farão uma atividade de discussão sobre o conteúdo visto no documentário. Para isso, separe a sala em quatro grupos e informe que cada grupo terá cerca de cinco minutos para discutir entre os seus componentes os aspectos apontados no slide.
- Forme um grande círculo na sala para que cada grupo exponha a sua leitura, impressões e opiniões sobre o que foi mostrado. Estimule a participação de diferentes alunos fazendo com que cada ponto do slide seja apresentado por um aluno diferente. Ressalte aos alunos a importância de ouvir o outro e de respeitar os turnos da fala.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Realize os questionamentos presentes no slide e que são relacionados à discussão realizada no desenvolvimento desta aula.
- Após a resposta dos alunos à primeira pergunta, destaque a relevância do gênero documentário como um instrumento de olhar e reflexão sobre realidades sociais, bem como das possibilidades de uso dos recursos semióticos (imagens, sons, palavras, movimentos etc.) para sensibilizar o interlocutor.
- Observe como os alunos propõem as intervenções e estimule-os a detalhá-las.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente aos alunos o objetivo da aula: assistir ao conteúdo do documentário e fazer comentários sobre o que foi visto. Eles irão conversar um pouco sobre moradias por meio da exibição do documentário.
Introdução
Grave um breve vídeo (pelo celular ou em alguma plataforma de vídeo) explicando a importância de se discutir temas relacionados ao cotidiano das pessoas e o que é relevante para elas. Relembre-os que o gênero documentário retrata, por meio do olhar e das narrativas dos entrevistados, realidades sociais distintas e, em muitos casos, realiza denúncia de problemas sociais graves. Em seguida, encaminhe-lhes os questionamentos presentes no slide desta etapa (veja no plano original) e explore as respostas dos alunos pergunta por pergunta. Solicite que criem um material gráfico no Canva (veja em recursos opcionais) com suas respostas aos questionamentos. Depois de observarem as respostas dos colegas compartilhadas no grupo da turma, peça que teçam comentários com expressões que organizam o discurso na oralidade, como “eu concordo”, “eu discordo”, “gostaria de complementar”, “sobre isso, cito como exemplo” etc.(observações em áudio). Compartilhe com a turma, após explorar as respostas, o seguinte texto oriundo da nossa Constituição Federal: “Art. 6º: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Chame a atenção para o fato de que moradia é um direito social. Anuncie que, para aprofundar as discussões e para que vejam exemplos claros de negação a esse direito, será exibido um documentário.
Desenvolvimento
Depois da conversa desenvolvida na introdução, prepare a turma para assistir ao documentário “Não repara a bagunça”. Antes de exibi-lo, apresente o print do vídeo e peça aos alunos para formularem hipóteses sobre o conteúdo do documentário a partir da leitura do título. Questione-os sobre a razão desse título e em quais situações usamos a expressão “não repara a bagunça”. Informe que eles assistirão a quatro modos de moradia na cidade de São Paulo: rua, ocupação, favela e cortiço. Exiba o vídeo disponível aqui, com duração de cerca de 17 minutos. A depender do nível social dos seus alunos e do contexto onde vivem, eles podem se espantar ou não com as condições precárias de vida das pessoas apresentadas. Observe os comentários que possam surgir e as expressões deles durante a exibição documentário. Lembre-se que, nesta aula, é importante verificar/estimular atitudes responsivas dos alunos por meio da oralidade. O tema é o fio condutor para desenvolver as habilidades previstas para esta aula.
Fechamento
Colha as impressões dos alunos sobre o documentário assistido. Pergunte se gostaram, se acham a temática importante para a discussão na sociedade e por quê. Informe que farão uma atividade de discussão sobre o conteúdo assistido. Para isso, separe a turma em quatro grupos e proponha que discutam entre si os aspectos apontados no slide (veja no plano original).
Convite às famílias
Você pode convidar as famílias a assistir ao documentário para que possam, junto aos alunos, tecer discussões construtivas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Comentando conteúdos de documentários
Finalidade da aula: Discutir sobre o documentário assistido para questionar sobre seus aspectos culturais, éticos e estéticos, bem como identificá-los como instrumento de denúncia social.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Conversação espontânea
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP27
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.