Atividade para impressão - Planejamento do documentário
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando o documentário: elaboração de roteiro
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Tabela de planejamento para impressão disponível aqui.
Vídeo expositivo sobre roteiro de documentário: É NÓIS AGÊNCIA DE JORNALISMO. Como fazer um roteiro de um documentário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk>. Acesso em: 6 dez. 2018.
Notebook, Projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc.), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: O tempo pode ser curto para a produção do planejamento. Portanto, é importante fazer uma boa gestão do tempo para que os alunos possam realizar a atividade na sala sob o seu monitoramento. Caso não seja possível concluir, incentive-os a terminarem em casa e reserve outra aula para que apresentem o planejamento ao grupo.
Referências sobre o assunto:
ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.
PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é planejar a produção do documentário. Afirme ainda que eles escolherão o tema, produzirão um roteiro e organizarão como serão feitas as gravações.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o questionamento presente no slide para que os alunos relacionem a ideia de traçar um roteiro à necessidade de planejar um caminho a ser percorrido. Ressalte que fazemos isso quando precisamos fazer uma viagem, por exemplo, ou até mesmo ir a algum lugar no nosso cotidiano. Planejamos um roteiro que servirá para guiar os nossos passos e/ou ações, e que pode ser seguido ou não.
- Em seguida, faça o seguinte questionamento: É importante fazer um roteiro de um documentário? Como poderia ser feito esse roteiro? Escute as respostas e, em seguida, apresente o seguinte vídeo: É NÓIS AGÊNCIA DE JORNALISMO. Como fazer um roteiro de um documentário. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk>. Acesso em: 6 dez. 2018.
- Após exibir o vídeo, converse um pouco sobre o conteúdo visto. Pergunte aos alunos quais informações eles consideraram mais relevantes na explicação dada por Rafael Erichsen. Ressalte que Rafael mostrou dois tipos de roteiro: um feito antes de realizar a filmagem e outro feito depois da filmagem. Nesta aula, os alunos farão o primeiro tipo apresentado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a sala em quatro grupos. Peça que os grupos formados sentem em círculo para que planejem em conjunto .
- Siga os passos apontados no slide. Distribua nos grupos a tabela impressa disponível aqui para que eles possam utilizá-lo nessa etapa. Sugerimos que esse material seja ampliado em um cartaz caso seja necessário.
- Ressalte que os alunos deverão recordar das outras aulas desta sequência de atividades neste momento.
- Passo 1: Peça aos alunos que decidam entre si sobre o tema do documentário que será produzido. É importante você dê autonomia a eles nesse momento de escolha, pois o que produzirão deve ser relevante também para eles. Lembre-os que todo texto deve ser produzido para alguém. Isso significa dizer que os documentários produzidos serão assistidos por seus colegas, por outras pessoas da escola e também por qualquer pessoa do mundo que quiser ver, já que os textos serão disponibilizados na internet. Ainda assim, é importante que você monitore essa escolha e dê sugestões, como a cultura do lugar onde vivem, a adolescência, o história de vida de alguém importante para a escola ou para a comunidade, os profissionais da escola, entre outros que sejam relevantes também para a comunidade escolar.
- Passo 2: De acordo com o tema escolhido por eles, solicite aos alunos que listem as possíveis pessoas que podem ser entrevistadas. É
- importante listar pessoas que facilmente podem ser acessadas e que podem participar do trabalho: colegas, familiares, vizinhos, artistas locais, autoridades locais, etc.
- Passo 3: Sugira que os alunos sigam as orientações dadas no vídeo “Como fazer um roteiro de um documentário”. Eles devem criar o roteiro que precede as filmagens. Para isso, lembre-os que um documentário deve ter começo, meio e fim. Eles devem planejar essas etapas e o que deverão colocar de informação (as ações a serem narradas, as imagens que serão gravadas, as falas que serão introduzidas como narração, a trilha sonora dos trechos e/ou as entrevistas) em cada uma delas.
- Passo 4: Indique que os alunos façam uma lista do que precisarão de material para fazer a filmagem (câmera filmadora ou telefone celular), do endereço das pessoas que irão ser entrevistadas, das perguntas que irão ser feitas, da busca de outros documentos que serão utilizados (como fotos ou outros registros), dos alunos que farão a entrevista e a filmagem e do cronograma.
Materiais complementares:
Tabela impressa para planejamento do documentário disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize a sala em um grande círculo.
- Promova um bate-papo sobre os planejamentos produzidos pedindo que cada grupo apresente o seu. Faça as ponderações que achar necessário para que os auxiliem na produção do documentário.
- Destaque finalmente a importância do planejamento para a produção de qualquer texto, seja ele oral ou escrito.
- Oriente-os a efetivar a gravação de imagens e produção das entrevistas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula: “Planejamento do documentário”, e diga que o objetivo é mesmo planejar a produção de um documentário. Afirme que eles escolherão o tema, produzirão um roteiro e organizarão como serão feitas as gravações.
Introdução
Encaminhe o questionamento presente no slide (veja no plano original) para que os alunos relacionem a ideia de traçar um roteiro à necessidade de planejar um caminho a ser percorrido. Ressalte que fazemos isso quando precisamos fazer uma viagem, por exemplo, ou até mesmo ir a algum lugar no nosso cotidiano. Planejamos um roteiro que servirá para guiar os nossos passos e/ou ações, e que pode ser seguido ou não. Em seguida, faça o seguinte questionamento: é importante fazer o roteiro de um documentário? Como poderia ser feito esse roteiro? Compartilhe também o vídeo disponível aqui. Em seguida, questione-os sobre o conteúdo assistido: quais informações consideraram mais relevantes na explicação dada por Rafael Erichsen? Ressalte que Rafael apresentou dois tipos de roteiro: um feito antes de realizar a filmagem e outro feito depois da filmagem. Nesta aula, os alunos farão o primeiro tipo.
Desenvolvimento
Divida a sala em grupos de quatro integrantes. Peça que os grupos formados combinem previamente seus encontros online (chamada de vídeo, áudio ou mensagem). Siga os passos apontados no slide (veja no plano original) e compartilhe com os grupos a tabela disponível aqui, para que possam utilizá-la nessa etapa. Ressalte que os alunos deverão recordar as outras aulas desta sequência de atividades neste momento.
Passo 1: Peça que decidam entre si sobre o tema do documentário que será produzido. É importante que você monitore essa escolha e dê sugestões, como a cultura do lugar onde vivem, a adolescência, a história de vida de alguém importante para a escola ou para a comunidade, os profissionais da escola, entre outros que sejam relevantes também para a comunidade escolar.
Passo 2: De acordo com o tema escolhido por eles, solicite que listem as pessoas que podem ser entrevistadas.
Passo 3: Sugira que sigam as orientações do vídeo “Como fazer um roteiro de um documentário”. Eles devem criar o roteiro que precede as filmagens. Para isso, lembre-os que um documentário deve ter começo, meio e fim. Eles devem planejar essas etapas e que informação deverão colocar em cada uma delas: ações a serem narradas, imagens que serão gravadas, falas que serão introduzidas como narração, trilha sonora dos trechos e/ou entrevistas.
Passo 4: Indique que façam uma lista de materiais necessários para a filmagem (câmera filmadora ou telefone celular), do endereço de e-mail ou número de telefone das pessoas que serão entrevistadas, das perguntas que serão feitas, da busca de outros documentos que serão utilizados (como fotos ou outros registros), dos alunos que farão a entrevista e a filmagem, e do cronograma. Observação: as entrevistas poderão ser realizadas por chamada de vídeo, pelo Google Meet (veja em Recursos Opcionais).
Fechamento
Peça que cada grupo apresente o seu planejamento ao grande grupo, pelo WhatsApp. Faça as ponderações que achar necessárias para auxiliá-los na produção do documentário. Destaque finalmente a importância do planejamento para a produção de qualquer texto, seja ele oral ou escrito. Oriente-os a efetivar a gravação de imagens e produção das entrevistas.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ajudar os alunos com a pesquisa do assunto escolhido, bem como auxiliá-los na escolha do assunto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejando o documentário: elaboração de roteiro
Finalidade da aula: Elaborar o planejamento do documentário: produção do roteiro do documentário levando em consideração a situação de comunicação, o conteúdo temático e o papel de cada aluno na produção.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP25
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.