Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: A construção de argumentos com base nas informações de um infográfico
Plano 7 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Infográfico disponível em: <http://discursografico.blogspot.com/2011/09/infograficos-sobre-os-perigos-do.html>, acesso em: 19 nov. 2018, impresso ou projetado por meio de datashow.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar a eles que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar as formas de organização do infográfico, por ser diferentes de textos escritos em prosa.
Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO