Plano de Aula
Plano de aula: Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gênero do discurso infográfico
Plano 9 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Laboratório de informática com programa para elaboração de slides.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar a eles que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso de ferramentas (como inserção de animações, de formas etc), com o uso do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas. Os alunos podem ter dificuldades ainda em articular as informações que constarão nos slides com a exposição oral a ser realizada.
Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Disponha os alunos em grupos compostos de 3 (três) membros, pois acreditamos que este tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
- Explique aos alunos que os grupos irão elaborar slides com informações sobre os infográficos. Retome com eles o objetivo desta produção, o espaço de circulação, os locutores e interlocutores do texto.
- Anote no quadro as perguntas do slide e solicite que, após discussão coletiva, os alunos respondam-nas no caderno. Estas perguntas auxiliarão os alunos a pensar sobre o objetivo da elaboração dos slides e sobre o público-alvo desta produção.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações:
- Solicite que os alunos elaborem slides para ser empregados numa videoaula sobre a composição do gênero Infográfico. Lembre os alunos que os slides configuram um suporte para apresentações orais, por isso é preciso que atentem a aspectos como a quantidade e a relação entre o que está escrito no slide e o que será apresentado pelo aluno, tempo destinado à apresentação de cada slide, texto escrito que sirva como um apoio à apresentação, e não para leitura do conteúdo. Esta atividade prevê que o conteúdo e as informações sobre o gênero do discurso infográfico, como tipos, objetivo, espaço de circulação, papéis sociais dos locutores e interlocutores, sequências discursivas e elementos linguísticos, já tenham sido pesquisado anteriormente.
- Pergunte aos alunos se devem preocupar-se com as cores, tamanhos de fontes, fontes, fundos e imagens que utilizarão nos slides e peça-lhes que se justifiquem. Incentive os alunos a apresentar um posicionamento crítico em relação à questão em foco, usando recursos linguísticos e semióticos (outras linguagens), como palavras que explicitam a posição assumida e o uso de entonação que deixe em evidência a apreciação do falante em relação ao que é dito.
- Sugerimos o programa Google Apresentações para a elaboração de slides, por ser bastante fácil de utilizar. Antes de iniciarem, convide os alunos com mais prática na elaboração de slides para dar dicas sobre os recursos disponíveis. Também oriente os alunos a dividir as tarefas entre os membros do grupo para que cumpram a atividade dentro do tempo estipulado.
- Faça a seguinte proposta aos grupos: Elaborem slides para ser empregados numa videoaula sobre o gênero do discurso infográfico. O grupo deve pensar em elaborar slides legíveis e atraentes, atentando para:
- Títulos e subtítulos.
- Tamanho e cores das fontes.
- Opção ou não por uso de imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos.
- Quantidade de texto e imagem por slide.
- Emprego de recursos como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados.
- Emprego de animações.
Materiais complementares: Sugestão de programa para apresentações: https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Solicite aos grupos que socializem as dificuldades encontradas na elaboração dos slides e o que fizeram para superá-las ou que deem dicas para os outros grupos. Este é um rico momento para que os alunos interajam entre si e compartilhem seus saberes. Caso os alunos não consigam finalizar a elaboração dos slides na aula, sugira que o façam em casa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Google Apresentações (tutoriais disponíveis aqui e aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução Mão na massa! Hora de elaborar slides para apresentações orais!
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por WhatsApp ou e-mail, e explique que nesta aula eles irão elaborar, em equipes, os slides com as informações sobre os infográficos. Para refletirem sobre o objetivo da elaboração de slides e sobre o público-alvo dessa produção, lance os seguintes questionamentos: produzir slides sobre o gênero infográfico para quê? Para quem? Como o uso dos slides pode contribuir com uma apresentação oral?
Peça que os alunos lhe enviem áudios com as respostas. Então, faça uma devolutiva dizendo que a preparação de slides contribui para a organização da fala em uma apresentação oral. Diga também que os slides preparados nesta aula serão utilizados para a gravação de uma videoaula sobre o gênero do discurso infográfico, a ser produzida posteriormente. Explique que o grupo deve pensar em elaborar slides legíveis e atraentes, atentando para:
· Títulos e subtítulos;
· Tamanho e cores das fontes;
· Opção ou não por uso de imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos;
· Quantidade de texto e imagens por slide;
· Emprego de recursos como efeitos de transição, slides mestres e layouts personalizados;
· Emprego de animações.
Desenvolvimento: Elaboração de slides
Esta atividade prevê que o conteúdo e as informações sobre o gênero do discurso infográfico, como tipos, objetivo, espaço de circulação, papéis sociais dos locutores e interlocutores, sequências discursivas e elementos linguísticos, já tenham sido pesquisados anteriormente, conforme a proposta do plano de aula LPO7_08SQA08.
Envie aos alunos o link da ferramenta Google Apresentações e o tutorial para uso, juntamente com uma orientação sobre o emprego de cores, tamanhos de fontes, fontes, fundos e imagens nos slides. Explique que a tarefa é elaborar slides a partir do conteúdo pesquisado na aula anterior sobre o gênero infográfico e do planejamento organizacional previamente realizado.
Estabeleça um prazo para a preparação dos slides. Durante o período estabelecido para a produção, coloque-se à disposição dos grupos para tirar dúvidas sobre o uso do Google Apresentações e sobre a disposição dos conteúdos e imagens. Quando o trabalho estiver pronto, peça que os alunos o enviem a você, para revisão e orientação para melhorias. Caso alguma equipe prefira, poderá fazer uso do PowerPoint para preparar os slides.
Fechamento: Dicas para elaboração de slides
Forme um grupo de WhatsApp da classe a fim de discutir os slides criados nesta aula. Solicite aos grupos que socializem as dificuldades encontradas na elaboração dos slides e o que fizeram para superá-las, ou que deem dicas para os outros grupos. Esse é um rico momento para que os alunos interajam e compartilhem seus saberes.
Convite às famílias
Incentive os alunos a apresentarem aos familiares os slides preparados nesta aula, a fim de que percebam se houve receptividade, uma vez que eles serão utilizados posteriormente para a gravação de uma videoaula. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.