Plano de Aula
Plano de aula: Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gênero do discurso infográfico
Plano 9 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Laboratório de informática com programa para elaboração de slides.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar a eles que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso de ferramentas (como inserção de animações, de formas etc), com o uso do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas. Os alunos podem ter dificuldades ainda em articular as informações que constarão nos slides com a exposição oral a ser realizada.
Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO