Atividade para impressão
Caça-palavras
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Perguntas impressas ou anotadas no quadro. Laboratório de informática com computadores em que os alunos tenham acesso a programa para elaboração de slides.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Selecionar informações relevantes e distribuir informações em slides. Dificuldade com o uso de ferramentas e do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos que são necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas.
Referências sobre o assunto:
DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.c137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em: 5 ago. 2018.
MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54. Acesso em: 5 ago. 2018.
OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20º CIAED –Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em: 5 ago 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em: 12 ago. 2018.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Apresentação em slide disponível no link https://pt.slideshare.net/RebecaVale/iv2-anfbios.
Caça-palavras para impressão..
Resolução da atividade.
Orientações:
a) Em que campos de atuação o gênero infográfico circula? Sugestão de resposta: O infográfico circula no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. Também pode circular na esfera cotidiana, como em jornais.
b) Em quais suportes o infográfico pode circular? Sugestão de resposta: Jornais, revistas e sites voltados à divulgação de conhecimento científico.
c) Qual é o objetivo do infográfico? Sugestão de resposta: O infográfico tem como objetivo explicar complexas histórias ou procedimentos; explicar como ocorrem fenômenos biológicos, físicos e químicos ou um fato geo-histórico ou promover o entendimento de modo considerado mais dinâmico: por meio de imagens.
d) Quais tipos de conteúdo ele veicula? Sugestão de resposta: Temas relacionados a diversas áreas de estudo, como biologia, física, história, química, geografia, ou áreas como política e comportamento.
e) Quais são os possíveis papéis sociais do interlocutor que lê o infográfico? Sugestão de resposta: Pessoas interessadas em textos de divulgação científica, seja por estudos ou curiosidade, como estudantes e leitores de jornais e de revistas, impressos ou online.
f) Quais tipos de infográfico existem? Sugestão de resposta: Infográficos estáticos, animados (em forma de vídeo) e interativos, nos quais o leitor tem a opção de selecionar a qual informação pretende ter acesso.
g) Nos infográficos, é comum a ocorrência de descrições, conceitos e comparações? Por quê? Sugestão de resposta: Sim, porque descrições, conceitos e comparações são sequências discursivas que contribuem para que o infográfico possa explicar dados e processos.
h) Quais tipos de linguagem existem no infográfico, considerando-se a linguagem verbal e a não verbal? Sugestão de resposta: Os infográficos apresentam linguagem verbal e não verbal. Geralmente, os elementos composicionais mais comuns em infográficos são desenhos, fotografias, tabelas, títulos, subtítulos, conjugados a textos curtos para apresentar informações. Os elementos não verbais, relacionados ao texto verbal, auxiliam a apresentação de informações e de processos de modo sucinto e atraente. A combinação entre palavras, imagens e cores é uma forma sofisticada de oferecer explicações complexas.
i) Como é a linguagem do infográfico: poética, objetiva, impessoal, sucinta? Por que o infográfico apresenta este tipo de linguagem? Sugestão de resposta: A linguagem do infográfico é objetiva, sucinta e impessoal. Geralmente, predominam os verbos no tempo presente do indicativo, tempo verbal que dá ao discurso o valor de simultaneidade, ou seja, favorece a impressão de que o fato descrito ocorre no momento em que o texto é produzido. O infográfico não apresenta palavras que demonstrem avaliação ou julgamento de valor, pois seu objetivo é trazer explicações. Também é comum que, neste gênero do discurso, apareçam termos técnicos, devido ao objetivo do infográfico (apresentar informações e explicações de fatos ou processos, no caso, científicos) e pelo conteúdo temático.
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Para os alunos fazerem a curadoria de imagens em acervos abertos: Pixabay, disponível aqui; Pxhere, disponível aqui; Unsplash, disponível aqui; Pexels, disponível aqui; PublicDomainPictures, disponível aqui, e Nappy, disponível aqui.
Introdução: Observação de apresentações orais
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por áudio de WhatsApp ou e-mail, e apresente o tema da aula. Solicite que discorram sobre apresentações orais das quais já participaram, sejam elas na escola ou em outras esferas, como a política ou a religiosa. Faça as perguntas do slide de introdução, a fim de fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios da classe sobre a prática de apresentações orais usando slides. Aguarde as respostas para passar para a próxima etapa da aula.
Desenvolvimento: Observando uma apresentação de slides
Etapa 1: Entre em contato novamente com os alunos e informe que irão assistir a uma apresentação de slides. Peça que observem as regularidades de uma apresentação baseada neste suporte. Chame a atenção dos alunos para o fato de o emprego de slides numa apresentação oral ser um recurso enriquecedor em situações mais elaboradas de produção de linguagem oral. Esse recurso pode ser usado como apoio para a apresentação oral e conferir a ela maior dinamicidade.
Envie, então, o link com a apresentação em slides, disponível aqui, e o arquivo do caça-palavras, disponível na seção Materiais e atividades, para que encontrem as palavras e expressões dos elementos que aparecem com frequência em slides (títulos, subtítulos, imagens, fundo, efeitos, som, tamanho variado de letras, linguagem sucinta e informações relevantes). Avise que as expressões estão separadas pela letra “X”. Estabeleça um prazo para que assistam ao vídeo e executem a tarefa do caça-palavras.
Organize uma devolutiva com a correção, por áudio ou e-mail, e explique aos alunos a importância de cada um dos elementos que podem compor o slide, ressaltando a função do slide-mestre, ou seja, o slide principal, que armazena todas as informações sobre o tema e os layouts de slide de uma apresentação, inclusive o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os espaços e o posicionamento.
Etapa 2: Nesta etapa, a proposta é a preparação dos conteúdos que serão dispostos posteriormente em slides para compor uma videoaula sobre infográficos. Peça que os alunos se organizem em equipes. Envie a eles um áudio e apresente a proposta. Para orientá-los sobre a organização e produção dos conteúdos a respeito dos infográficos, que deverão ser abordados nos slides, envie as perguntas apresentadas no segundo slide de desenvolvimento do plano. Solicite que os alunos leiam as perguntas e, caso não consigam respondê-las, façam pesquisas. Eles podem pensar em agrupar as perguntas quando forem dispor o conteúdo nos slides. A equipe pode também pensar se usará alguma imagem ou infográfico para ilustrar sua apresentação. Caso optem pelo uso de imagem, incentive-os a buscá-las em sites de acervos abertos, como os indicados nesta adaptação. Estabeleça um prazo para execução e entrega da tarefa.
Fechamento: Compartilhando informação e experiência
Para esta etapa, se possível, organize um encontro síncrono usando o Zoom ou o Google Meet; caso não seja viável, peça que cada equipe eleja um membro para gravar um áudio a ser enviado à classe expondo como sua equipe selecionou e organizou os conteúdos que farão parte dos slides. Nesse momento, os alunos devem dar especial atenção a elementos como pronúncia correta das palavras, tom de voz, postura, expressão facial e gestos, ou seja, aos elementos paralinguísticos e cinésicos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem com seus familiares as etapas do trabalho, de modo a dialogarem sobre o conteúdo estudado. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Ormastroni
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Emprego de slides: seleção de informações e emprego de ferramentas para apresentações orais
Finalidade da aula: Selecionar e organizar conteúdos utilizando diferentes ferramentas a fim de elaborar slides que farão parte de uma videoaula sobre o que é o gênero do discurso infográfico.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Infográfico estático e animado
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Apresentações orais.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41/EF67LP25
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Perguntas impressas ou anotadas no quadro. Laboratório de informática com computadores em que os alunos tenham acesso a programa para elaboração de slides.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Selecionar informações relevantes e distribuir informações em slides. Dificuldade com o uso de ferramentas e do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos que são necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas.
Referências sobre o assunto:
DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.c137-152.
MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em: 5 ago. 2018.
MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54. Acesso em: 5 ago. 2018.
OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20º CIAED –Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em: 5 ago 2018.
PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>. Acesso em: 25 de novembro de 2018.
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em: 12 ago. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: