Plano de Aula

Plano de aula: Emprego de slides: seleção de informações e emprego de ferramentas para apresentações orais

Plano 8 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Perguntas impressas ou anotadas no quadro. Laboratório de informática com computadores em que os alunos tenham acesso a programa para elaboração de slides.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Selecionar informações relevantes e distribuir informações em slides. Dificuldade com o uso de ferramentas e do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos que são necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.c137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20º CIAED –Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em: 5 ago 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 25 de novembro de 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos. Solicite-lhes que discorram sobre apresentações orais das quais já participaram, sejam elas na escola ou em outras esferas, como a política ou religiosa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP25 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS