Plano de Aula

Plano de aula: Utilização dos marcadores textuais para conectar frases isoladas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é dar continuidade a fragmentos de um texto científico, utilizando marcadores de explicação e exemplificação.

Materiais necessários: Xérox de frases isoladas sobre as baleias Jubarte, quadro e caderno para registro da atividade.

Dificuldades antecipadas: Talvez o grupo queira utilizar sempre os marcadores mais usuais. Com a ajuda dos colegas e orientação do professor, todos os possíveis marcadores deverão ser levantados.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais (acesso em: 20/8/18) https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba (acesso em 20/08/18)

http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2 (acesso em: 20/8/18)

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091 (acesso em: 20/8/18)

http://baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=104 (acesso em: 20/8/18)

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.