Plano de Aula

Plano de aula: Utilização dos marcadores textuais para conectar frases isoladas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é dar continuidade a fragmentos de um texto científico, utilizando marcadores de explicação e exemplificação.

Materiais necessários: Xérox de frases isoladas sobre as baleias Jubarte, quadro e caderno para registro da atividade.

Dificuldades antecipadas: Talvez o grupo queira utilizar sempre os marcadores mais usuais. Com a ajuda dos colegas e orientação do professor, todos os possíveis marcadores deverão ser levantados.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais (acesso em: 20/8/18) https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba (acesso em 20/08/18)

http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2 (acesso em: 20/8/18)

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091 (acesso em: 20/8/18)

http://baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=104 (acesso em: 20/8/18)

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP25 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS