Textos para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica.
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de explicação e mecanismos de paráfrases
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.
Materiais necessários: Cópia dos textos “Por que a água faz os olhos arderem?” e “é possível morrer de frio?” . Disponíveis em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-agua-faz-os-olhos-arderem.phtml#.W4rp8OhKjIU e http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/e-possivel-morrer-de-frio.phtml#.W4rsNOhKjIU
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido contato com o gênero textual que será trabalhado, portanto o texto será apresentado e serão analisadas as características do gênero.
Referências sobre o assunto:
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais
Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos
- Pergunte se conseguem apontar as características desse gênero textual. Faça perguntas para instigá-los: “Quais as características de um texto científico?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”, “Alguém lembra de alguma revista que traga esse gênero? Qual?”
Professor:
O objetivo é fazer com que os alunos percebam que os textos de divulgação científica possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo diversas informações em uma linguagem clara e objetiva.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO