Plano de Aula
Plano de aula: Anotação e exposição oral: fazer um roteiro de apresentação
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários: Computador, acesso à Internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: “Templo asteca secreto é encontrado graças a um terremoto - SUPERNOVAS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5ze11Czztd4>. Acesso em: 28 out. 2018.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldade em selecionar as informações principais e em sintetizar as informações em tópicos.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de preparação de material de apoio para uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão chances de trocar ideias entre si, resolver dúvidas e fazer hipóteses sobre o conteúdo da aula.
- Pergunte aos alunos: Ao elaborar uma exposição oral, que tipo de material de apoio vocês poderiam preparar para ajudar o orador a organizar a fala e para ajudar o público a construir um entendimento sobre o tema? De que forma você organizaria as informações visuais para o público?
- Permita que os alunos conversem um pouco em grupos para responder a essas perguntas. Peça que cada grupo compartilhe com a turma algumas ideias sobre esses critérios de organização das informações em material de apoio a exposições orais.
- Anote no quadro as formas de organização de informações visuais sugeridas pelos alunos. Observe, professor, que os alunos poderão mencionar o uso de imagens e a seleção de informações principais em forma de tópicos de forma a facilitar a leitura durante a exposição, letreiros com títulos e subtítulos, entre outros.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles vão ouvir uma exposição oral curta (menos de 2 minutos), sem nenhum recurso visual. Neste momento, professor, não apresente as imagens do vídeo.
- Apresente aos alunos somente o áudio deste vídeo: “Templo asteca secreto é encontrado graças a um terremoto - SUPERNOVAS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5ze11Czztd4>. Acesso em: 28 out. 2018.
- Depois de apresentar o áudio pela primeira vez, pergunte aos alunos: A ausência de material de leitura em uma exposição oral prejudica o entendimento do público sobre o tema? Que tipo de material visual poderia ser apresentado para o público com o objetivo de ajudá-lo a acompanhar a exposição e construir novos conhecimentos sobre o tema? Observe, professor, que os alunos poderão mencionar que o uso de imagens e de material de leitura com as informações mais importantes podem auxiliar a compreensão do público. Os alunos também poderão retomar a discussão da introdução desta aula, mencionando o uso de imagens, e material de apoio à apresentação contendo informações principais em forma de tópicos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte aos alunos: Como você organizaria material de apoio para esta exposição oral se ela fosse apresentada por seu grupo para uma audiência em um evento científico? Quais informações você colocaria em slides? De que forma você organizaria estas informações nos slides para o público?
- Reapresente o áudio do vídeo duas ou três vezes, até que os alunos tenham tomado nota das informações principais para produzir slides para a exposição oral.
- Oriente os alunos a usar informações em forma de tópico. Explique aos alunos que a fala é mais rápida que a leitura. Portanto, é preciso selecionar palavras ou frases curtas que sintetizem as informações em tópicos.
- Caso seja possível que os grupos trabalhem em computadores com acesso à internet, oriente os alunos a produzir os slides usando Google Apresentações. Se sua escola não possui computadores ou não há acesso à internet, oriente os alunos a produzir rascunhos dos slides usando folhas sulfite.
- Observe, professor, que a organização do material de apoio (slide) deve servir para ajudar o público a compreender o tema da exposição. Os slides não podem conter uma quantidade uma grande de texto, nem deve conter todas as informações faladas pelo orador durante a apresentação. Os slides devem conter apenas as informações principais da exposição, organizados em forma de tópicos, que permitam que o público leia os slies enquanto ouve à apresentação. Neste vídeo, as informações visuais oferecidas ao público para auxiliar a compreensão do tema são:
imagens do sítio arqueológico
letreiros: SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE TEOPANZOLCO
TLÁLOC
CONSTRUÍDO ENTRE 1150 E 1200
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os grupos apresentem para a turma os slides produzidos durante a aula. Permita que os alunos comparem os slides. Pergunte: Por que vocês organizaram as informações desta forma e não de outra?
- Apresente aos alunos as imagens do vídeo para avaliar se o vídeo apresenta visualmente as mesmas informações que os alunos escolheram para inserir nos slides.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça a gravação somente do áudio do vídeo Templo asteca secreto é encontrado graças a um terremoto, disponível aqui. Você pode fazer isso usando o recurso de envio de áudio do WhatsApp. Envie, então, o áudio gravado para os alunos ouvirem, pedindo (por áudio ou por escrito) que anotem suas respostas à seguinte questão: que tipo de material visual poderia ser apresentado para o público com o objetivo de ajudá-lo a acompanhar a exposição e construir novos conhecimentos sobre o tema?
Desenvolvimento
Solicite, por escrito, que os alunos se organizem em duplas para criarem slides que acompanhem a Exposição Oral sobre o Templo Asteca encontrado. Como forma de guiá-los durante a produção dos slides, envie essas questões: 1. Como você organizaria o material de apoio para esta exposição oral se ela fosse apresentada por seu grupo para uma audiência em um evento científico?; 2. Quais informações você colocaria em slides?; 3. De que forma você organizaria estas informações nos slides para o público? Estabeleça um prazo para que façam os slides no Google Apresentações e peça que compartilhem na pasta do Google Drive já criada por você para esta atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp). Acompanhe as duplas durante esse processo orientando os alunos no que for necessário.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, peça que as duplas olhem os slides dos demais colegas para aprenderem entre si. Estabeleça um prazo para isso. Faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Envie também o link do vídeo completo para que assistam. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistir ao vídeo disponibilizado no plano e, depois de prontos, ver os slides produzidos pela turma.