Plano de Aula

Plano de aula: Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de explicação e mecanismos de paráfrases

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópias dos marcadores a serem sorteados, equipamento para assistir ao vídeo.

Se preferir, você pode fazer antecipadamente o download do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9qnNUCl3_yM

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em analisar a ideia trazida por cada marcador, portanto devemos orientá-los a perceber qual o sentido que as palavras ou expressões provocam em relação às orações anteriores (exemplificação ou conclusão).

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Revisando e exercitando o uso dos marcadores discursivos.
Revisando e exercitando o uso dos marcadores discursivos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Explique aos alunos que os marcadores discursivos são palavras ou expressões que relacionam segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.) .

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO