Slides para revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Exposição oral: corringido o roteiro de apresentação
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários: Um computador por grupo, projetor de slides, acesso à internet e alto-falantes para escutar uma exposição oral. Para esta aula, sugerimos a exposição: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas, Superinteressante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018.
Caso não seja possível apresentar o áudio deste vídeo em sala de aula, você, professor, poderá assisti-lo previamente e expor você mesmo o tema tratado no vídeo. Se não houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, o professor poderá distribuir cópias impressas dos slides para revisão.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é constituída de um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em usar proporção adequada de texto e imagem em um slide e de organizar as informações em tópicos, do mais geral ao mais específico.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula.
- Organize o material complementar que será usado nesta aula. Se houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, salve o arquivo com os slides para revisão em cada um dos computadores. Se não houver a possibilidade de editar os slides usando um computador por grupo, faça cópias dos slides e distribua uma para cada grupo no momento adequado.
Material complementar:
Acesse a apresentação de slides em Slides para revisão - LPO6_06SQA09
Acesse texto para cópias em Texto para impressão - LPO6_06SQA09
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO