Slides para revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Exposição oral: corringido o roteiro de apresentação
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários: Um computador por grupo, projetor de slides, acesso à internet e alto-falantes para escutar uma exposição oral. Para esta aula, sugerimos a exposição: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas, Superinteressante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018.
Caso não seja possível apresentar o áudio deste vídeo em sala de aula, você, professor, poderá assisti-lo previamente e expor você mesmo o tema tratado no vídeo. Se não houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, o professor poderá distribuir cópias impressas dos slides para revisão.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é constituída de um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em usar proporção adequada de texto e imagem em um slide e de organizar as informações em tópicos, do mais geral ao mais específico.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula.
- Organize o material complementar que será usado nesta aula. Se houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, salve o arquivo com os slides para revisão em cada um dos computadores. Se não houver a possibilidade de editar os slides usando um computador por grupo, faça cópias dos slides e distribua uma para cada grupo no momento adequado.
Material complementar:
Acesse a apresentação de slides em Slides para revisão - LPO6_06SQA09
Acesse texto para cópias em Texto para impressão - LPO6_06SQA09
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de revisão de slides de uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão chances de trocar ideias entre si, resolver dúvidas e fazer hipóteses sobre o conteúdo da aula.
- Pergunte aos alunos: como fazer um slide para exposição oral que seja, ao mesmo tempo, um guia para o orador fazer a exposição do tema e uma forma de auxiliar o público a acompanhar o desenvolvimento do tema a exposição? Permita que os alunos conversem em grupos para responder a essa pergunta. Peça que cada grupo compartilhe com a turma ideias sobre esses critérios de organização de slides.
- Anote no quadro os critérios sugeridos pelos alunos. Observe, professor, que os alunos poderão mencionar a escrita em tópicos, a organização de tópicos do mais geral ao mais específico, a proporção de texto e imagem em cada slide.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles vão ouvir uma exposição oral curta (menos de 2 minutos) acompanhada de slides, e deverão analisar se os critérios usados na confecção dos slides são adequados.
- Permita que os alunos escutem à exposição oral: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018. Sugerimos que você, professor, não apresente as imagens do vídeo, somente o áudio. Enquanto os alunos ouvem à exposição do vídeo, apresente os slides 5 e 6 para os alunos.
- Peça aos alunos que observem se os slides estão organizados em tópicos do assunto mais geral ao mais específico, se existem citações e quais as marcas linguísticas que permitem compreender que se trata de um texto citado.
Desenvolvimento
Orientações
- Mostre este slide para os alunos enquanto eles ouvem a exposição oral. Mude de slide quando o expositor terminar de falar sobre os conteúdos presentes neste slide (minuto 0:45).
Desenvolvimento
Orientações:
- Mostre o segundo e último slide para a turma, durante a audição da exposição.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
- Depois de ouvir à exposição oral, pergunte aos alunos: O que vocês acharam desses slides? Vocês acham que eles precisam de revisão? O que vocês acham que poderia ser revisado? Permita que os alunos façam comentários sobre a revisão dos slides. Caso seja necessário, pergunte aos alunos: É possível ler todo o conteúdo dos slides enquanto o expositor fala? Há informações importantes na exposição que deveriam estar nos slides, mas não foram incluídas?
- Compartilhe com os grupos os slides da apresentação através do Google Apresentações. Se não tiver computadores e/ou internet disponíveis para que os alunos editem os slides online, você poderá distribuir cópias impressas dos slides para que os alunos façam a revisão no papel. Nesse caso, distribua folhas sulfite para que os alunos façam a nova versão dos slides.
- Observe, professor, que os slides contêm uma transcrição de quase tudo o que o expositor fala. Esse tipo de material de apoio torna a exposição oral redundante, pois o público lê e escuta a mesma coisa. Além disso, como os slides contêm uma quantidade muito grande de textos, não é possível ler tudo durante a exposição: a fala é mais rápida que a leitura. Há, também, informações repetidas no segundo slide, como a palavra “vestígios de”. Por fim, não há indicação da fonte de pesquisa de onde os dados foram retirados: “estudos da Universidade de Essex em parceria com instituições brasileiras”. Essa informação deve ser incluída na nova versão dos slides.
- Incentive os alunos a inserir imagens nos novos slides. Nesse caso, converse com os alunos sobre a proporção de imagem e texto em cada slide. Oriente-os a inserir imagens que possam ilustrar conceitos importantes da exposição (por exemplo, os geoglifos e a terra preta de índio). Caso os alunos queiram alterar a quantidade de slides, pergunte a eles quantos slides eles julgam ser necessários para uma exposição de aproximadamente 2 minutos. Observe, professor, que um slide por minuto parece ser uma quantidade adequada. Mais que isso poderia dificultar a leitura.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos: quais foram as modificações que vocês fizeram para adequar os slides à exposição oral?
- Peça que os grupos apresentem para a turma as modificações feitas nos slides da apresentação, até que todas as modificações de todos os slides tenham sido comentadas.
- Observe, professor, que não há uma única forma de fazer a resolução da atividade proposta nesta aula. O importante é que os alunos selecionem as informações mais relevantes da exposição oral e que sintetizem essas informações em tópicos. É possível usar título e subtítulo nos slides, mas esse uso não é obrigatório. Veja, também, se os alunos evitaram a redundância existente nos slides (repetição da palavra vestígios) e se incluíram uma informações importante que estava ausente dos slides distribuídos para revisão (estudos feitos pela Universidade de Essex em parceria com instituições brasileiras). Você pode consultar o exemplo de resolução nos material complementar.
Material complementar:
Acesso um exemplo de Resolução da atividade - LPO6_06SQA09
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça um vídeo cujas únicas imagens serão os slides inadequados disponíveis neste Plano. Deixe rodando o áudio do vídeo sobre Vestígios de civilização amazônica, disponível aqui, para que o som seja gravado em seu vídeo, acompanhando os slides. Envie essa gravação para o grupo da turma no WhatsApp junto com a orientação de que os alunos devem prestar atenção na relação entre os slides e a fala da apresentadora, e anotar o que perceberam. Acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados e instigue-os com as perguntas das Orientações do Plano. Estabeleça um prazo para que entreguem essa primeira atividade via WhatsApp ou Google Drive.
Desenvolvimento
Depois de ler as anotações de seus alunos, verifique se todos compreenderam que os slides estavam inadequados. Envie outro áudio dizendo para se organizarem em duplas e revisarem os slides, arrumando o que for necessário. Os alunos devem fazer essa atividade no Google Apresentações, compartilhando seus trabalhos na mesma pasta do Google Drive (deixe uma pasta nomeada com o título deste Plano para seu controle). Combine um prazo para entrega e, pelos canais de comunicação já consolidados entre você e sua turma, ajude-os durante o processo de reescrita dos slides, relembrando o que é necessário em slides de exposição oral: tópicos e imagens.
Fechamento
Depois de todos terem entregue seus slides, peça que os alunos “visitem” os trabalhos dos colegas na pasta compartilhada e aprendam uns com os outros. Faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Envie também o link do vídeo completo, disponível aqui, para que assistam. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistir ao vídeo disponibilizado pelo Plano e ver o resultado do trabalho, prestigiando os slides produzidos pela turma.