Plano de Aula

Plano de aula: Exposição oral: corringido o roteiro de apresentação

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Um computador por grupo, projetor de slides, acesso à internet e alto-falantes para escutar uma exposição oral. Para esta aula, sugerimos a exposição: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas, Superinteressante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018.

Caso não seja possível apresentar o áudio deste vídeo em sala de aula, você, professor, poderá assisti-lo previamente e expor você mesmo o tema tratado no vídeo. Se não houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, o professor poderá distribuir cópias impressas dos slides para revisão.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é constituída de um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em usar proporção adequada de texto e imagem em um slide e de organizar as informações em tópicos, do mais geral ao mais específico.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula.
  • Organize o material complementar que será usado nesta aula. Se houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, salve o arquivo com os slides para revisão em cada um dos computadores. Se não houver a possibilidade de editar os slides usando um computador por grupo, faça cópias dos slides e distribua uma para cada grupo no momento adequado.

Material complementar:

Acesse a apresentação de slides em Slides para revisão - LPO6_06SQA09

Acesse texto para cópias em Texto para impressão - LPO6_06SQA09

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP25 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS