Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a organização tópica de informações em material de apoio à exposição oral
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários: Computador, acesso à internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 28 out. 2018.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em identificar o recurso de organização tópica das informações escritas em letreiros no vídeo.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de descoberta sobre os critérios de organização tópica de informações em material de apoio a exposições orais. Os alunos deverão transcrever os tópicos escritos de uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão mais chances de fazer anotações de forma rápida.
- Pergunte aos alunos: “Vocês já fizeram uma exposição oral? Usaram algum material de apoio à apresentação: cartazes, slides, ou outro material de leitura? Como vocês escolhem quais informações serão transmitidas oralmente e quais serão mostradas visualmente ao público, em fotografias ou por escrito?”
- Incentive os alunos a comentar sua experiência. Eles poderão falar sobre sua experiência em sala de aula: se o professor faz anotações na lousa enquanto apresenta oralmente o tema da aula, se usam slides, cartazes, mapas, ou outro material visual. Observe, professor, quais são as hipóteses dos alunos a respeito da preparação de material de apoio para uma exposição oral.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles vão assistir a um vídeo da série Supernovas, do canal da Revista Superinteressante no youtube. Este canal apresenta notícias de divulgação científica diariamente.
- Peça aos alunos que, durante a exibição do vídeo, observem o uso de textos escritos. Oriente os alunos a fazer anotações de forma rápida durante a exposição para transcrever os textos escritos usados no vídeo. Antes de exibir o vídeo, peça aos alunos que anotem o título da notícia. Título: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo.
- Faça a primeira exibição do vídeo “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 26 out. 2018.
- Depois da exibição, permita que os alunos troquem ideias sobre o uso de imagens e letreiros com textos escrito na notícia. Oriente os alunos a compartilhar anotações entre si para completar a transcrição dos letreiros. Professor, nesta aula de descoberta é importante que os alunos tenham a chance transcrever os letreiros do vídeo em grupos a fim de descobrir como as informações são organizadas em tópicos.
- Veja abaixo, professor, a transcrição dos letreiros e a descrição das imagens usadas no vídeo. Você também poderá acessar a mesma resolução no material complementar.
Transcrição dos 13 letreiros:
(nome do apresentador); (título da notícia) “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo”; “11500 anos”; “produzir trigo em grandes quantidades”, “642 migalhas”, “só 24 delas foram identificadas como pão”, “outros vestígios orgânicos”, “farro”, “aveia”, “cevada”, “bolboschoenus glaucus”, “natufiana”. No encerramento, aparecem os créditos.
Descrição das 4 imagens de foto e vídeo:
“sítio arqueológico na Jordânia”, “desenho animado, dinossauro com um pedaço de pão”, “imagens de análises microscópicas”, “vídeo com imagens da cidade de Jericó”.
Material complementar:
Desenvolvimento
Orientações:
- Faça as perguntas do slide para os alunos.
- Como esta notícia de divulgação científica é transmitida ao público?
- Quais informações são mostradas visualmente ao público?
- Como as informações visuais estão organizadas?
- Incentive os alunos a trocar ideias sobre a organização das informações visuais.
- Reapresente o vídeo mais duas vezes para que os alunos tomem nota de todos os letreiros que aparecem no vídeo.
- Observe, professor, que o material audiovisual conjuga múltiplas modalidades. Neste vídeo, um apresentador faz uma exposição oral da notícia de divulgação científica. A imagem e a fala do apresentador aparecem juntas no vídeo. Acontece também que a imagem do apresentador é substituída por outras imagens: letreiros de textos escritos (textos verbais), outros vídeos e fotografias (textos não verbais). Os letreiros e as fotos acompanham a fala do apresentador e servem como material de apoio à exposição. Esse material facilita a construção do sentido do texto para o público ouvinte.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize os alunos para fazer uma síntese da aula de descoberta, usando a pergunta do slide para retomar a finalidade da aula. Pergunte aos alunos: “Como foram organizadas as informações no material de apoio da exposição oral a que vocês acabaram de assistir?”. Espera-se, professor, que os alunos percebam que as informações foram organizadas em tópicos, palavras capazes de sintetizar as informações mais importantes da notícia.
- Fale para os alunos que, nas próximas aulas desta sequência, vocês vão refletir sobre os critérios de organização de informações em material de apoio a exposições orais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que se organizem em duplas e assistam ao vídeo Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo, disponível aqui. Peça que prestem muita atenção no uso de textos escritos e como eles estão organizados. Oriente os alunos a fazer anotações de forma rápida durante a exposição com foco nos textos escritos. Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito, em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive.
Desenvolvimento
Solicite, por escrito, que respondam às questões do segundo slide do Desenvolvimento do Plano. Peça que respondam em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive já criada por você para esta atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp). Estabeleça um prazo para entrega. O fundamental neste plano é que descubram a possibilidade de organizar o texto dos slides em tópicos.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer o canal da Superinteressante no YouTube e escolher outros vídeos para assistir. As famílias que toparem a proposta podem compartilhar dicas de outros vídeos interessantes no grupo de WhatsApp da turma.