Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a organização tópica de informações em material de apoio à exposição oral
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários: Computador, acesso à internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 28 out. 2018.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em identificar o recurso de organização tópica das informações escritas em letreiros no vídeo.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO