Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de explicação e mecanismos de paráfrases
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.
Materiais necessários: Cópias dos textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar mais de uma opção de resposta , portanto, é importante que se analise cuidadosamente esses casos.
Referências sobre o assunto:
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO