Plano de Aula

Plano de aula: Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de explicação e mecanismos de paráfrases

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópias dos textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar mais de uma opção de resposta , portanto, é importante que se analise cuidadosamente esses casos.

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.
Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.