Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de explicação e mecanismos de paráfrases
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.
Materiais necessários: Cópias dos textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar mais de uma opção de resposta , portanto, é importante que se analise cuidadosamente esses casos.
Referências sobre o assunto:
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.