Plano de Aula

Plano de aula: Utilizando os marcadores de explicação e exemplificação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso de marcadores de exemplificação e explicação, empregando-os em frases lacunadas, por meio de uma atividade lúdica.

Materiais necessários: Cópia impressa dos marcadores a serem trabalhados, frases lacunadas impressas e 4 ou 5 cores de bexigas suficientes para o número de alunos que você tiver.

Dificuldades antecipadas: Talvez os discentes utilizem de modo incorreto os marcadores de exemplificação e explicação.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.

Atenção, professor: Se sentir necessidade, retome com os discentes que os marcadores textuais são palavras que estabelecem conexões entre os enunciados de um período composto; ou seja, unem ideias de duas frases.

Alguns marcadores textuais são utilizados para elucidar, explicar o que uma pessoa diz a outra (marcadores de explicação). Por exemplo: “A maioria dos brasileiros está endividada, ou seja, gasta mais do que ganha.”

Outros marcadores servem para dar exemplo quando alguém não entende o que seu interlocutor quer dizer (marcadores de exemplificação). Por exemplo: “Se quiser melhorar seu rendimento em matemática, refaça, por exemplo, os exercícios da apostila.”

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP25 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS