Atividade para impressão - Marcadores
Plano de Aula
Plano de aula: Utilizando os marcadores de explicação e exemplificação
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso de marcadores de exemplificação e explicação, empregando-os em frases lacunadas, por meio de uma atividade lúdica.
Materiais necessários: Cópia impressa dos marcadores a serem trabalhados, frases lacunadas impressas e 4 ou 5 cores de bexigas suficientes para o número de alunos que você tiver.
Dificuldades antecipadas: Talvez os discentes utilizem de modo incorreto os marcadores de exemplificação e explicação.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.
Atenção, professor: Se sentir necessidade, retome com os discentes que os marcadores textuais são palavras que estabelecem conexões entre os enunciados de um período composto; ou seja, unem ideias de duas frases.
Alguns marcadores textuais são utilizados para elucidar, explicar o que uma pessoa diz a outra (marcadores de explicação). Por exemplo: “A maioria dos brasileiros está endividada, ou seja, gasta mais do que ganha.”
Outros marcadores servem para dar exemplo quando alguém não entende o que seu interlocutor quer dizer (marcadores de exemplificação). Por exemplo: “Se quiser melhorar seu rendimento em matemática, refaça, por exemplo, os exercícios da apostila.”
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO