Plano de Aula

Plano de aula: Utilizando os marcadores de explicação e exemplificação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso de marcadores de exemplificação e explicação, empregando-os em frases lacunadas, por meio de uma atividade lúdica.

Materiais necessários: Cópia impressa dos marcadores a serem trabalhados, frases lacunadas impressas e 4 ou 5 cores de bexigas suficientes para o número de alunos que você tiver.

Dificuldades antecipadas: Talvez os discentes utilizem de modo incorreto os marcadores de exemplificação e explicação.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.

Atenção, professor: Se sentir necessidade, retome com os discentes que os marcadores textuais são palavras que estabelecem conexões entre os enunciados de um período composto; ou seja, unem ideias de duas frases.

Alguns marcadores textuais são utilizados para elucidar, explicar o que uma pessoa diz a outra (marcadores de explicação). Por exemplo: “A maioria dos brasileiros está endividada, ou seja, gasta mais do que ganha.”

Outros marcadores servem para dar exemplo quando alguém não entende o que seu interlocutor quer dizer (marcadores de exemplificação). Por exemplo: “Se quiser melhorar seu rendimento em matemática, refaça, por exemplo, os exercícios da apostila.”