Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Diferenciando os gêneros reportagem de divulgação científica/vlog científico de notícias científicas/vlogs de entretenimento
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Textos de divulgação científica trazidos pelos estudantes, solicitados previamente.
Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/
Notícia: Manaus confirma morte de bebê de 7 meses por sarampo, disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/manaus-confirma-morte-de-bebe-de-sete-meses-por-sarampo/
Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E
Vlog de entretenimento: Mala da Mila - Tomando vacina da febre amarela - será que dói?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdL-cnVbqQI
Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: Podem aparecer dificuldades em diferenciar a reportagem da notícia, desta forma será necessário explicar-lhes que cada gênero tem sua especificidade, o gênero notícia é da ordem da informação, costuma relatar fatos novos de forma impessoal e objetiva e a reportagem é da ordem da opinião, costuma aprofundar os fatos, trazendo opiniões e pontos de vista distintos.
Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v. 5), p. 229 - 253.
Artigos
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
Bom exemplares de gêneros:
Links
Com Ciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos estudantes o tema da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO