Resolução da atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Reportagem de divulgação científica/vlog científico: Conhecendo estes gêneros
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Textos trazidos pelos estudantes.
Textos: Reportagem: O vírus da imunidade, disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/ ; Mudanças no calendário, disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/
Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E
Materiais: Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: O gênero reportagem de divulgação científica pode não fazer parte das leituras cotidianas dos estudantes, mas, provavelmente, eles terão familiaridade com o gênero vlog, desta forma é possível começar a aula por este gênero e relacioná-lo ao gênero reportagem de divulgação científica.
Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Assim, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para esta aula.
Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e Ensinar com Textos; v.5), p. 229 - 253.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente aos estudantes o tema da aula.
- Antecipadamente, solicite aos estudantes que pesquisem sobre os gêneros Reportagem e Vlog de divulgação científica. Oriente-os a selecionar textos do gênero Reportagem de divulgação científica para trazerem à aula e exemplos de vlogs para ser visitados.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO