Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Reportagem de divulgação científica: identificação das ideias centrais e periféricas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: equipamentos eletrônicos (tablets ou computadores) com acesso à internet para cada dupla de alunos. Projetor multimídia e computador com acesso à internet. Caso sua escola não tenha recursos digitais, serão necessárias cópias impressas da reportagem.
Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem realizar as leituras sem atentar para as pistas linguísticas, assim, é necessário enfatizar sua importância para a compreensão do tema central do texto.
Dificuldades com o léxico podem acontecer, mas é importante que os estudantes tenham contato com o maior número de palavras possível, isso amplia o vocabulário, os instrumentaliza para a produção dos próprios textos e para a compreensão mais rápida em futuras leituras. Desta forma, o uso do dicionário torna-se de extrema importância para essa aula.
Referências sobre o assunto: MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
Artigos
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
Bom exemplares de Gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP
https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca
https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Um exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes. Diga-lhes que será lida uma reportagem que tem o objetivo de apresentar informações sobre a imunidade de nosso corpo e como as vacinas auxiliam nesta imunização.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO