Plano de Aula
Plano de aula: Revisão de Reportagem de divulgação científica
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: O vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/.
Acesso em: 2 dezembro 2018. Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas com os elementos de composição textual, com elementos gramaticais ou lexicais. Dificuldades em relação à leitura e à produção das diferentes semioses.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.
- A Reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim precisa ser construído com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
- A forma de composição de Reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como: O quê?, Quem?, Como?, Quando?, onde e Por quê?, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para iniciar esta aula os estudantes devem ter feito previamente o planejamento do texto e precisam trazer as pesquisas sobre o tema científico do qual tratarão na reportagem.
A aula LPO7_10SQA13 trata deste assunto. Além disso, precisarão ter realizado a primeira versão da reportagem para que possam agora fazer a edição e revisão do texto. A aula LPO7_10SQA14 trata deste assunto. - Organize a turma em duplas. Esta organização favorece a troca de ideias entre os estudantes, a cooperação entre eles e o desenvolvimento de ambos.
- Editar um texto é garantir que ele esteja bem escrito, está relacionado à adequação ao público-alvo, se o texto está coerente, coeso, se a leitura flui com facilidade.
É o momento de adicionar ou suprimir parágrafos, subtítulos, expressões ou palavras, quando necessário. - Revisar um texto é garantir que ele esteja escrito corretamente, ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal.
- A estrutura composicional da Reportagem de divulgação científica pode variar um pouco, dependo do veículo de comunicação pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho, lide, divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais e referências das fontes de pesquisa. Em outros planos de aula desta sequência de atividades já abordamos alguns aspectos da estrutura deste gênero, tais como, intertextualidade (LPO7_10SQA04 e LPO7_10SQA06), impessoalização/pessoalização, causa e efeito, tempo e modo verbais e variedade linguística (LPO7_10SQA05),
- O texto “Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade” deve contribuir para o desenvolvimento desta aula. Para acessá-lo clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 39 minutos.
Orientações:
- Oriente os estudantes a sugerir critérios para a edição e a revisão dos textos.
- Seja o escriba da turma neste momento, anote no quadro as sugestões, problematize-as se necessário.
- Lembrando que a forma de composição de reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como, o quê, quem, como, quando, onde e por quê, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.
- Sugestão de roteiro:
- O título é interessante? Se relaciona com o tema da reportagem? Chama a atenção do leitor?
- O olho do texto explica o título? Chama a atenção do leitor?
- O lide responde a algumas das questões: O quê?, Quem?, Como?, Quando?, Onde? e Por quê?
- Há subtítulos dividindo a reportagem em subtemas? Eles estão de acordo com os subtemas que precedem?
- Há boxe explicativo ou sugestões de leitura?
- Há citações de especialistas no assunto?
- Existem tabelas, gráficos, infográfico, fotos ou ilustrações? Elas se relacionam ao assunto da reportagem?
- Há referências das fontes de pesquisa?
- As palavras estão grafadas corretamente? A pontuação está correta?
- Existe alguma imprecisão em relação à concordância verbal ou nominal?
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a elaboração do roteiro, oriente cada dupla a analisar sua publicação com base nos critérios estabelecidos. Oriente-os também a não jogar fora as versões anteriores do texto. Eles podem fazer apontamentos na própria folha em que o texto está escrito ou em uma folha à parte, mas sempre tomando o cuidado de mantê-las juntas, pois este é o registro do processo de escrita e com base nele é possível observar a evolução da dupla ao longo deste processo.
- Circule pela sala para acompanhar o trabalho de edição e revisão e oriente os estudantes quando necessário.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Solicite aos estudantes que, de forma breve, compartilhem com a turma os desafios, as dificuldades e as facilidades que encontraram no processo de edição e revisão do texto.
- Esclareça as dúvidas levantadas e parabenize as situações em que os estudantes conseguiram encontrar soluções com o apoio dos colegas.
- Talvez ainda sejam necessários mais alguns ajustes antes da publicação dos textos, oriente-os a continuar o trabalho e se possível realize uma atividade extra, na sala de informática, para que os estudantes façam a digitação e publicação dos textos em um jornal eletrônico ou blog da escola ou da turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de uma reportagem de divulgação científica.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual.
Editor de texto como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Google Sites – criação, nomeação e cópia (tutoriais disponíveis aqui e aqui).
Curadoria de imagens com licença aberta (creative commons): Pixabay, disponível aqui; Pxhere, disponível aqui; Unsplash, disponível aqui; Pexels, disponível aqui; PublicDomainPictures, disponível aqui, e Nappy, disponível aqui.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Google Docs – editor de texto compartilhado/colaborativo (tutorial disponível aqui).
Padlet para criação de um mural e aplicação da dinâmica de brainstorming (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Para a produção de uma reportagem de divulgação científica, reunimos nesta adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_10SQA, do gênero reportagem de divulgação científica, os quais trabalham com as três etapas essenciais para a produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na introdução, desenvolvimento e fechamento desta adaptação, respectivamente.
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o ensino remoto, de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.
Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes, por áudio, vídeo ou texto escrito, apresentando o tema desta sequência de produção textual, que deverá ser realizada em três aulas intercaladas, no período de 10 dias, em média. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para o processo de produção textual. Faça um cronograma das datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando um relato autobiográfico); Desenvolvimento (Redigir um relato autobiográfico) e Fechamento (Revisão e publicação da produção, no Google Sites).
Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA13.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e solicite que, em duplas, façam uma pesquisa prévia sobre temas científicos para que seja definido o tema da reportagem a ser produzida. Provavelmente eles terão de complementar a pesquisa ao longo da produção, devido a detalhes que possam não ter aparecido na pesquisa já realizada e que se mostram importantes para a construção de um texto coerente. Para essa produção, é possível e até desejável a parceria com professores de Ciências, tanto para a escolha do tema da reportagem como para o enriquecimento das informações a serem inseridas no texto. Os alunos já devem estar cientes da proposta desta aula e das próximas.
Nessa abordagem, retome com os alunos as características linguísticas e semióticas do gênero reportagem de divulgação científica, conforme trabalhado nos planos anteriores desta sequência. Defina com a turma qual será o público-alvo das produções, e onde e como serão publicadas e divulgadas. Ofereça a reportagem indicada no plano original e já trabalhada em outros planos como modelo para a produção: O vírus da imunidade, disponível aqui.
Caso queira aplicar a dinâmica de brainstorming (tempestade de ideias), na qual os estudantes contribuem com ideias para a escrita dos textos, indicada no plano original, crie um mural no Padlet (você encontra mais informações brainstorming disponíveis aqui).
Oriente-os a fazer o planejamento de suas produções. Eles deverão anotar em uma folha de que forma farão a organização do texto, quais informações serão usadas, quais especialistas serão citados como fonte de pesquisa, se utilizarão citações destes especialistas e se precisarão de fotografias, ilustrações, tabelas, gráficos ou infográficos para detalhar as informações presentes no texto. As anotações podem ser feitas em forma de tópicos, fluxogramas, roteiros ou esquemas. Deixe que os estudantes usem a criatividade para planejarem suas reportagens. Estabeleça um prazo para realização e entrega do planejamento.
Caso tenha criado o mural no Padlet para o brainstorming, aproveite-o e peça que os alunos compartilhem lá suas ideias para a produção da reportagem. Caso contrário, esse compartilhamento pode ser feito em um grupo de WhatsApp criado para tal fim. Esse momento é importante, pois a troca de ideias pode aprofundar o conhecimento de algumas duplas, enriquecer o planejamento de outras e até ser o ponto de desenvolvimento para algumas. Oriente-os a tomar notas de ideias que acharem relevantes e que possam contribuir para as suas produções.
Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA14.
Para esta etapa, se possível, organize um encontro síncrono usando o Zoom ou o Google Meet. Caso não seja viável, crie um grupo de WhatsApp para discutir com os alunos os elementos que não podem faltar no texto. Outra possibilidade é usar o mural no Padlet, sugerido na etapa anterior, para realizar as interações aqui propostas. Peça que os alunos exponham os detalhes do planejamento realizado e o tema científico escolhido para a produção da reportagem. Nesse momento, os estudantes precisam citar os seguintes elementos essenciais ao texto: tema; público-alvo; local de circulação dos textos; linguagem clara e objetiva (norma-padrão da língua); citações de especialistas para uso no texto; recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa. Oriente-os a escolher imagens dos acervos abertos indicados nesta adaptação.
Para contribuir com esta etapa, envie aos alunos o texto “Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade”, disponível aqui. Após essa interação e leitura do texto sugerido, oriente-os a colocar em prática o planejamento e as reflexões. Peça que produzam a primeira versão da reportagem de divulgação científica, tendo como base o planejamento e a pesquisa realizados na etapa anterior. Estabeleça um prazo para a realização desta etapa.
Solicite aos estudantes, então, que, de forma breve, compartilhem com a turma, no grupo de WhatsApp ou no mural do Padlet, as maiores dificuldades e as facilidades que encontraram no processo de escrita até o momento. Esclareça as dúvidas levantadas e parabenize-os pelos situações em que conseguiram encontrar soluções com o apoio dos colegas.
Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA15.
Entre em contato com os alunos e explique que esta etapa será dedicada à edição e revisão das produções. Explique que o trabalho de revisão será colaborativo, por isso as duplas trocarão o texto entre si, para que uma dupla revise o texto de outra. Explique que editar um texto é garantir que ele esteja bem escrito, relacionado à adequação ao público-alvo, coerente, coeso, que a leitura flua com facilidade. É o momento de adicionar ou suprimir parágrafos, subtítulos, expressões ou palavras, quando necessário. Revisar um texto é garantir que ele esteja escrito corretamente: ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal.
Envie aos estudantes o roteiro de revisão sugerido no plano para eles se guiarem na leitura dos trabalhos dos colegas. Estabeleça um prazo para que a atividade de edição e revisão seja efetuada. Após esse momento, as duplas devem produzir a segunda versão da reportagem, tendo como base a leitura e comentários dos colegas. Estabeleça um prazo para a realização dessa atividade, que deve ser enviada a você para uma nova leitura e um novo olhar antes da escrita da versão final. Faça a devolutiva com comentários para que o trabalho possa ser aprimorado em sua versão final. Depois disso, será o momento da publicação dos textos no Google Sites ou mesmo no site da escola.
Convite às famílias
Desde o início desta sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizarem para a elaboração o texto. Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção, de forma a facilitar a concentração dos estudantes. Ao final, envie um convite para que todos da família leiam as reportagens de divulgação científica, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes para novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Azevedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Revisão de Reportagem de divulgação científica
Finalidade da aula: Revisar o texto de reportagem de divulgação científica, para, posteriormente, fazer a reescrita do texto com o intuito de realizar adequações necessárias antes da circulação da produção.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP36
Sobre esta aula: Esta é a15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: O vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/.
Acesso em: 2 dezembro 2018. Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas com os elementos de composição textual, com elementos gramaticais ou lexicais. Dificuldades em relação à leitura e à produção das diferentes semioses.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/