Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência nos dois casos.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Análise de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes.

Objetivos de aprendizagem

  • Descrever dois ou mais eventos em um mesmo espaço amostral.
  • Descrever a intersecção de dois eventos em um mesmo espaço amostral.
  • Comparar a relação do produto das probabilidades de dois eventos com a probabilidade da intersecção desses eventos em um mesmo espaço amostral.
  • Decidir se dois eventos em um mesmo espaço amostral são dependentes ou independentes.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • (EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Trabalhar essa habilidade implica saber que dois ou mais eventos são independentes quando a ocorrência de um não tem efeito na probabilidade de ocorrência do(s) outro(s) e que dois ou mais eventos são dependentes quando a ocorrência de um afeta a probabilidade de ocorrência do(s) outro(s).

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Quem Ganha Cara ou Coroa? Eventos Dependentes e Independentes (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Quem Ganha Cara ou Coroa? Eventos Dependentes e Independentes, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Comparar padrões em probabilidades.
  • Comparar eventos dependentes e independentes.
  • Diferenciar eventos dependentes e independentes.

Plano de aula: Eventos Dependentes e Independentes (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Eventos Dependentes e Independentes, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Comparar padrões em probabilidades.
  • Comparar eventos dependentes e independentes.
  • Diferenciar eventos dependentes e independentes.
  • Calcular a probabilidade de eventos dependentes e independentes.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática