Plano de Aula

Plano de aula: Anotação de aula expositiva

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/ exposição oral no campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura. Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, slides de apoio à exposição oral, material de anotação (caderno ou folhas avulsas, lápis ou caneta).

Para esta aula, você, professor, deverá preparar uma exposição oral. Sugerimos o tema: “O que é arqueologia?”. Para preparar a apresentação oral, use os slides como roteiro. Você também pode ler o texto “O que é Arqueologia”, do projeto Arqueologia Brasileira, publicado em Itaú Cultural Digital, disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/projetos/arqueologia/>. Acesso em: 1 de setembro de 2018.

Informações sobre o gênero:

A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

No 6o ano, os estudantes poderão apresentar dificuldades em anotar com autonomia, por isso, costumam fazer anotações baseadas em cópia, anotam seguindo as orientações do professor, ou não anotam nada. Os alunos também podem apresentar dificuldade em organizar o tempo de aula entre as operações cognitivas envolvidas no ato de anotar, como ouvir uma exposição, interpretar as partes do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão), identificar e selecionar as informações principais, e reduzir, acrescentar, substituir para transcrever as informações de uma aula.

Referências sobre o assunto:

WINKEL, Sophia, NICOLIELO, B. REVISTA NOVA ESCOLA “A turma vai saber como tomar notas” Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2078/a-turma-vai-saber-como-tomar-notas>. Acesso em: 1 de setembro de 2018.

MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829>. Acesso em: 25 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que você vai fazer uma exposição oral e que eles devem fazer anotações para responder a uma pergunta desafiadora no final da exposição. Esta é uma aula de descoberta. Depois da exposição oral, você, professor, vai explorar com seus alunos as estratégias e procedimentos de anotação usados para registrar o conteúdo da exposição oral.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos