Plano de aula: Anotação em esquema para síntese de leitura

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura. Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotação (caderno, folhas avulsas), cópias do texto de divulgação científica previamente grifado para anotação em forma de esquema.

Antes desta aula, proponha a leitura de um texto de divulgação científica e oriente os alunos a identificar, grifar, sublinhar ou circular as ideias principais do texto. Oriente-os, também, a produzir anotações nas margens do material de leitura, com o objetivo de produzir sínteses e comentários sobre a leitura. Sugerimos o texto “Brasil do samba...qui!”, de SILVA, E. P., ARRUDA, T. A. e DUARTE, M. R. Disponível em <http://chc.org.br/brasil-do-samba-qui/> Acesso em 10 de agosto de 2018, que foi utilizado no plano de aula 2 desta sequência.

Informações sobre o gênero:

A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou muitissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Para produzir anotações de leitura usando esquemas visuais, os alunos do ensino fundamental podem apresentar dificuldades de sintetizar as informações principais de um texto, usando palavras-chave retiradas do texto ou substituindo as palavras do texto por outras, de sentido mais geral. Os aluno também podem apresentar dificuldade em reordenar as informações, usando esquemas visuais.

Referências sobre o assunto:

MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829> Acesso em 25 jul. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Antes desta aula, promova a leitura do texto e peça para os alunos grifarem as informações principais. Depois disso, oriente os alunos a retomar as anotações e proponha esta atividade de anotação usando esquemas visuais.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos