Plano de aula: Anotação de informações principais de um texto expositivo

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Anotação e exposição oral

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Para contextualizar o ensino da anotação como gênero textual de apoio às práticas de estudo, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Cópias dos textos de divulgação científica para leitura, régua, lápis ou caneta marca-texto. Para esta atividade, sugerimos o texto “Brasil do samba...qui!”, de SILVA, E. P., ARRUDA, T. A. e DUARTE, M. R. Disponível em <http://chc.org.br/brasil-do-samba-qui/> Acesso em 10 de agosto de 2018.

Informações sobre o gênero:

A anotação é um gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa e também no campo de atuação da vida pública e de numerosas atividades profissionais. Na escola, a anotação é um gênero textual produzido por um emissor para si mesmo com o propósito de aprender, rememorar, visualizar as informações de um texto, aula ou palestra. Quanto à estrutura composicional, a anotação sempre faz referência a um outro texto, do qual se originou, ou para o qual servirá de preparação. Isto é, a anotação é um procedimento de retextualização de um texto-fonte (oral, escrito ou multissemiótico), por meio de operações de seleção, subtração, acréscimo, substituição, transcrição, paráfrase e citação de informações do texto-fonte, com a finalidade de produzir material de apoio a compreensão (localizar, esquematizar, resumir, comentar, apresentar oralmente). Quanto ao estilo, a anotação caracteriza-se pela flexibilidade e brevidade. Ao tomar notas para si mesmo, é comum usar tópicos, símbolos, abreviações, setas, grifos, desenhos, rabiscos. A legibilidade pode ser um desafio quando se faz anotação.

Dificuldades antecipadas:

Ao tomar notas durante a leitura no próprio texto, os alunos do 6o ano poderão apresentar dificuldades em identificar as informações principais e localizá-las no texto, usando grifos, sublinhados e circulados. Também podem apresentar dificuldade em anotar comentários nas margens do texto, produzindo explicações de termos e sínteses de ideias principais.

Referências sobre o assunto:

WINKEL, Sophia, NICOLIELO, B. REVISTA NOVA ESCOLA “A turma vai saber como tomar notas” Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2078/a-turma-vai-saber-como-tomar-notas> Acesso em 01 de setembro de 2018.

MORAES, Eliana Melo Machado. “Anotação em aula: da cópia à anotação” Anotações de aulas – contribuições para a caracterização de um gênero discursivo e de sua apropriação escolar. Campinas, SP : [s.n.], 2005 (pp.: 81- 128). Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270829> Acesso em 25 jul. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente aos alunos a finalidade da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos