Plano de Aula
Plano de aula: Criando as HQs
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Editora de HQs
Por: Carla Cabrero
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: os estudantes farão ações prévias apreciando e investigando o universo da produção de uma história em quadrinhos. Esses estudos prévios vão contextualizar os bastidores e as funções de diversos profissionais que costumam estar envolvidos nessas produções, aumentando o repertório artístico dos estudantes e preparando a turma para a próxima etapa da sequência. Durante o percurso das aulas, a turma trabalhará dividida em times para criarem suas respectivas editoras de HQs e decidirem as funções de cada um. Esta sequência é composta de 3 planos, com um total de 4 aulas. O plano 2 está inserido na sequência didática “Editoras de Histórias em Quadrinhos”. Observe os planos anterior e posterior para dar uma continuidade coerente e um fechamento significativo para a sequência. Os planos são alinhavados por ações complementares de pesquisas e tarefas em horário extraclasse. A série de aulas apresenta alguns elementos importantes que compõem fases de um projeto, como: apreciação, pesquisa, planejamento em times, criações coletivas, escolha e exercício de diversas funções, tomada de decisões, avaliação e apresentação de um produto final.
Sobre esse plano: espera-se que a turma já tenha uma experiência com a linguagem de HQs na aula de Língua Portuguesa (uma sugestão é trabalhar de maneira integrada unindo Língua Portuguesa e Arte). Após a turma ter desenvolvido habilidades técnicas necessárias em Língua Portuguesa na realização do gênero em quadrinhos, você finalizará o trabalho integrado, desenvolvendo de maneira intencional a criatividade. Desse modo, o aprendizado ficará mais significativo para os estudantes e contemplará as habilidades descritas no resumo da sequência acima. Previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano é uma continuação do anterior (plano 1) e propõe o desenvolvimento efetivo da HQ planejada pelos times. Essa fase será essencial para a culminância do evento artístico com a presença de convidados.
Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR03, EF69AR06, EF69AR31, das unidades temáticas previstas no componente de Arte.
Ação prévia: os estudantes realizaram as tarefas descritas no plano anterior (tarefa extraclasse) com mais envolvimento emocional, já que fizeram as escolhas individualmente. Isso deverá trazer mais interesse de todos para o desenvolvimento da HQ e a efetiva produção.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência de aulas indica competências e habilidades a serem desenvolvidas por equipes colaborativas nos exercícios de apreciação, observação, investigação, criatividade, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, cooperação e empatia. Todas as competências citadas vão potencializar habilidades necessárias dos adolescentes ao empreenderem seus próprios negócios, como a criação e divulgação da estante de HQs. A autonomia e a liderança serão estimuladas durante a criação coletiva, assim como redes de relacionamentos. Os estudantes serão desafiados com tarefas de pesquisa, planejamento, organização, inovação e gerenciamento, que exigirão resiliência e prontidão nas ações. Serão ofertadas oportunidades de escolhas na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que a negociação das escolhas, a gestão do tempo, o envolvimento dos familiares, amigos, apoiadores e o bem comum dos times serão prioridades nesta fase.
Materiais necessários: projetor, televisão ou quadro para apresentação dos objetivos, de acordo com a realidade da escola; produções dos estudantes em papéis ou material digital (dependendo das escolhas e condições de cada realidade), pequenas ilhas de mesas e cadeiras, papel orientador da tarefa em times (devolutiva do professor); folha com o planejamento desenvolvido na etapa anterior e materiais de arte diversos, como: canetinhas, lápis de cor, lápis grafite etc.
Material complementar:
- Como é a edição e produção de um livro? Fonte: Superinteressante. Disponível em:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-edicao-e-producao-de-um-livro/
Acesso em: 6-abr-2020.
- Planos de aula sobre História em quadrinhos. Fonte: Nova Escola. Disponível em:
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/historia-em-quadrinhos/680
Acesso em: 30-abr-2020.
- Documentário - Quadrinhos nacionais. Fonte: Senac (DesiJV). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rdk0H3AdzPU
Acesso em: 7-abr-2020.
- HQs digitais já são uma realidade. Fonte: Publishnews. Disponível em:
https://www.publishnews.com.br/materias/2019/06/27/hqs-digitais-ja-sao-uma-realidade
Acesso em: 7-abr-2020.
- Como é o processo editorial? Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=-SF-s06zTpY
Acesso em: 7-abr-2020.
- Por dentro da Nemo. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=B0P4ZSWVwgs
Acesso em: 7-abr-2020.
Para você saber mais:
Alinhamento às competências específicas de Arte: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades, mencionadas acima, das unidades temáticas (teatro e artes integradas) do componente curricular Arte. Observe que as competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e também com as específicas de Arte.
Das 6 competências específicas de linguagens para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5 (página 63, BNCC).
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Alinhamento às competências específicas de Linguagens:
Das 9 competências específicas de Arte para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8 (página 196, BNCC).
4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: apresente o roteiro da aula aos estudantes, deixando claros os objetivos. Mostre as habilidades empreendedoras, da arte e competências gerais da BNCC que serão exploradas (comunicação, pensamento crítico, repertório cultural, trabalho e projeto de vida) e o conteúdo a ser desenvolvido. Pergunte o que acharam da ação prévia e quais são as propostas e ideias que trouxeram para compartilhar.
Peça que os estudantes se dividam nos mesmos times do plano anterior e incentive que todos compartilhem o material que trouxeram. Ressalte à turma a importância de manter uma escuta ativa, com respeito e empatia.
Oriente cada grupo a avaliar cada proposta e ideia trazida pelos participantes e verificar se são realmente adequadas para a HQ que irão produzir coletivamente. Lembre-os de que a HQ será coletiva, portanto, todas as ideias devem ser debatidas e as decisões devem ser tomadas coletivamente.
Assim que avaliarem todas as propostas, peça que incluam as mudanças aceitas na folha de planejamento.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA