Plano de Aula

Plano de aula: Criando as HQs

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Editora de HQs

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: os estudantes farão ações prévias apreciando e investigando o universo da produção de uma história em quadrinhos. Esses estudos prévios vão contextualizar os bastidores e as funções de diversos profissionais que costumam estar envolvidos nessas produções, aumentando o repertório artístico dos estudantes e preparando a turma para a próxima etapa da sequência. Durante o percurso das aulas, a turma trabalhará dividida em times para criarem suas respectivas editoras de HQs e decidirem as funções de cada um. Esta sequência é composta de 3 planos, com um total de 4 aulas. O plano 2 está inserido na sequência didática “Editoras de Histórias em Quadrinhos”. Observe os planos anterior e posterior para dar uma continuidade coerente e um fechamento significativo para a sequência. Os planos são alinhavados por ações complementares de pesquisas e tarefas em horário extraclasse. A série de aulas apresenta alguns elementos importantes que compõem fases de um projeto, como: apreciação, pesquisa, planejamento em times, criações coletivas, escolha e exercício de diversas funções, tomada de decisões, avaliação e apresentação de um produto final.

Sobre esse plano: espera-se que a turma já tenha uma experiência com a linguagem de HQs na aula de Língua Portuguesa (uma sugestão é trabalhar de maneira integrada unindo Língua Portuguesa e Arte). Após a turma ter desenvolvido habilidades técnicas necessárias em Língua Portuguesa na realização do gênero em quadrinhos, você finalizará o trabalho integrado, desenvolvendo de maneira intencional a criatividade. Desse modo, o aprendizado ficará mais significativo para os estudantes e contemplará as habilidades descritas no resumo da sequência acima. Previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano é uma continuação do anterior (plano 1) e propõe o desenvolvimento efetivo da HQ planejada pelos times. Essa fase será essencial para a culminância do evento artístico com a presença de convidados.

Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR03, EF69AR06, EF69AR31, das unidades temáticas previstas no componente de Arte.

Ação prévia: os estudantes realizaram as tarefas descritas no plano anterior (tarefa extraclasse) com mais envolvimento emocional, já que fizeram as escolhas individualmente. Isso deverá trazer mais interesse de todos para o desenvolvimento da HQ e a efetiva produção.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência de aulas indica competências e habilidades a serem desenvolvidas por equipes colaborativas nos exercícios de apreciação, observação, investigação, criatividade, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, cooperação e empatia. Todas as competências citadas vão potencializar habilidades necessárias dos adolescentes ao empreenderem seus próprios negócios, como a criação e divulgação da estante de HQs. A autonomia e a liderança serão estimuladas durante a criação coletiva, assim como redes de relacionamentos. Os estudantes serão desafiados com tarefas de pesquisa, planejamento, organização, inovação e gerenciamento, que exigirão resiliência e prontidão nas ações. Serão ofertadas oportunidades de escolhas na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que a negociação das escolhas, a gestão do tempo, o envolvimento dos familiares, amigos, apoiadores e o bem comum dos times serão prioridades nesta fase.

Materiais necessários: projetor, televisão ou quadro para apresentação dos objetivos, de acordo com a realidade da escola; produções dos estudantes em papéis ou material digital (dependendo das escolhas e condições de cada realidade), pequenas ilhas de mesas e cadeiras, papel orientador da tarefa em times (devolutiva do professor); folha com o planejamento desenvolvido na etapa anterior e materiais de arte diversos, como: canetinhas, lápis de cor, lápis grafite etc.

Material complementar:

- Como é a edição e produção de um livro? Fonte: Superinteressante. Disponível em:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-edicao-e-producao-de-um-livro/

Acesso em: 6-abr-2020.

- Planos de aula sobre História em quadrinhos. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/historia-em-quadrinhos/680

Acesso em: 30-abr-2020.

- Documentário - Quadrinhos nacionais. Fonte: Senac (DesiJV). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=rdk0H3AdzPU

Acesso em: 7-abr-2020.

- HQs digitais já são uma realidade. Fonte: Publishnews. Disponível em:

https://www.publishnews.com.br/materias/2019/06/27/hqs-digitais-ja-sao-uma-realidade

Acesso em: 7-abr-2020.

- Como é o processo editorial? Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-SF-s06zTpY

Acesso em: 7-abr-2020.

- Por dentro da Nemo. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=B0P4ZSWVwgs

Acesso em: 7-abr-2020.

Para você saber mais:

Alinhamento às competências específicas de Arte: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades, mencionadas acima, das unidades temáticas (teatro e artes integradas) do componente curricular Arte. Observe que as competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e também com as específicas de Arte.

Das 6 competências específicas de linguagens para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5 (página 63, BNCC).

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Alinhamento às competências específicas de Linguagens:

Das 9 competências específicas de Arte para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8 (página 196, BNCC).

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: apresente o roteiro da aula aos estudantes, deixando claros os objetivos. Mostre as habilidades empreendedoras, da arte e competências gerais da BNCC que serão exploradas (comunicação, pensamento crítico, repertório cultural, trabalho e projeto de vida) e o conteúdo a ser desenvolvido. Pergunte o que acharam da ação prévia e quais são as propostas e ideias que trouxeram para compartilhar.

Peça que os estudantes se dividam nos mesmos times do plano anterior e incentive que todos compartilhem o material que trouxeram. Ressalte à turma a importância de manter uma escuta ativa, com respeito e empatia.

Oriente cada grupo a avaliar cada proposta e ideia trazida pelos participantes e verificar se são realmente adequadas para a HQ que irão produzir coletivamente. Lembre-os de que a HQ será coletiva, portanto, todas as ideias devem ser debatidas e as decisões devem ser tomadas coletivamente.

Assim que avaliarem todas as propostas, peça que incluam as mudanças aceitas na folha de planejamento.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados