Plano de Aula

Plano de aula: Compartilhando as histórias em quadrinhos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Editora de HQs

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: os estudantes farão ações prévias apreciando e investigando o universo da produção de uma história em quadrinhos. Esses estudos prévios vão contextualizar os bastidores e as funções de diversos profissionais que costumam estar envolvidos nessas produções, aumentando o repertório artístico dos estudantes e preparando a turma para a próxima etapa da sequência. Durante o percurso das aulas, a turma trabalhará dividida em times para criarem as respectivas editoras de HQs e decidirem as funções de cada um. Essa sequência é composta de 3 planos, com um total de 4 aulas. O plano 2 está inserido na sequência didática “Editoras de Histórias em Quadrinhos”. É importante observar a importância das aulas 1, 2 e 3 anteriores. Portanto, esse plano é dependente dos outros. Os planos são alinhavados por ações complementares de pesquisas e tarefas em horário extraclasse. A série de aulas apresenta alguns elementos importantes que compõem fases de um projeto, como: apreciação, pesquisa, planejamento em times, criações coletivas, escolha e exercício de diversas funções, tomada de decisões, avaliação e apresentação de um produto final.

Sobre esse plano: espera-se que a turma já tenha finalizado as produções; organizado o espaço com materiais necessários; definido quem vai apresentar/conduzir o evento; decidido como será a organização e dinâmica do espaço e quais as histórias que serão compartilhadas; testado o som, microfones e projetores (essa parte técnica é uma sugestão de acordo com a realidade da comunidade escolar); confirmada a presença de artistas locais, autores, familiares, amigos e apoiadores; definido se a produção será escaneada, impressa ou digitalizada (uma sugestão é apresentar uma editora virtual, mas a adequação deste formato vai depender do engajamento dos estudantes e de equipe profissional para apoiar e realidade escolar).

A gestão desse evento envolve toda a comunidade escolar e destaca uma pedagogia inovadora quando potencializa, nos jovens, as qualidades empreendedoras. Aprender fazendo na prática eleva o grau da educação por projetos e evidencia um crescimento significativo no conhecimento.

Como já foi citado nos planos anteriores, seria interessante trabalhar de maneira integrada unindo Língua Portuguesa e Arte. Após a turma ter desenvolvido habilidades técnicas necessárias em Língua Portuguesa na realização do gênero de quadrinhos, o professor de Arte poderá finalizar o trabalho integrado, desenvolvendo de maneira intencional a criatividade e a linguagem artística. Desse modo, o processo ficará mais atraente para os estudantes e contemplará as habilidades descritas no resumo da sequência acima. Previsto para ser realizado no decorrer de 1 aula (totalizando 50 minutos), o plano propõe a culminância de apresentação das historinhas com as editoras e leitura das HQs, podendo ser compartilhada com os convidados para que haja integração e fruição. Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR03, EF69AR06, EF69AR31, das unidades temáticas previstas na arte.

Organização das aulas: espera-se que o professor desenvolva a aula 4 previamente planejada, que expresse os objetivos de forma clara aos estudantes e convidados, cuide da gestão do tempo, envolva os estudantes na proposta mostrando os objetivos e finalize com uma breve avaliação. Importante notar a continuidade dos planos 1, 2 e 3 e as respectivas aulas. Cada aula terá o próprio percurso didático alinhado às outras.

Ação prévia: você acompanhou o trabalho das equipes, orientando os times e os setores editoriais. Existe uma expectativa deste evento inovador ser apresentado com obstáculos minimizados, depois de os estudantes terem se dedicado e realizado o trabalho dos planos anteriores. Espera-se mais envolvimento emocional da turma nas funções, já que fizeram as escolhas por afinidades. Espera-se também o cumprimento dos combinados, visando o sucesso do projeto.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência de aulas indica competências e habilidades a serem desenvolvidas por equipes colaborativas nos exercícios de apreciação, observação, investigação, criatividade, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, cooperação e empatia. Todas as competências citadas vão potencializar habilidades necessárias dos adolescentes ao empreenderem seus próprios negócios, como a criação e divulgação da estante de HQs. A autonomia e liderança serão estimuladas durante a criação coletiva, assim como redes de relacionamentos. Os estudantes serão desafiados com tarefas de pesquisa, planejamento, organização, inovação e gerenciamento, que exigirão resiliência e prontidão nas ações. Serão ofertadas oportunidades de escolhas na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que a negociação das escolhas, a gestão do tempo, o envolvimento dos familiares, amigos, apoiadores e o bem comum dos times serão prioridades nesta fase.

Materiais necessários: projetor ou outro modo de apresentar o acervo de histórias em quadrinhos (de acordo com a realidade da escola), cópias das produções dos estudantes em papéis ou material digital (dependendo das escolhas e condições de cada realidade), registro de fotos, pufes/cadeiras/tapetes emborrachados, materiais sustentáveis para o assento ou qualquer outro que favoreça um ambiente prazeroso para a leitura de HQs.

Material complementar:-

- Como é a edição e produção de um livro? Fonte: Superinteressante. Disponível em:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-edicao-e-producao-de-um-livro/

Acesso em: 6-abr-2020.

- Planos de aula sobre História em quadrinhos. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/historia-em-quadrinhos/680

- Documentário- Quadrinhos nacionais. Fonte: Senac (DesiJV). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=rdk0H3AdzPU

Acesso em: 25-abr-2020.

- HQs digitais já são uma realidade. Fonte: Publishnews. Disponível em:

https://www.publishnews.com.br/materias/2019/06/27/hqs-digitais-ja-sao-uma-realidade

Acesso em: 28-abr-2020.

- Como é o processo editorial?. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-SF-s06zTpY

Acesso em: 20-abr-2020.

- Por dentro da Nemo. Fonte: Grupo Autêntica

https://www.youtube.com/watch?v=B0P4ZSWVwgs

Acesso em: 6-abr-2020.

Para você saber mais:

Alinhamento às competências específicas de Arte: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades, mencionadas acima, das unidades temáticas (teatro e artes integradas) do componente curricular Arte. Observe que as competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e também com as específicas de Arte.

Das 6 competências específicas de linguagens para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5 (página 63, BNCC).

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Alinhamento às competências específicas de Linguagens:

Das 9 competências específicas de Arte para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8 (página 196, BNCC).

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: (Continuação da aula anterior) os convidados deverão ser recepcionados pelo(s) produtor(es), que vão apresentar o ambiente para todos e contar quais são as editoras participantes do evento. Antes de os convidados começarem as leituras, auxilie os times empreendedores a apresentarem brevemente as editoras, assim como as funções profissionais de cada um e como foi o processo de elaboração da HQ. Essa ação vai desafiá-los diante de um público e permitir ações de iniciativa e independência. Deixe claro os objetivos do dia, também para os convidados.

Diga que os próprios alunos poderão convidar os presentes para a apreciação dos trabalhos. O ideal é que haja várias cópias de cada HQ, assim os convidados poderão lê-las simultaneamente. Caso não seja possível, disponibilize cópias virtuais ou peça aos alunos que organizem uma ordem de leitura.

Durante as leituras, incentive os estudantes a circularem pelo evento, fazendo registros em fotografias e vídeos e tirando dúvidas dos leitores.

Quando todos terminarem as leituras, relate as habilidades empreendedoras, da arte e competências gerais da BNCC que a turma desenvolveu durante o processo, como: a criatividade, comunicação, repertório artístico-cultural, pensamento crítico e artístico, empatia e cooperação, trabalho e projeto de vida.

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